sexta-feira, 20 de junho de 2014

Prefeitura de Paço do Lumiar abre a temporada junina no município

Prefeitura de Paço do Lumiar abre nesta sexta-feira (20), a temporada junina 2014, na cidade. Com o tema “São João Itinerante de Paço do Lumiar: O arraial das comunidades lumineses”, o festejo se estenderá até o dia 29 de junho e será descentralizado do conjunto Maiobão para as comunidades e outros bairros do município.
Mais de 20 arraiais foram selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e receberão apoio da Prefeitura por meio de manifestações culturais em suas programações. O tradicional arraial do Viva Maiobão não será realizado este ano devido às obras de reforma, em fase de conclusão.
Os arraiais comunitários fazem parte da tradição do município neste período, sendo que, muitos deles, se estendem durante todo o mês de junho e são realizados apenas com o esforço dos próprios moradores, associações e igrejas católicas. O secretário de Cultura Fernando Muniz explica que a ideia da descentralização do São João, tem o objetivo de apoiar esses eventos e preservar a identidade cultural de cada comunidade.
 “O São João Itinerante foi idealizado para que este ano mais comunidades tivessem a oportunidade de brincar e apreciar as manifestações culturais do próprio município, sem a necessidade de deslocamento para outros bairros. Esses arraiais contarão com o apoio da gestão no incremento de suas programações”, disse o secretário de Cultura.
Uma diversidade de grupos folclóricos tradicionais do município de Paço do Lumiar, como, bumba-meu-boi de sotaques variados, danças portuguesas, country, cacuriá e quadrilhas, participaram do processo de chamada pública, e se apresentarão até o final do mês nas seguintes comunidades: Sede, Maiobão, Pirâmide, Zumbi dos Palmares, Maioba de Mocajituba, Tendal, Mojó, Iguaíba, Vila Cafeteira, Vila São José, Vila do Povo, Vila Gaspar, Vila Romualdo, Vila Nova, Tapera, Pindoba, Res. Carlos Augusto, Novo Horizonte, Paranã e Upaon – Açú.

Sem comentários:

Enviar um comentário