terça-feira, 20 de maio de 2014

MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM PAÇO DO LUMIAR - Saiba mais sobre o assunto, revendo matérias enviadas pela prefeitura de Paço do Lumiar

Matéria enviada via assessoria [29/04/2013]
Prefeitura entra com processo de municipalização de escolas estaduais 
A Prefeitura de Paço do Lumiar deu entrada na última sexta-feira (26), no processo de municipalização do ensino fundamental de sete escolas da rede estadual de ensino do conjunto Maiobão, junto à Secretaria de Estado da Educação. Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Maria do Rosário de Fátima Leal, e a adjunta da pasta, Ana Paula Pires foram recebidas pelo secretário de estado da Educação, Pedro Fernandes onde apresentaram o documento oficial assinado pelo Prefeito Josemar Sobreiro requerendo a competência das escolas ao município de Paço do Lumiar.
O processo de municipalização das escolas passará pela análise técnica da Seduc para formalizarem a transição de responsabilidades à gestão municipal.A demanda de matrículas para o ensino fundamental das escolas do Maiobão, atualmente é de 6 mil alunos. Apenas a Unidade Integrada Rosa Nina, na comunidade das Mercês, já está municipalizada.
Pedro Fernandes parabenizou o município de Paço do Lumiar pelas atividades desenvolvidas no âmbito da Educação e anunciou que será realizada uma visita às escolas municipais, para conhecer o trabalho desenvolvido no município.
               Matéria enviada via assessoria 13/06/2013
Prefeito acompanha processo de municipalização de escolas da rede estadual

Mais uma reunião para acompanhar o andamento do processo de municipalização das escolas estaduais do conjunto Maiobão foi realizada na quarta-feira (12), na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar sobreiro e a secretária municipal de Educação, Ana Paula Pires foram recebidos pelo secretário estadual, Pedro Fernandes em seu gabinete para discutir a transição.
Paço do Lumiar entrará na segunda etapa do processo de municipalização, onde serão beneficiados 6.069 alunos do ensino fundamental das unidades integradas, “Robson Martins”, “Bandeira Tribuzzi”, “Marly Sarney”, “Ministro Henrique de La Roque”, “Maria Ramos Martins”, “Monteiro Lobato” e “Nadir Nascimento de Moares”.
“Precisamos nos unir para dar educação de qualidade às nossas crianças e jovens. Queremos, no futuro, esses cidadãos de hoje, formados, capacitados e trabalhando para fazer o Maranhão crescer cada vez mais”, frisou Josemar.
O  secretário de estado da Educação afirma que essa é uma decisão acertada, em benefício de todos. “É preciso que o trabalho seja organizado e em conjunto entre as esferas estadual e municipal em prol do desenvolvimento do estado”, observou.  Ele destacou ainda, a importância dos prefeitos na proximidade das escolas, e que assim, se torna mais viável o reconhecimento e a solução de problemas.
Com a municipalização, o governo transfere a gestão dos imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas de ensino fundamental, sendo que o principal critério para municipalização, é a proficiência e o desempenho das avaliações feitas pelo Governo Federal.

Sem comentários:

Enviar um comentário