segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mulheres em tratamento contra as drogas participam de ação social

Internas do Lar Irmãs de Sião, na Vila São José e moradoras da comunidade, participaram de uma vasta programação pelo Dia Nacional da Mulher, comemorado no dia 30 de abril. As mulheres em processo de desintoxicação receberam vários serviços de saúde e de beleza promovidos pela Secretaria Municipal de Mulher de Paço do Lumiar (SEMUP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), acadêmicos de enfermagem e voluntários.
Durante a ação foram realizados centenas de atendimentos, entre eles, vacinação Contra Hepatite B, Tétano e Gripe A, exames preventivos, teste rápido de HIV, aferição da pressão arterial e glicemia capilar. O público feminino também usufruiu dos serviços de corte de cabelos e penteados, manicure e maquiagem, além de palestras com assistentes sociais.
Fernanda Paixão da Silva (nome fictício) está em tratamento contra o crack há 15 dias, e ficou muito surpresa com a ação. “A presença dos profissionais trouxe mais alegria e diversão para o Lar. Nem sabia que existia mais esse dia para as mulheres, mas ainda bem que tem pessoas sempre se lembrando da gente”, disse a interna.
Para a coordenadora da SEMUP, Carla Pinheiro, o objetivo dessas ações é levar serviços essenciais que elevem a autoestima do gênero nas mais diversas esferas sociais. “Sabemos que o tratamento de usuários de drogas não é fácil, e detectamos que as mulheres do Lar Irmãs de Sião estavam precisando muito de uma ação como essa. É uma grande satisfação trazer um pouco de alegria à elas, que lutam para refazer suas vidas e retornar à sociedade sem estigmas e preconceitos”.
Fórum – Na mesma data, a secretária da Mulher, Carla Sousa, participou em Salvador – BA, juntamente com representantes de todo o País, do Fórum Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, que discutiu uma pauta extensa sobre ações afirmativas, entre elas, a aprovação do Fundo Nacional da Mulher (FNMU).
O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, em homenagem à enfermeira brasileira, Jerônima Mesquita, nascida em 30 de maio. Jerônima liderou o movimento feminista no Brasil e marcou a história das lutas do gênero por respeito e diretos igualitários.

Sem comentários:

Enviar um comentário