segunda-feira, 10 de março de 2014

Carla Sousa por meio da secretaria que comanda - Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para Mulheres, com apoio do vereador Wellington Sousa e Prefeitura Municipal, promove um dia especial para as mulheres de Paço do Lumiar


Programação acontece até o fim do mês em várias comunidades
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMUP) realizou um dia de ação voltada para o gênero, com blitz informativas e ação social, durante o sábado,08, no conjunto Maiobão.
Nas primeiras horas da manhã, mulheres que passavam pelas imediações do Viva Maiobão eram paradas e recebiam orientações sobre a Lei Maria da Penha e panfletos com o tema: "Violência não tem desculpa, tem lei", e recebiam rosas vermelhas. Veículos particulares e coletivos também foram alvos da blitz.
A dona de casa Luciana Ferreira, expressou-se admirada com ação de trânsito, no Dia Internacional da Mulher, “Nunca tinha presenciado algo parecido em Paço do Lumiar. Isso demonstra a preocupação dos gestores com as mulheres do município”.
De acordo com a secretária da Mulher, Carla Sousa, objetivo da SEMUP com esses eventos de campo, é sensibilizar, despertar e motivar as mulheres luminenses no encorajamento à denúncia das diferentes expressões da violência. “Estamos trabalhando e desenvolvendo políticas para que Paço do Lumiar deixe de ocupar o quarto lugar no ranking dos municípios Maranhenses com maiores índices de violência contra Mulher”, disse.
A secretária ressaltou ainda que a violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres, e no desenvolvimento da sociedade. "O que nós queremos é chamar a atenção sobre índices e ausência de registros confiáveis; estimular a informação sobre seus direitos e atuar contra a impunidade”, concluiu.
A programação se estendeu até o final do dia, com a ação social realizada no prédio da Secretaria da Mulher, onde foram ofertados diversos serviços de saúde e cuidados estéticos, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e voluntários.
Para a senhora Cláudia Gorete, foi uma satisfação ter comemorado a data cuidando da saúde e da beleza. “Estou satisfeita com o evento, nunca tivemos uma programação municipal pelo nosso dia”, afirmou.


A programação do mês da Mulher segue até o dia 31 de março e contempla ainda seminários e palestras com a participação da Polícia Militar, assistentes sociais, rodas de conversas e ação de saúde em várias comunidades.
A Secretaria Municipal da Mulher foi criada na atua gestão municipal, sendo inaugurada em junho do ano passado. Em nove meses de atividades, já realizou várias parcerias com instituições de ensino profissionalizantes, certificando mais de 400 mulheres luminenses em diversos campos de atuação, além de realizar atendimentos primários e encaminhamentos de vítimas de violência.  






Sem comentários:

Enviar um comentário