terça-feira, 5 de novembro de 2013

Representantes de cooperativas de transporte alternativo, motoristas de vans, usuários e Executivo discutem pauta de reivindicações para a melhoria do serviço em Paço do Lumiar

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura de Paço do Lumiar, Marconi Lopes, se reuniu (4), com representantes de cooperativas de transporte alternativo, motoristas de vans e usuários,  para discutir uma pauta de reivindicações para a melhoria  do serviço no município.
A reunião foi proposta pela Coordenação Municipal de Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o objetivo de firmar uma parceria entre o poder público e a categoria, a fim de regularizar a prestação do serviço público de transporte alternativo à população.
Na pauta de discussões, uma solicitação de pavimentação para trechos e vias de grande fluxo no Conjunto Paranã, Vila Cafeteira, Iguaíba e Vila São José, locais de rota das linhas de transporte alternativo. De acordo com Marconi Lopes, os locais reivindicados serão incluídos na programação de recuperação de vias, já agendada para a próxima semana.
Além desta, foram discutidas ainda ações de capacitação para profissionais que atuam no transporte municipal, regulamentação do serviço no município e a realização do II fórum sobre transporte alternativo em Paço do Lumiar.

Secretário de Cultura Fernando Muniz e Secretária Estadual de Cultura, Olga Simão prestigiam cultura de Paço do Lumiar - A Festa do Divino, que reuniu milhares de pessoas


Paço do Lumiar sediou  um dos mais tradicionais festejos do Maranhão, a Festa do Divino Espírito Santo, realizada anualmente em outras regiões sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no Dia de Pentecostes, quando se comemora a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos.
Em Paço do Lumiar o evento é promovido desde 1851, com a participação de milhares de fiéis acompanhando todo o ritual, desde o levantamento do mastro. Este ano, as comemorações tiveram o patrocínio do governo estadual, com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio  da Secretaria Municipal de Cultura.
Presente no encerramento do festejo (27), a secretária estadual da Cultura, Olga Simão, prestigiou, a convite do secretário municipal Fernando Muniz, uma missa na Igreja Nossa Senhora da Luz, seguida de visita às Casas do Império e do Mordomo Regi. Na ocasião, a secretária ressaltou a beleza das festividades no município e elogiou a organização deste que é um evento já tradicional no calendário luminense.
"Para nós foi uma honra recebê-la em nosso município, em um momento cultural tão especial como este para Paço do Lumiar”, ressaltou Fernando Muniz.
O evento recebeu milhares de visitantes durante toda a programação, realizada entre os dias 19 e 28 de outubro. "Iremos melhorar a cada ano, para que esta bela tradição seja preservada em nosso município, primando sempre pela qualidade e originalidade dos festejos”, concluiu o secretário municipal.

Nodson Júnior se filia ao PTC para disputar vaga na Câmara Federal


A notícia é de Luis Pablo, confira:


Por Luís Pablo  Política


Nodson Júnior e Edivaldo Holanda
Nodson Júnior e Edivaldo Holanda
O empresário do ramo de entretenimento e radialista Nodson Júnior decidiu mesmo entrar para vida pública. Sua possível candidatura a deputado federal nas eleições de 2014, ventilada desde o mês passado, agora é uma realidade.
No início de deste mês, Nodson se reuniu, no IBis Hotel, com o presidente do Diretório Estadual do PTC, Edivaldo Holanda Júnior, e assinou sua filiação na legenda, a mesma do prefeito de São Luís Edivaldo Júnior. Ele chegou a ensaiar sua entrada no PSDC, mas achou que no PTC as chances de eleição seriam maiores.
O empresário é um desconhecido do meio político, mas em contrapartida é conhecido em todo estado com suas grandes estruturas de shows que chega a reunir uma média de público de 40 mil pessoas.
Além do poder de alcance de seus eventos, o empresário do show business, conta ainda com a audiência da + FM 99,9 ouvida em mais de 100 municípios maranhenses.
Nodson Júnior acredita que a política maranhense vive um momento de renovação e é com esse pensamento que pretende conseguir uma vaga na Câmara Federal.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

NESTE SÁBADO, COLLINS FEST!


Vereador Marinho comenta na Câmara: Noite sangrenta em Paço do Lumiar: Duas pessoas são executadas a tiros no bairro do Maiobão.

Noite macabra no bairro do Maiobão, deixou duas pessoas mortas a poucos metros da Delegacia de Policia.

A noite desta quinta-feira (31) foi marcada pela violência no Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar. Por volta de 21h30 dois homens foram executados a tiros quando se encontravam dentro de um quarto no Centro Comercial do Maiobão, mais conhecido como Carandiru.

As vítimas foram identificadas como José Rodrigues dos Santos, de 53 anos, natural do Ceará e que era comerciante na feira e residia na unidade 101; e “Paulista”, conhecido usuário de drogas e que não tinha endereço fixo.


No momento do ataque dos sete criminosos, uma auxiliar de enfermagem prestava assistência a José Rodrigues, que estava com uma bolsa de colostomia. De repente, “Paulista”, amigo do comerciante, adentrou o pequeno quarto. Em poucos instantes, chegaram os sete homens fortemente armados.


“Só pegaram a mulher e jogaram na cama, para, em seguida, dispararem aproximadamente 15 tiros contra os dois homens, que morreram imediatamente. Acredito que seja alguma coisa relacionada ao tráfico de drogas, que é intenso nesta região do Maiobão”, disse um morador do bairro.

Por Rilton Silva/ Gilberto Lima/blog com adaptações
Foto: Américo do Paço

Premiação Gente Que Brilha acontecerá dia 16, em Paço do Lumiar

Blogueiros de Paço do Lumiar promovem o Troféu Gente que Brilha 2013

Em reconhecimento ao trabalho, às ações e resultados que vem sendo conquistados por lideranças comunitárias, culturais, empresariais, políticas, esportivas e religiosas do município de Paço do Lumiar, um grupo de profissionais da imprensa luminense promoverão a segunda edição do “Troféu Gente Que Brilha”. A solenidade oficial com o anúncio e a entrega da premiação aos vencedores será no dia 16 de novembro, às 18h30, no Amanda Eventos (Estrada de Ribamar).

Troféu Gente que Brilha 2013 é uma realização e organização do blog Rilton Silva (www.riltonsilva.com.br), blog Radar Luminense (www.radarluminense.com) e Manancial Noticias (www.manancialnoticias.com.br), com coordenação executiva de Chagas Freitas. Conta com apoio cultural do Hospital do Servidor Estadual, Rádio Cultura FM, do Maiobão, Dínamo Sonorização (http://www.idinamo.com.br), MaranhenCidades (www.maranhencidades.com),www.ofertascomdescontos.net. A organização é dos blogueiros Rilton Silva, Chagas Freitas e Judson Carlos

Critérios éticos - A entrega do Troféu Gente Que Brilha é um evento que já faz parte do calendário midiático luminense. “Nossa missão é promover, valorizar e divulgar o reconhecimento da imprensa municipal e da comunidade luminense às boas práticas desenvolvidas por pessoas que vem contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico, empresarial, comunitário e à promoção à cidadania em nosso município”, explica o blogueiro Chagas Freitas. 

Personalidades luminenses homenageadas na edição do Troféu Gente que Brilha, no ano passado.
Os homenageados são pessoas, instituições e lideranças que conquistaram o reconhecimento público por suas valiosas contribuições ao desenvolvimento do município e da gente luminense. A representatividade, credibilidade e a importância desta premiação é fundamentada por ser uma escolha livre, independente e democrática. De forma responsável os profissionais que fazem a imprensa de Paço do Lumiar apontam os nomes, observa Rilton Silva.

Carroceiros de Paço do Lumiar terão atividade reconhecida, projeto do vereador Andre Costa

Foi aprovado no dia 29 de outubro pela Câmara Municipal de Paço do Lumiar o projeto de lei que reconhece a atividade dos condutores de veículos à tração animal. A iniciativa é do vereador André Costa (PT do B) e representa uma vitória para os carroceiros, que terão a atividade profissional caracterizada como prestação de serviço.

“Os carroceiros precisam de apoio do poder público. São trabalhadores que transportam cargas através de carroça à tração animal, cujo exercício da atividade merece reconhecimento profissional”, justificou o vereador.

De acordo com o projeto de lei, para ser considerado carroceiro, deverá ser expedida habilitação específica, e realizadas adaptações na carroça atendendo ao disposto no Código Nacional de Trânsito. Ainda segundo o projeto, o Poder Público Municipal poderá instituir e regulamentar a atividade e suas prestações de serviços definindo os critérios necessários à sua regulamentação e seus itinerários, orientando-os inclusive para garantir a segurança dos mesmos e dos demais usuários das vias públicas, realizando fiscalização e fixando as tarifas a serem cobradas.


“Importante destacar que deverá ser realizado um plano de zoneamento urbano para delimitar a área de atuação de cada condutor de carroça. Acredito que tenha sido um grande avanço, pois uma das lutas mais importantes da categoria era regularização da profissão", finalizou André Costa.

domingo, 3 de novembro de 2013

A CÂMARA COMEMORA HOJE, A PASSAGEM DO ANIVERSÁRIO, DO VEREADOR ALDERICO CAMPOS - O Paço em Foco deseja parabéns ao parlamentar!


Paço do Lumiar realiza 7ª Ação de Saúde em comunidade da zona rural

Durante esta 6ª-feira, foram realizados mais de 600 atendimentos médicos a moradores do Mojó


Dando continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos para prestar atendimentos de saúde às comunidades mais afastadas da zona urbana de Paço do Lumiar, a Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (01), um mutirão com serviços de clínica médica, pediatria, cardiologia, oftalmologia, nutricionista e fonoaudiologia a moradores do Mojó. Durante todo o dia, foram contabilizados 620 atendimentos. "É prazeroso observar que as pessoas comparecem às ações de saúde e saem satisfeitas com os atendimentos. Isso nos certifica que estamos atendendo de maneira positiva as expectativas da população", disse o prefeito Josemar Sobreiro. 
Um dos objetivos da ação é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, como no caso do pescador José Raimundo de Araújo que, aos 68 anos, nunca havia passado por uma consulta com um cardiologista e chegou hoje ao consultório móvel apresentando um grave quadro de hipertensão. “Detectamos que seu José, apesar de ser hipertenso, não tinha o acompanhamento de um profissional. Por não fazer o tratamento adequado para a sua condição, as chances de problemas mais graves com a sua saúde eram muito grandes e seu quadro poderia se agravar ao ponto de um derrame”, explica o cardiologista Fábio Câmara. De acordo com Marconi Lopes, vice prefeito do município, a ação tem facilitado o acesso a diversos serviços médicos para famílias que moram na zona rural. 
“Nosso objetivo é aproximar o cidadão luminense dos serviços, e a saúde pública é uma das nossas prioridades. Sempre antes das ações, informamos os moradores, para que estes saibam e compareçam para receber o atendimento médico”, destacou. O mutirão é realizado a cada mês, com atendimentos levados a comunidades diferentes. “Moradores do Pau Deitado, Pindoba, Parque Horizonte, Vila Cafeteira já foram beneficiados com estes trabalhos. A nossa próxima ação ocorrerá no dia 29 de novembro, onde atenderemos moradores do Iguaíba e adjacências”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Nadi Morais. “Para nós que moramos em locais mais afastados, quando queremos nos consultar temos que sair muito cedo de casa para conseguir vaga nos hospitais. Com esta iniciativa da Prefeitura, eu e minha família pudemos, além de consultar, realizar os exames, de maneira rápida e prática”, fala a dona de casa Maria José da Silva, moradora da região. Além dos atendimentos médicos e de imunização, a população teve acesso a testes rápidos de HIV e hepatite, orientação sobre higiene bucal, aferição da pressão e glicemia, além de atualizarem a vacinação de seus animais.