segunda-feira, 30 de junho de 2014

UM MARANHÃO DE ESPERANÇA E BRILHO NO OLHAR – relato sobre a convenção de Flávio Dino, 2014

Por Aline Louise

Entre tantos momentos especiais que marcaram a Convenção da Mudança no último domingo, que oficializou a candidatura de Flávio Dino ao governo do estado em 2014, destaco inicialmente um. Sim, Flávio Dino, há que se concordar com seu discurso. Aquele foi um momento que contarei aos meus filhos e netos. Juntos, mais de 10 mil pessoas puderam sentir a pulsação conjunta dos maranhenses que estavam ali para ouvir a mensagem dada pelo candidato: de esperança em dias melhores.

Falando ao coração dos maranhenses, Flávio Dino demarcou um espaço importante nesta caminhada que será muito difícil. De perto ou de longe, ninguém acredita em uma caminhada fácil. Mas milhões de maranhenses que têm fé e esperança se sentem representados nas palavras deixadas pelo candidato que pediu, a todos os presentes, que levem para suas cidades, suas ruas e suas casas uma só mensagem:

“Vamos fazer uma campanha limpa. De braços abertos, cara lavada, brilho nos olhos e sorriso nos lábios. Essa será a campanha da fé e da esperança”. Essa frase define o que o povo do Maranhão espera para esta campanha e para o futuro do estado inteiro. A vontade de fazer uma campanha limpa e que transmita à população ideias de superação de um ciclo de atraso.

Tudo isso esteve presente na convenção do Partido do Maranhão (nome pelo qual as lideranças políticas optaram chamar a aliança de 9 partidos em torno de um projeto único). Na voz de Leci Brandão, ao vivo, a Oração Latina de César Teixeira também arrepiou os presentes. Leci falou de lutas do Maranhão em busca de igualdade e dignidade.

Com forte identidade com nossa cultura e defesa dos movimentos sociais, a cantora e deputada estadual entoou o hino que marca a história de líderes populares lembrados por Flávio Dino. Neiva Moreira, José Augusto Mochel, Maria Aragão e Jackson Lago foram homenageados ao lado da presença física do líder camponês Manoel da Conceição. “Olho para as lutas do passado com respeito humildade e gratidão”, disse Flávio. Afinal, todos os personagens da história de lutas no Maranhão fizeram florescer em milhões de corações ao longo do tempo a esperança que pulsava no evento.

A imagem de Flávio Dino reconhecendo um de seus primeiros professores que o assistia da plateia simboliza bem esse reencontro. Emílio Moreira, que lecionou em 1974 aulas a Dino e outras crianças de São Luís, foi mencionado pelo candidato. De público, Flávio lembrou de sua infância e disse: “Agradeço a você e todos os meus professores ao longo dos anos. (...) Aquele menino tímido, franzino, hoje tem coragem de enfrentar um império, uma oligarquia”.

O momento foi de emoção. Do centro da plateia, Emílio Moreira respondeu: “Eu acredito em você” e continuou a frase que foi abafada pelos aplausos das 10 mil pessoas presentes no evento (dentro e fora do auditório), segundo os organizadores.

Estes e tantos outros momentos encontrei vasculhando minhas anotações um dia depois da Convenção da Mudança. São papeis que registram um momento de emoção e que guardarei ao longo dos anos, sem dúvida. No próximo domingo, a campanha deve estar nas ruas. O que se viu na convenção, portanto, deve ser o que acompanharemos: um encontro do poder com o povo. E esse clima promete contagiar todas as ruas das 217 cidades desse Maranhão.

TODAS AS FOTOS DA CONVENÇÃO. CLICK AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário