terça-feira, 22 de abril de 2014

ESTADO MAIOR - 22/04/2014

Preparando a chegada


É forte a movimentação nos bastidores da aliança liderada pela governadora Roseana Sarney (PMDB) com o objetivo de preparar a agenda política que marcará o retorno do pré-candidato a governador, senador Lobão Filho (PMDB), a São Luís. O desembarque dele está previsto para o início da tarde de amanhã. Logo após o desembarque no aeroporto do Tirirical, onde será recebido pelos principais líderes da coligação, Lobão Filho seguirá para a Assembleia Legislativa. Ali, o senador será recebido por deputados, prefeitos, vereadores e lideres da aliança partidária, aos quais deve confirmar sua pré-candidatura. A reunião não terá o caráter de lançamento, mas no meio político a chegada de Lobão Filho funcionará como uma espécie de largada informal da sua corrida do Governo do Estado. Isso porque logo em seguida ele iniciará uma maratona de incursões por todas as regiões do estado. Sua primeira escala será em Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão. Desde que foi escolhido e aceitou ser o candidato a governador pela aliança partidária liderada pela governadora Roseana Sarney, Lobão Filho tem dedicado quase todo o seu tempo a conversas e contatos políticos. O mais importante deles aconteceu na semana passada, em São Paulo, onde ele foi recebido pelo ex-presidente Lula, que declarou apoio incondicional à sua candidatura. É grande o entusiasmo nos partidos da aliança com a pré-candidatura do senador Lobão Filho.

Passos


Uma reunião de cúpula foi realizada ontem para definir os primeiros passos do senador Lobão Filho como pré-candidato a governador a partir do seu retorno a São Luís. Conversaram a governadora Roseana Sarney, o ministro Edison Lobão, o senador João Alberto, o deputado federal Sarney Filho (PV) e o deputado estadual Roberto Costa. Após a reunião na Assembleia Legislativa, amanhã, Lobão Filho visitará a governadora Roseana Sarney.

Animação


Sozinho e quase anônimo, o senador João Alberto incursionou ontem por vários bairros de São Luís. Voltou para casa impressionado com o que ouviu em relação à candidatura do senador Lobão Filho ao Governo do Estado. - Nossos amigos estão animados, principalmente porque ele é jovem e tem garra. A candidatura deve crescer muito em São Luís - avaliou.

Ampliando


O senador Lobão Filho está mesmo decidido a abrir diálogo com as lideranças do PR e do PP no Maranhão. Os dois partidos integraram a base do governo Roseana Sarney até 2012, mas saíram por causa das eleições municipais daquele ano. Mas nenhuma das duas legendas ainda definiu que rumo tomará nas eleições de outubro.

O que mudou?


Declaração de Flávio Dino em novembro do ano passado, quando o PSDB reclamava de seus ataques ao partido: "Não vou mudar uma linha dos meus ideais só para vencer a eleição". Declaração do mesmo Flávio Dino, agora, que resolveu apoiar o senador Aécio Neves (PSDB) para presidente: "Não dá para vencer um império de 49 anos com exclusivismos e suposta pureza". Perguntar não ofende: mudou a política ou mudou Flávio Dino?

Outro lado


Apesar da insistência com que o prefeito Edivaldo Júnior defende o apoio ao PCdoB, o PTC deverá coligar mesmo com o PPL para as eleições de outubro. A aliança com o partido do médico Zeluís Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago (PDT), é a desculpa que o pai do prefeito, Edivaldo Holanda, tem para se afastar de Flávio Dino. O ex-deputado fez constar em ata a aliança com o PPL, e há meses não conversa com membros da oposição.

Vem aí


O presidente nacional do PSB e pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos chega sábado ao Maranhão. Ele desembarcará em Balsas para o lançamento da pré-candidatura de Roberto Rocha ao Senado. Quase certo que Eduardo Campos aproveitará a visita a Valsas para passar também em Timon, cujo prefeito Luciano Leitoa é do PSB.

Encrenca


Ao confirmar o apoio da cúpula ao projeto senatorial de Roberto Rocha, Eduardo Campos espera resolver uma guerra fratricida dentro do braço maranhense do seu partido. Tentará acalmar o clima de beligerância entre Rocha e o ex-governador JR Tavares, que o odeia e faz de tudo para minar a sua candidatura. Há quem diga que Campos pode até dar um puxão de orelhas no ex-governador.

Cobrança


Eduardo Campos também chamará o comunista Flávio Dino para cobrar-lhe o cumprimento do acordo do PCdoB com o PSB. Nesse acordo, os socialistas comporiam em 2012 com o projeto de Dino para Prefeitura de São Luís em troca da vaga de senador na chapa dos comunistas. Com a chegada do PSDB, esse acordo tem a possibilidade de cair.

Vai junto


O senador João Alberto (PMDB) revelou ontem que pretende acompanhar Lobão Filho na primeira incursão dele ao interior do estado. Lobão já adiantou que pretende visitar a Região Tocantina e se reunir com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB). - Farei de tudo para poder acompanhá-lo nessa viagem - disse o presidente do PMDB.

Convida?


Depois do feriado prolongado da Semana Santa, os vereadores de São Luís discutirão se devem ou não convidar o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros. Querem que ele esclareça quais são os projetos emergenciais devem ser colocados em prática até o fim deste primeiro semestre. Para o presidente da Comissão de Transportes da Casa, Fábio Câmara (PMDB), a exposição do secretário deve mostrar a viabilidade ou não dos projetos.

E MAIS


É provável que o PTB proponha à aliança partidária, se não um candidato a senador, pelo menos um nome de expressão para ser suplente.

Roberto Rocha está tentando consolidar sua candidatura ao Senado usando o horário do PSB no rádio e na TV para fazer campanha subliminar.

O deputado peemedebista Roberto Costa vai integrar o núcleo básico de coordenação da campanha do senador Lobão Filho ao Governo do Estado.

Impressiona o entusiasmo do deputado Jota Pinto com o PEN, que, segundo ele, vai disputar as eleições proporcionais com chapa formada por candidatos fortes.

A deputada Eliziane Gama (PPS) avisa que continua candidata ao Governo do Estado. Então, tá.

1 comentário:

  1. Me responde uma coisa blogueiro.. Por quê a prefeita Maura Jorge tem tanta regalia e prestigio com todo mundo? eu tava na AL e percebi que só ela foi chamada pra subir no palanque como prefeita, o Gil Cutrim foi como Presidente da Famen e nao foi chamado nenhum outro prefeito p subir . E entrou p uma sala so com a Governadora e o ministro...hummm!! isso desagrada muita gente

    ResponderEliminar