quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Inaugurada nova sede do Conselho Tutelar de Paço do Lumiar


 O Conselho Tutelar de Paço do Lumiar agora está com novas instalações. Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura do município inaugurou o prédio onde a partir de agora serão desenvolvidos os trabalhos dos conselheiros tutelares que atuam na região. Na ocasião, foi doado pelo governo federal um veículo que contribuirá com o trabalho de campo desenvolvido pela unidade.
Segundo a conselheira e coordenadora do Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, Anelice Araújo, as novas instalações proporcionam um atendimento mais humanizado às pessoas que procuram ajuda do órgão. “Esse novo prédio é bem maior e nos possibilita desenvolvermos o nosso trabalho com mais eficiência, pois anteriormente não tínhamos privacidade no atendimento de vítimas que buscam nossa ajuda”, destacou.
Dados da unidade de proteção apontam que, somente nestes primeiros dias do ano, 39 casos de abusos já foram atendidos pelo órgão. Em 2013, o conselho recebeu 866 denúncias de crimes contra a criança e adolescentes luminenses, que representam uma média de mais de dois atendimentos por dia. “Os números são crescentes e refletem o aumento da população, com a instalação de novas comunidades no município. Os dados também refletem que a comunidade está mais conscientizada sobre os crimes contra as crianças, mas precisamos avançar ainda mais no combate e enfrentamento a estes abusos”, falou Anelice.
Josemar Sobreiro, prefeito do município, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido desde que o órgão fiscalizador foi implantado no município. “Moro em Paço do Lumiar há 32 anos e vejo o ineditismo do que está acontecendo hoje. Antes o nosso Conselho funcionava em um local impróprio, sem a menor capacidade para ofertar um atendimento humanizado e de qualidade à população luminense”, enfatizou.
“Este foi mais um ato de cidadania e respeito ao povo luminense, aparelhando de maneira digna o Conselho Tutelar do município, que é um órgão de fiscalização independente, que trabalha para assegurar os direitos de nossas crianças e adolescentes”, salientou o vice-prefeito Marconi Lopes.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, parabenizou os conselheiros pelo trabalho desenvolvido em prol das pessoas que se encontram à margem da violência.
O presidente da Associação dos Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares do Maranhão, Carlos Sérgio Araújo, entregou uma placa ao prefeito e à secretária de Desenvolvimento Social em homenagem a atuação de ambos em defesa do órgão no estado.“Tiro meu chapéu para a gestão municipal e ressalto que o Maranhão necessita de mais gestores assim, empenhados com a causa”.
O Conselho Tutelar de Paço do Lumiar é composto por cinco conselheiros, dois motoristas, um assistente operacional e quatro vigilantes, e funciona na Avenida 12, Qd. 129, nº 18 – Maiobão. Fones: 9611 7035/ 9180 8247.

Sem comentários:

Enviar um comentário