sábado, 9 de março de 2013

ASSEMBLEIA NA COMUNIDADE EUGÊNIO PEREIRA


Por Ubiratan Cunha

Durante a manhã deste sábado (9) na comunidade Eugênio Pereira em Paço do Lumiar, aconteceu mais uma assembléia geral na associação dos moradores com a presença dos advogados Diogo Cabral, Brenda e Rafael que é presidente da comissão de moradia da OAB e também do vereador do PHS Marcelo Portela.


 A comunidade se reuniu para discutir os principais problemas que afligem diretamente a vida das pessoas que residem na Eugênio Pereira que é mais uma das que estão com ameaça de despejo forçado.


 










O vereador Marcelo Portela em sua fala pediu que a população que reside naquela comunidade se unisse e que poderiam contar com o mandato que o povo e Deus me proporcionaram: "Irei lutar para que vocês que moram aqui tenham todos os seus direitos com respeito e dignidade". frisou o vereador Marcelo Portela.




ASSEMBLEIA NO IGUAIBA SOBRE O LIXÃO, E SOBRE O DESPEJO FORÇADO - COMENTÁRIO DA VER.VANUSA EXIGINDO A PRESENÇA DO PREFEITO JOSEMAR (09/03/2013)


No dia 20 deste mês, haverá uma reunião na Câmara Municipal, para tratar do problema do lixão do Iguaiba. Serão apresentadas proposições, e a vereadora disse que o prefeito tem de estar próximo da comunidade, e disse que a presença de Josemar Sobreiro seria imprescindível. 

ASSEMBLEIA NO IGUAIBA SOBRE O LIXÃO, E SOBRE O DESPEJO FORÇADO - COMENTÁRIO DE LEONARDO BRUNO SOBRE UM CERTO VEREADOR E SOBRE O ALINHAMENTO COM O PREFEITO JOSEMAR SOBREIRO (09/03/2013)


"Só tem um vereador na Câmara que nunca apresentou nenhuma indicação e que sempre sai antes de acabar, e leva falta". Disse que em respeito aos companheiros não iria falar quem era esse vereador.

Falou ainda da independência da Câmara, enquanto presidente, dizendo que: "Nem sempre estamos ao lado do prefeito Josemar". Segundo o presidente, essa parceria só acontece quando o Poder Executivo e o Legislativo estão alinhados com os interesses do povo.

VER.CAMPELO FALA SOBRE SUA PERSONALIDADE FORTE, SOBRE A CAEMA COM MARINHO E WELLINGTON SOUSA SOBRE SAAE (CÂMARA VIII SESSÃO - 08/03/2013)


O vereador líder do governo conta um pouco da sua história de vida, discutem sobre o atendimento da CAEMA e Wellington Sousa define o atendimento do SAAE, em seu aparte. "O SAAE antes de tudo, deveria corresponder as expectativas da pouca parte que e ele faz, e faz muito mal feito." Disse, pois os vereadores estavam discutindo sobre uma possível saída para não ser mais reféns da CAEMA, que segundo Campelo "Está quebrada".

sexta-feira, 8 de março de 2013

PORQUE HOMEM CORRE DE RELACIONAMENTO SÉRIO?


Relacionamento é uma negociação, onde ambas as partes ganha. O homem quer ser cuidado, ter amor, carinho; a mulher quer atenção, dedicação e fidelidade. Se o casal souber dosar bem seus desejos tudo sai bem, e todos vivem felizes, apesar das diferenças do sexo oposto. Confira!

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES NA CÂMARA DE PAÇO

 As vereadoras de Paço do Lumiar, falaram das conquistas e dos desafios que a classe vem enfrentando no decorrer da história. Dizem que unidas podem lutar com muito mais força, pelas mulheres de Paço do Lumiar.
(Vanusa, Silvia Inácio, Orlete Mafra)
 


(Orlete, Itaparandi, Silvia Inácio, Charuto)




VER.MARCELO PORTELA FALA SOBRE O PLANO DIRETOR E HOMENAGEIA AS MULHERES, EM SEU DIA 8 DE MARÇO (CÂMARA VIII SESSÃO - 08/03/2013)


Marcelo Portela falou sobre sua indicação conjunta com o vereador Wellington Sousa. Consiste na alteração do Plano Diretor, para inclusão de novas localidades como zonas de interesse social incluindo todas as comunidades já consolidadas e ameaçadas de despejo forçado e áreas com gravíssimo problema de degradação ambiental. Fez também uma homenagem às mulheres, em seu dia, 8 de Março. "Peço a todos os amigos que subscrevam, participem." Finalizou.


Atuação de Marcelo Portela é destaque na câmara de Paço
Em menos de dois meses parlamentar já discutiu temas de alta relevância para o município. Vereador do PHS é um dos nomes  mais engajados às causas sociais de Paço do Lumiar

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte 
atallaia.baluarte@hotmail.com
A atuação do vereador Marcelo Portela (PHS) tem sido motivo de discussão em torno das reais prerrogativas do Poder Legislativo em Paço do Lumiar. Mantendo uma postura isenta, sóbria e independente, Portela vem se destacando entre os seus pares por um comprometimento com o Social que  nada deixa a desejar aos grandes líderes políticos que fizeram a história do país.

Em menos de dois meses do início dos trabalhos do Legislativo, o vereador já discutiu temas de grande relevância para o município a começar por Saúde, Segurança, Crimes Ambientais, Educação, Atentados, dentre outros.

Marcelo Portela vem tendo bom relacionamento com a Imprensa e com os demais setores sociais que querem o desenvolvimento daquele município. Como exemplo, recentemente o vereador fez uma visita oficial ao Ministério Público de Paço visando estabelecer um vínculo que enriqueça o seu mandato, que segundo ele, é voltado para a população 24 horas por dia. ‘’ Bem, o que eu puder fazer para bem representar a população de Paço eu o farei e 24 horas por dia, esse é o meu compromisso, a minha visita ao MP tem essa conotação e objetivou buscar mais essa parceria’’, disse na ocasião.

Marcelo Portela( o primeiro à direita) com o prefeito Josemar Sobreiro ao centro: comprometimento social com a população de Paço do Lumiar e postura diferenciada no Legislativo
 
A independência de Marcelo Portela tem atraído à atenção dos cidadãos luminenses que aguardam por mudanças estruturais na cidade. O vendedor Cláudio Luís, residente no conjunto Maiobão declarou à nossa reportagem que deposita no vereador uma confiança a toda prova. ‘’ Para ser sincero eu estava desacreditado, mas fui à Câmara assistir algumas sessões e senti muita segurança no Marcelo, ele tem ótimas ideias e projetos para Paço e passa muita responsabilidade e segurança pra gente, eu confio no mandato dele para nos representar’’, reconheceu Cláudio.
A equipe de ANB Online esteve em Paço do Lumiar entre os dias 4 e 6 do mês em curso e presenciou em uma das sessões da câmara de vereadores um exemplo da atuação de Portela. Em contato com alguns moradores do bairro Pindoba localizado naquela cidade, o repórter-fotográfico Ivan Morais comprovou in loco a aprovação do mandato do vereador junto a populares. Em conversa amistosa com o membro de nossa equipe, assim se pronunciou o agricultor Francisco das Chagas:
 Esse moço tem um futuro brilhante pela frente, ele é simples, tem palavra e é  muito educado, está sempre ouvindo a gente, está do lado do nosso povo, nele eu voto quantas vezes for necessário’’, afirmou o luminense.
Marcelo Portela foi eleito nas últimas eleições dentro de um cenário convulsionado pelo governo corrupto da ex-prefeita Bia Venâncio, onde foi secretário. Afastou-se da gestão à época por não aceitar e/ou concordar com os atos de improbidade de Venâncio. Após sua saída daquela administração, continuou a traçar seu itinerário dentro de uma conduta e postura dignas de reconhecimento. O seu posicionamento hoje como vereador continua a seguir esta mesma rota. Algo que a população de Paço do Lumiar percebe e destaca como referencia no Legislativo do município.

VER. WELLINGTON SOUSA EXPLICA A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA (CÂMARA VIII SESSÃO - 08/03/2013)


Wellington Sousa explica para os demais vereadores o motivo pelo qual o Projeto de Lei  12/2012 de autoria do Poder Executivo, teve um veto em parte do artigo 11. Comenta sobre mais 2 projetos. O de n° 06 que dispõe sobre a reorganização do PREVPAÇO. E o Projeto de Lei, n° 07 que dispõe sobre a Reforma Administrativa de Paço do Lumiar. "Este é o 1° Passo para a modernização desse município." Ressaltou o parlamentar.

EX-PREFEITO DE PAÇO DO LUMIAR E PRES. ESTADUAL DO PHS, RAIMUNDO FILHO PRESTIGIA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY E PREFEITA LUIZA ROCHA EM SÃO JOÃO DO SOTER-MA


A governadora Roseana inaugurou o Hospital Municipal de São João do Sóter, que dispõe de 20 leitos e integra o Programa Saúde é Vida. 

O ex-prefeito de Paço do Lumiar e pres. Estadual do PHS, Raimundo Filho, viajou ao município de São João do Sóter (a 450 km de São Luís), onde prestigiou a prefeita do município Luiza Rocha, e a governadora Roseana Sarney, que foi recebida com festa na manhã de quinta-feira (7). Na cidade, ela inaugurou o Hospital Municipal de São João do Sóter, que dispõe de 20 leitos e integra o Programa Saúde é Vida.
Roseana Sarney estava acompanhada dos secretários de Estado da Saúde, Ricardo Murad; de Infraestrutura, Luis Fernando Silva; da prefeita da cidade, Luiza Rocha; do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; além de deputados, prefeitos, vice-prefeitos e outras lideranças políticas e comunitárias, incluindo o ex-prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Filho e ex- Sec. de Cultura de Paço do Lumiar, Ubiratan Cunha.
A governadora expressou sua satisfação em inaugurar a obra, um compromisso assumido com os moradores de São João do Sóter.  “Ninguém faz nada se não tiver saúde e é por isso que estamos dando atenção redobrada para esta área. Hoje, estou feliz em ter sido recebida com muito carinho pela população de São João do Sóter, e ainda mais, por entregar este hospital”, disse a governadora, que aproveitou a oportunidade para prestar homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta sexta-feira (8).
Na solenidade, a governadora apresentou um banner detalhando os valores relativos à obra. Foram investidos no hospital R$ 3,480 milhões, incluindo obras físicas e equipamentos.


A prefeita Luiza Rocha afirmou que o município já recebeu quase R$ 50 mil em verbas para aplicação na área da saúde e agradeceu ao Governo do Estado pela atenção dispensada à sua terra, revelando que a situação da saúde no município era difícil, uma vez que a maioria dos pacientes eram atendidos em Caxias, mas que a realidade agora será outra.

(Ubiratan Cunha, Fábio Ferreira, Raimundo Filho, Clayton Collins)
“Esse hospital é um dos maiores presentes que recebemos, pois precisávamos muito dessa unidade de saúde. O atendimento aqui era precário, não tínhamos espaço físico e tudo era muito complicado. A demanda de pacientes é muito grande e, agora, sabemos que aqui será mais um polo de saúde, pois este hospital será útil também atender aos povoados próximos”, contou a prefeita.
(Raimundo Filho e Luiza Rocha)
Primeiro atendimento - A entrega da unidade de saúde estava sendo aguardada com ansiedade pela população. Uma das primeiras a ser atendida foi Maria dos Anjos Marques, de 69 anos. A dona de casa chegou queixando-se de uma crise de hipertensão e foi de pronto atendida pelo clínico geral Thiago Rabêlo. A diretora da unidade de saúde, Caroline Azevedo, já estava a postos e antecipou que o atendimento no Hospital de São João do Sóter será 24 horas.
“Nós teremos sempre um médico de plantão e uma equipe de enfermeiros. O hospital foi inaugurado e agora já estamos prontos para atender a quem nos procurar”, frisou Caroline Azevedo, acrescentando que a unidade de saúde é dotada de sala de parto, farmácia, laboratório para exames de rotina, sala de eletrocardiograma, de Raio-X, e conta com setores de Pediatria e Cardiologia, entre outros.
Morador do município, Antônio Aquino Cardoso declarou que o hospital é uma conquista do povo sotense. “Antes, tinha gente que era transportado até de carroça para Caxias, em busca de atendimento, e isso é um exemplo de como as coisas eram difíceis para todos nós. Agora, temos a certeza que tudo será diferente”, afirmou.

SOBRE O PHS - 31




PHS CHEGA NA RAPOSA


O PHS – Partido Humanista da Solidariedade é um dos partidos que mais cresce no Estado do Maranhão e no mês de fevereiro, mais um município que ainda não tinha atuação do partido, foi conquistado, dessa vez foi a Raposa que ganhou seu primeiro filiado do partido.

O Presidente Regional da sigla partidária, o ex- prefeito do município de Paço do Lumiar, Raimundo Filho, recebeu o ex-assessor especial da prefeitura municipal da raposa e membro da igreja Assembléia de Deus, Paulo Brandão Rocha, que assinou a ficha de filiação e assumiu a direção da comissão provisória no município da raposa. “É com imensa alegria que recebo a ficha do PHS, partido que sempre admirei, agora vou desenvolver uma campanha de filiação e estruturar o partido no município de Raposa”, ressaltou Paulo.

De acordo com Raimundo Filho é importante construir e fortalecer o partido no município, que ainda não tinha nenhuma representação do PHS. “A vinda do Paulo Brandão é um grande ganho para o nosso partido, acreditamos que o partido vai se desenvolver bastante e ajudar também no desenvolvimento do município de Raposa”, frisou.

Na ultima eleição foram eleitos três vereadores na grande Ilha (São Luis, Paço do Lumiar e São Jose de Ribamar) e segundo Raimundo a determinação é trabalhar para que sejam eleitos representantes do PHS na Raposa.

VER.ANDRÉ COSTA HOMENAGEIA AS MULHERES, NO SEU DIA, 8 DE MARÇO (CÂMARA VIII SESSÃO - 08/03/2013)



O parlamentar disse que é ao lado dessas mulheres que vivemos os melhores momentos das nossas vidas, "realizando nossos sonhos." Ressaltou que as mulheres são um símbolo de amor e de desprendimento. Ao final foi aplaudido, e teve o agradecimento e o respeito das amigas de parlamento, Sílvia Inácio, Orlete Mafra e Vanusa; das funcionárias da Câmara Municipal de da população presente.


Matéria sobre André Costa no http://agenciadenoticiasbaluarte.blogspot.com.br/

PAÇO DO LUMIAR EM ALTA: PROJETO DO VEREDOR ANDRÉ COSTA ESTABELECE CALENDÁRIO DE COLETA
Paço do Lumiar terá calendário de coleta de lixo
Por Tirciane Chuvas
Um projeto de lei de autoria do vereador André Costa (PT do B) põe fim a uma reivindicação antiga da população luminense. O projeto 005/2013 estabelece a elaboração de um calendário de coleta de lixo no município. Aprovado no início deste mês pela Câmara de Vereadores, o texto aguarda a sanção do prefeito Josemar Sobreiro (PR) para virar lei. 
Vereador André Costa: projeto de lei que beneficia a população de Paço com calendário de coleta

O calendário será fixado e confeccionado pela prefeitura, que também fará a distribuição à população. Segundo André Costa, além de ser um benefício, o calendário vai proteger o meio ambiente e colaborar com a melhoria da saúde pública.

#1° ENCONTRO DA JUVENTUDE UNIDA DE PAÇO DO LUMIAR!


quarta-feira, 6 de março de 2013

INDICAÇÕES DO VEREADOR WELLINGTON SOUSA (CÂMARA VII SESSÃO - 05/03/2013)


  • Construção de uma Unidade de ensino Básica, no residencial Carlos Augusto. 

  • Wellington Sousa e Marcelo Portela - Alteração do Plano Diretor, para inclusão de novas localidades como zonas de interesse social incluindo todas as comunidades já consolidadas e ameaçadas de despejo forçado e áreas com gravíssimo problema de degradação ambiental.

VER.MARCELO PORTELA DISSE QUE A CÂMARA AMADURECEU, TEM OUTRO OBJETIVO-LUTAR PELO POVO DE PAÇO (CÂMARA VII SESSÃO - 05/03/2013)


Em seu pronunciamento, disse que a Câmara Municipal de Paço do Lumiar amadureceu bastante. "Essa casa mostra uma evolução e está totalmente voltada ao interesse da população". O parlamentar respeitou a atitude tomada pelo vereador Alderico de se colocar a disposição, e até colaborar para a elucidação da possível fraude no Concurso Público, atribuída a sua pessoa. 

Marcelo também falou que seu mandato é itinerante, e que mesmo tendo dificuldade em chegar em algumas localidades de Paço do Lumiar, vai continuar ficando perto dos seus eleitores. "quero destacar que hoje somos representantes, não só de quem votou na gente, mais desse povo inteiro, que ultrapassa 100.000 pessoas". 

Conversou com os seus companheiros de tribuna, sobre a importância de estarem unidos pela causa maior -  Fazer de Paço, uma grande e valorizada cidade. "Vamos desarmar o palanque e trabalhar pelas pessoas, tão sofridas e necessitadas do nosso município. Sempre respeitei, e vou continuar respeitando quem, comigo, luta pelas melhorias de vida, dos luminenses". Finalizou.

CAMPANHA - NOSSO PAÇO AINDA TEM BELEZA, SIM SENHOR! (Foto: Timbuba)


A Secretaria de Infraestrutura de Paço do Lumiar informa


Clayton, sobre a demanda sobre Infraestrutura de Paço do Lumiar, seguem esclarecimentos:
 
A Secretaria de Infraestrutura de Paço do Lumiar informa que, num prazo de 15 dias estará iniciando a operação tapa-buracos em todas as vias em estado crítico do conjunto Maiobão e adjacências. Vale ressaltar ainda que, nos conjuntos Jaguarema, Paranã e  Vilas Cafeteira e Abdalla I,  já estão sendo realizados serviços de limpeza das ruas (abrindo caminho) e terraplanagem. 
 
Certos dos devidos esclarecimentos,

-----------------------------------------------------

"TENHAM PACIÊNCIA, VOU ANOTAR TUDO E LEVAR PARA O PREFEITO" DIZ LÍDER DE GOVERNO, VER.CAMPELO (CÂMARA VII SESSÃO - 05/03/2013)


O parlamentar anunciou boas notícias ao povo, segundo ele, agora no dia 15 deste mês, a iluminação pública será reestruturada, e no mês de Junho, o município será asfaltado. Comentou que a era de se indicar profissionais da educação por politicagem acabou, e que o prefeito Josemar Sobreiro "Vai transformar Paço do Lumiar no melhor município dessa metrópole". Finalizou dizendo que os pedidos dos vereadores já estavam anotados, e que iria levar ao prefeito.

segunda-feira, 4 de março de 2013

POEMA TERRA TÃO LINDA - PAÇO DO LUMIAR de Clayton Collins em TIMBUBA (TIMBAÚBA)


POEMA TERRA TÃO LINDA - PAÇO DO LUMIAR
De Clayton Collins

É uma terra tão linda, que nem sei por onde começar.
Mas é um lugar de gente humilde, que tira o sustento do mar.
Aqui tem solo fértil, tudo que planta, dá.
Estou falando da nossa terra - PAÇO DO LUMIAR.
Você fica tão fascinado e sem entender,
que o cheio desse lugar, toma conta do seu ser.
Intrigado, quer perguntar, quer interagir.
Ninguém sabe muito, mas tenta te divertir.
Conta suas histórias, seus desafios, e algumas desilusões.

Mas esse povo é guerreiro, é lutador, e tem lá suas razões.
Pra sofrer tanto, ser despejado, ser humilhado;
Passando por tudo isso, o coração fica despedaçado.
Mas é nesse momento, que junta forças pra rir.
E o poder de Deus, começa a nos dirigir.
O milagre então acontece,
e todos os anjos, escutam a nossa prece.
Nem uma plantação, nem um lar pode cair,
essa terra é tão linda, não deixará de existir.

Ha! Paço do Lumiar, tenha a certeza que beleza tu tem.
Identidade única, que não perde pra ninguém.
Muitos sem coração já te maltratou.
Ao contrario deles, muitos só te amou.
E vão continuar a te amar, pois esse é nosso pedacinho de terra, chamado - PAÇO DO LUMIAR.
Muitos se foram, mas muitos ainda vão ficar,
Pra cuidar de ti ó grande mãe, e nunca te desamparar.

ANO LETIVO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL


Aulas - O ano letivo da rede pública municipal tem início na próxima segunda-feira (04/03) em todas as escolas da rede e comunitárias. O atraso do calendário escolar se deu pelas obras emergências realizadas pela prefeitura de Paço do Lumiar em atendimento às solicitações da Semed, que após vistoria, constatou a necessidade e de serviços de recuperação estrutural nas escolas da rede. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marconi Lopes, foram realizados pequenos reparos na estrutura físicas das escolas para que as crianças retornem às aulas em total segurança.

domingo, 3 de março de 2013

TIMBUBA OU TIMBAÚBA? EM PAÇO DO LUMIAR. NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA!

#JUVENTUDE UNIDA DE PAÇO DO LUMIAR.



Jovem não é só aquele do Iphone, das redes sociais. Patrick, por exemplo, tem 14 anos, e sua principal diversão, é ajudar o seu pai na pesca, em Timbuba. Pesca e rema, desde os 7 anos de idade. E se orgulha da nossa terra, Paço do Lumiar!

#LUTADOR DE PAÇO!


Você sabe qual é o segredo de um bom barco, ou canoa? O senhor Domingos me ensinou que é o Ponto de Fasquilha. é que essas separações da canoa tem de ser extremamente bem calculadas, pra que a canoa seja de qualidade. Desde os seus 20 anos de idade que ele faz esse serviço, e pasmem, ele aprendeu sozinho. Diz que isso se aprende com a vida, e não na escola. Ele tem 61 anos, e é filho do município de Humberto de Campos. Hoje, um lutador de Paço do Lumiar.

#CRIME AMBIENTAL 



Nada sai barato. O crescimento da população traz malefícios a natureza, que sofre com a sujeira produzida pela cidade.

Nada impede de termos consciência, e amar a nossa terra, que nos dá o sustento pra viver!