segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dep. Simplício Araújo reune-se com o povo de Santo Antônio dos Lopes e espera cumprimento do acordo com termelétrica

Simplício Araújo
Moradores do povoado ‘Demanda’, em Santo Antônio dos Lopes’, continuam aguardando que o acordo feito com a termelétrica seja cumprido. Preocupado com essa situação, o deputado federal Simplício Araújo (SD), que esteve reunido com os moradores no último dia 10, marcou audiência com a defensoria pública do Maranhão, onde ficou acordado que os defensores cobrariam dos responsáveis uma solução para o problema.
Simplício esteve no povoado conversando com os moradores e verificando a situação em que as famílias vivem. Encontrou pessoas convivendo diariamente com o cheiro forte de gás, impactos sociais e ambientais, impossibilidade de trabalhar, além do perigo da área para criar os filhos.
No último dia 18, durante reunião com a defensoria, o parlamentar pediu para que os defensores pudessem ouvir dos moradores suas reclamações e pedir uma solução imediata para o caso. A defensora geral do Maranhão, Mariana Albano de Almeida; o subdefensor geral Werther de Moraes Lima Júnior e as defensoras Clarice Binda e Glaiseane de Carvalho garantiram ao deputado que vão acionar a empresa para que cumpra o acordo.
Segundo informou, os defensores vão cobrar de imediato o pagamento dos salários prometidos desde outubro de 2012 às famílias por um período de 18 meses e que, até o momento, nada foi pago. “Nem as moradias e nem os lotes foram entregues para que os lavradores pudessem voltar às suas atividades e tirar da terra seu sustento”, disse. “Após o pagamento dos salários, é preciso garantir uma data para o remanejamento dessas famílias”, afirmou Simplício.
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) também esteve no povoado, dia 23, e reafirmou apoio à luta da comunidade. Ele afirmou que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão acompanhará todo o processo, até para ajudar que o acordo seja cumprido com brevidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário