sábado, 2 de março de 2013

EIXO VILA CAFETEIRA DÁ NOTA ZERO PARA O TRANSPORTE ALTERNATIVO, PARA A PREFEITURA E PARA A DIMINUIÇÃO DAS ROTAS DOS ÔNIBUS


TRANSPORTE ALTERNATIVO

A principal reclamação dos moradores é com relação a inconsistência de rota. As pessoas não sabem onde podem ou não desembarcar, pois as vans decidem se querem ir ou não pra onde o passageiro deseja. "Elas não são iguais aos ônibus , entende , eles não seguem só uma linha".

Os moradores já até interditaram as ruas, pois alegam que  o Transporte Alternativo é desorganizado, e devido o peso dos veículos, destroem as ruas. "As ruas já não prestam, e ainda bagunçam? reclama um morador.

A maioria das reclamações são dos moradores do Conjunto Abdalla 2. "Na ida para o centro, eles vão por um lugar na volta , não querem mais passar pelo mesmo lugar. Eles só querem se aproveitar do povo. Escuta só , na ida para o centro eles passam pelo Habitar , agora na volta não querem mais passar". Relata um jovem, inconformado com a situação.

PREFEITURA MUNICIPAL


Moradores daquela localidade estão sofrendo com a falta de ônibus. Devido a buraqueira na região, a rota foi diminuída, causando uma revolta na população "Os ônibus, simplesmente, deixaram de passar no Conj.Habdalla 2 e Habitacional Edinho Lobão, e está indo direto do Conj.Rosena para a Vila Cafeteira, isso é um absurdo." Relata um morador.


RESPOSTA

O Sec.Adj. de Infraestrutura, Eloilson Santos, disse que até o dia 11 deste mês de Março, as máquinas vão voltar ao trabalho. "Queremos um trabalho bem feito, e que dure por muito tempo" disse.

JUVENTUDE UNIDA DE PAÇO DO LUMIAR!


A juventude reunida, para discutir sobre a FACE NIGHT, que terá seus lucros revertidos para as crianças da Comunidade Todos os Santos, Eixo Vila Cafeteira. Breve mais detalhes!

UM POUCO SOBRE A COMUNIDADE DO PAU DEITADO - PAÇO DO LUMIAR



Conhecendo o município, fico cada vez mais pasmo e triste com a situação da nossa gente. São muitas as necessidades, e Paço é muito diferente. Seu povo tem suas particularidades, de acordo com a região. Essa em questão é o Pau Deitado.
Ao lado dessa cratera, tem uma fonte chamada hoje de Buraco do O, mas antes era a Fonte do O. Que segundo moradores, um dia já foi limpa e cristalina. Recebendo, inclusive, a visita de companhias de tratamento de água mineral. Acontece que a poluição foi tanta, que essa água não tem mais a pureza de antes, se é que ela ainda existe. "Quando eu era criança chegava em casa jogava a água fora, só pra voltar de novo." Relatou emocionado um jovem nascido no local.


Mas porque Pau deitado?

Os moradores me falaram que o nome vem de um acontecimento histórico nessa região, que chamam de braço de mar, pois recebe forte quantidade de água da chuva, ocasionando a erosão. Uma árvore caída se tornou uma espécie de ponte para os moradores.

“Ali era uma fonte que todo mundo se abastecia. E o nome Pau deitado, é porque toda a pancada de água que vinha da chuva cai ali. Devido a erosão, há aproximadamente 62 anos, caiu uma arvore, onde as pessoas passavam por cima desse pau. Dai ficou Pau Deitado, nome oficializado pelo então prefeito Alfredo Silva. Mas o nome era Vila São Pedro”.

                            

Obra não finalizada

Os moradores relataram que no mandato do ex-prefeito Gilberto Aroso, foi feita uma parceria com o então prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, para asfaltar a estrada que liga Timbuba, Canavieira e Sitio do Apicum que dá acesso direto a Estrada do Panaquatira. O povo disse que Gilberto deixou recurso, só que a ex-prefeita cassada Bia Venâncio não concluiu a obra.
“Foi uma obra não terminada, eles começaram a asfaltar. A prefeitura de Ribamar com Paço do Lumiar. Luís Fernando na época, concluiu a parte dele, tanto que a estrada tem meio fio. Na comunidade Alto da Esperança, foi construída uma caixa d´água, e foram feitas algumas valas na pista, que era pra colocar uma tubulação que nunca funcionou, dizendo o prefeito que deixou o dinheiro em caixa. ". Disse o morador.


Praça Sorrisal

Assim chamada uma praça que o ex-prefeito Amadeu Aroso construiu naquele local. “Com a primeira chuva, a praça desapareceu. Esse problema vem desde a época da administração de Amadeu, era muito pior”.

#TETO DO RIO ANIL SHOPPING. MATÉRIA SOBRE DESABAMENTO E INCÊNDIO NO SHOPPING. VEJA O VÍDEO, onde a Defesa Civil diz - "O TETO DESABOU, SÓ ISSO!"



#MAIOBÃO NO ESCURO!



Diversos moradores reclamam ao blog Paço em Foco da falta de iluminação pública em suas ruas. 


"Todos os postes daqui da rua estão sem energia e a CEMAR nos informou que esse problema faz parte de Paço do Lumiar e nós temos que ir lá, ou ligar pra prefeitura. Aqui todo mundo entra correndo em suas casas". Disse uma moradora das proximidades da AV-04 que não quis ser identificada.

O 'mágico' é que ninguém consegue fazer nada pra mudar esse péssimo trabalho da CEMAR e da CAEMA. Nem mesmo, até então, a prefeitura, nem a Câmara. Essas empresas estão abarrotadas de processos, e já estão até acostumadas com isso.

Na minha humilde opinião, elas só maltratam o povo porque não existe concorrência a altura, pra acabar com esse desrespeito com o povo.

#PAÇO DO LUMIAR. NOSSAS CRIANÇAS



Todos os Santos, este é o nome desta localidade no nosso município. Faz parte do Eixo Cafeteira. Para brincar, não tem hora e nem lugar, criança, é criança. A diversão sempre está presente. Mas o que mais preocupa, é pensar qual será o futuro delas, em tal situação de abandono. Falta educação de qualidade, alimento e moradia.

Sabemos que a educação transforma as pessoas em cidadãos conscientes e que sabem discernir e tomar decisões que impactam positivamente em suas vidas e da sociedade.

Vamos sempre exigir educação de qualidade, para que as nossas vidas sejam compostas de momentos, onde poderemos optar, pelo melhor, e pela união, onde dessa atitude surgirá uma sociedade mais justa e humana.

#DESPEJO FORÇADO



Saibam que tem muitas pessoas importantes muito interessadas, em por nossos luminenses no olho da rua, sem pena, e nem um pouquinho de dó. 

Mais a nossa missão é não esquecer nossos irmãos da Zona Rural, das famílias que tiram seu sustento da terra, e que nos proporcionam alimentos de qualidade em nossas mesas.

Povo sem muita tecnologia, que se esforça pra viver do que planta. Mas que além das dificuldades da vida, ainda tem de enfrentar pessoas de má fé, que se julgam donos das suas terras.

A JUVENTUDE, ESTÁ AO LADO DO POVO DA ZONA RUAL DE PAÇO DO LUMIAR. NÃO AO DESPEJO FORÇADO!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VER.CAMPELO FALA SOBRE BATALHÕES DA POLÍCIA MILITAR (CÂMARA V SESSÃO - 28/02/2013)





VER.JORGE MARU DISCUTE COM WELLINGTON SOUSA SOBRE ILUMINAÇÃO PÚBLICA (CÂMARA V SESSÃO - 28/02/2013)



O vereador do PRB apontou as dificuldades para a trafegabilidade na rua 61 do Maiobão. Trajeto de extrema relevância, devido a presença da Unidade Mista. Apresentou sua indicação na Câmara. O Executivo fez-se presente, e entendeu o recado, mandando máquinas para trabalharem na recuperação da rua. Jorge Maru agradece ao Executivo, pelo início dos trabalho. Confira o discurso.

NO TAMBAÚ ESGOTO E BURACOS VIRARAM CARTÃO POSTAL


Ao entrar no Tambaú você se depara com o primeiro obstáculo, uma vala aberta. Depois tem um outro buraco enorme, com mais de 3 metros de profundidade. E por ai vai. Esse bairro sozinho, junta muita sujeira. Sem falar nas doenças que a proximidade com mato e o esgoto proporcionam, quem vive lá sabe disso.


Esse buraco é muito profundo e durante a noite é quase impossível percebê-lo. Dai o perigo  para a população, principalmente as crianças, que por ventura trafeguem por essa localidade.


Não sei se seria correto dizer que a população tem de ter mais consciência e tentar por o lixo em locais que facilitem a coleta, porque serei criticado de cara, por tal opinião. Mas, ainda acredito que a educação ajuda muito na limpeza da nossa cidade. Essa imagem me chamou bastante atenção para essa questão.


Esgoto não é mais novidade pra ninguém que mora em Paço do Lumiar, principalmente no Maiobão, Tambaú, Paranã e por ai vai.






#JOVENS, NOSSO PAÇO PRECISA DA NOSSA GARRA!



Nós temos força e vitalidade, pra lutar pela nossa terra. Cuidar dos mais velhos, que cuidaram das nossas plantações. Da natureza de Paço do Lumiar, tão rica e bela, que hoje está maltratada com risco de nunca mais existir. Dos nossos rios, onde nossos avós tiravam o pescado pra se alimentar, só resta poluição e nada mais. Nossa natureza está clamando por socorro. Se não fizermos nada, nossos netos nunca saberão que o Paço foi tão lindo!

VER.ORLETE MAFRA DEFENDE AS MULHERES DE PAÇO DO LUMIAR (CÂMARA V SESSÃO - 28/02/2013)





VER.MIAU OLIVEIRA - BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR (CÂMARA V SESSÃO - 28/02/2013)

            

VER.MARCELO PORTELA DISCUTE SEGURANÇA, CRIMES AMBIENTAIS, ATENTADO DE MORTE E VISITA AO MINISTÉRIO PÚBLICO (CÂMARA V SESSÃO - 28/02/2013)

Visita do parlamentar ao Ministério Público. Marcelo Portela se põe a disposição, e conversa rapidamente com  a promotora de justiça da Comarca de Paço do Lumiar, Nadja  Veloso  Cerqueira. A promotora diz que devido o nosso município ser a periferia de São Luís, os problemas realmente estão aqui. Corroborando com essa afirmação, Marcelo diz que está ao lado da população e do MP nessa luta, para mudar a realidade do nosso município.


Discurso na Câmara



muni



VER.WELLINGTON SOUSA DISCUTE SEGURANÇA, ILUMINAÇÃO PÚBLICA E VIVA MAIOBÃO (CÂMARA V SESSÃO - 28/02/2013)


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

#MAIOBÃO - DESCASO COM O POVO NA UNIDADE MISTA


Não tem idade, você tem de dormir na fila, pra conseguir se consultar. São pessoas de todas as partes do município disputando vaga a vaga. "Se quiser conseguir, tem de dormir na fila, não tem outro jeito" disse uma senhora.


                            

Minha senhora, de ter, tem sim. Basta o povo pressionar as autoridades pra não ficar só enchendo o bolso e deixando esse povo sofrendo em fila de hospital. Já não basta a doença, ainda tem de ser humilhado numa espera interminável?

Opinião do povo via Face

O problema é que as maes deles nao precisam enfrentar fila pra saber e quando chove como fica ???? um dia desses passei umas 5 da manha as pessoas estavam do lado de fora da U.M. por que nao podia entrar por um motivo de insegurança disse o senhor seu guarda ... Saude publica,ainda, um descaso no Brasil inteiro !

#MAIOBÃO - RUA 61.


O jeito é...dar um jeito como dá! Se a Caema não resolve, e ninguém consegue nem sequer processá-la, porque ela já está cansada disso, o jeito então, é dar o jeitinho brasileiro, ou, o JEITINHO LUMINENSE!

#POVO SOFRIDO, E SEM DESCANSO


Olha pra cara desse povo com bastante atenção, e vê se você encontra alguma felicidade. Essas pessoas estão ai (Pindoba) porque podem, a qualquer momento, ficar sem casa, sem terra pra plantar. Ou seja, ficar sem vida. Esse senhor tem exatos, 50 e...74, ele quase nem sabe mais a sua idade. Mas sabe de uma coisa - PODE SER DESPEJADO!

E você claro, não vai deixar de trabalhar, estudar, viver a sua vida, pra lutar por eles não é mesmo? Errado. Esta é a nossa gente, que está aqui, há muito mais tempo, escrevendo a nossa história, que pode ser apagada, ou melhor, esmagada por tratores, que vão deixar apenas destroços de um Paço do Lumiar, que só vai ser lembrado, e não mais vivido.



#CÂMARA MUNICIPAL, NOSSA VIDA PASSA POR AQUI.

Você não tem ideia de como isso aqui é importante. Na verdade nossa vida é decidida aqui. Tudo que vai acontecer em nossa cidade, é discutido aqui. São aprovadas as leis, que impactam diretamente no nosso dia a dia. Um lugar que muitos nunca foram, ou pior, nem sabem que existe. Não critico, porque eu também não sabia. Mas, gente, a raiva da política, não leva a nada. Ou melhor, só leva a situações iguais a essa que estamos vivendo - Um lugar sujo e pobre. Onde pessoas que conhecem bem, e sabem que o povo não dá a mínima pra isso, usa o poder só pra ficar mais rico. Nosso Paço sofreu muito, é hora de mudança. Não aqui criticando o atual prefeito, mas sim falando do Paço no decorrer da história mesmo.

NOSSOS RIOS CURURUCA, BURACO DA JIA E SEBÃO PODEM MORRER COM TANTA POLUIÇÃO



Condomínios Pitangueira 1, 2 e 3, localizados na Estrada de Ribamar - Bairro Maracajá estão lançando seus esgotos nos Rios Cururuca, Buraco da Jia e SebãoSegundo informante do Blog do Neto Cruz , nesses apartamentos tem uma estação de tratamento de esgoto. Mas os moradores, segundo um funcionário do local,  despejam o esgoto direto no rio, sem tratamento.   Estes rios são confluências das águas do Porto do Paço do Lumiar, Porto do Pau-Deitado e a das águas da Praia do Panaquatira. 











Quando você passa pela MA 201, que passa por Paço do Lumiar e que liga a Maioba a São José de Ribamar, mais precisamente no Bairro Cururuca (sede de Paço do Lumiar) você pode se depararar com essa triste realidade. O Rio Cururuca (um dos rios mais antigos no município de Paço do Lumiar) está completamente poluído.






Lei Ambiental 

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. – Seção 3 – Artigo 54 diz: Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
Diz ainda no mesmo Artigo: V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos: Pena - reclusão, de um a cinco anos. A população aguarda uma posição e atitude do poder público em todas as esferas: MUNICIPAL, ESTADUAL E/OU FEDERAL.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

V SESSÃO É MARCADA POR DESCONFORTO ENTRE VEREADORES

(Frase de Jorge Maru)
O vereador Jorge Brito disse que atitudes como estas podem atrapalhar uma administração "algumas pessoas levam fofoquinha, ficam com aquelas briguinhas, pra querer queimar a imagem do vereador, e as vezes acaba é atrapalhando uma administração. Porque cria uma inimizade, conflito entre vereador. Coisa que não pode acontecer no nosso município"

Jorge Maru diz que é amigo de Gilberto Aroso e Alderico campos

"Vou continuar sendo amigo de Gilberto, vou continuar sendo amigo de Alderico. Não vou me esconder. Se eu vou almoçar num restaurante, é porque o restaurante é público. 

O vereador Miau chegou pra almoçar, inclusive eu que o convidei pra sentar junto a mesa com a gente. Ele ficou até meio assim receoso,  eu falei que nada rapaz, senta aqui. Estamos aqui almoçando, tem nada haver. Ninguém tem que se esconder...

...E dizer que o vereador Jorge Maru não é escada  pra ninguém subir nas costas dele"...



Ver.Campelo defende prefeito Josemar Sobreiro 

"Olha o tamanho da Câmara pra poder absorver 39 funcionários. Isso é ética? Pelo amor de Deus gente. Vamos ser mais responsáveis nas nossas colocações. Mais responsáveis nas nossas cobranças. Porque, claro. Nosso prefeito tem que ser cobrado, mas de maneira coerente. é...por exemplo, o nosso gestor não tem nem dois meses de gestão. Pelo amor de Deus gente, vamos ser mais éticos."



"Líder de governo não é aquele que fala alto e gritaAlderico Campos

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TERMINAL DO MAIOBÃO. IDÉIA DE ESTUDANTE DO MAIOBÃO, BOMBA NO FACE, CONFIRA!

OS ESGOTOS DO MAIOBÃO

(Av-13)
Todo mundo sabe que quando estoura um esgoto no Maiobão, ele fica lá durante muito tempo escoando água. Nessas fotos, você observa o despreparo dos funcionários dessa empresa - CAEMA. Mas nem culpamos eles, pois tem de levar alimento pra suas famílias, e para isso se submetem a tal situação de risco para sua saúde. Pois sem nenhuma proteção, eles entram nos esgotos e fazem a 'limpeza'.

(Av-12)

INDICAÇÕES DO VER.WELLINGTON SOUSA (CÂMARA IV SESSÃO - 22/02/2013)


INDICAÇÃO N - 048/2013
INDICA AO EXECUTIVO QUE ADOTE AS PROVIDÊNCIAS PARA A RECUPERAÇÃO URGENTE DO CALÇAMENTO E DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO "VIVA MAIOBÃO", E SUA REESTRUTURAÇÃO, COM A CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS PARA A PRÁTICA DO DESPORTO E DO LAZER, INCLUSIVE PLAYGROUND PARA AS CRIANÇAS.


INDICAÇÃO N - 049/2013
INDICA A RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA, COM SISTEMA DE DRENAGEM DA AVENIDA 01, DO CONJUNTO MAIOBÃO.


INDICAÇÃO N - 050/2013
INDICA A RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA, COM SISTEMA DE DRENAGEM DA AVENIDA 14, DO CONJUNTO MAIOBÃO.



















INDICAÇÃO N - 051/2013
INDICA AO EXECUTIVO QUE ENCAMINHE PROJETO DE LEI CRIANDO O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME E ERRADICAÇÃO DA POBREZA EM PAÇO DO LUMIAR.

NÃO AO DESPEJO FORÇADO. NA LUTA ESTÃO OS VEREADORES - MARCELO PORTELA E WELLINGTON SOUSA. TAMBÉM O PREFEITO JOSEMAR SOBREIRO


O PODER PÚBLICO VOLTA AO ENCONTRO DO POVO

                                                            

Marcelo Portela agradece a Concita da Bindoba. "Eu já venho nessa luta pela parte da Sociedade Civil há muito tempo, e hoje eu tenho o prazer de estar aqui como vereador, como representante eleito por vocês,  pra desempenhar esse trabalho. Nas lutas anteriores, eu sempre reclamava enquanto cidadão luminense, da ausência do poder público. Da ausência do Legislativo. E vejo que não só eu, que já venho engajado nessa luta há tanto tempo. tenho aqui a presença de um irmão, o vereador Wellington Sousa. Estaremos ali somando. E tenho certeza que outras pessoas virão, e estarão engajadas nessa luta. Essa presença de vocês nos motiva".

O LEGISLATIVO NA GESTÃO DE BIA SE OMITIA 

Wellington Sousa fala que o Poder Legislativo se omitia frente aos desmandos da administração da ex-prefeita cassada Bia Venâncio. "O que chegar naquela Câmara que for de interessa da coletividade. Que for de interesse público. Nós vamos votar, nós vamos discutir. Vamos aprovar. Aquilo que afeta o nosso interesse, que vai contra a vontade da população, vocês tenham certeza que da parte do vereador Wellington Sousa. Tenho certeza também que da parte do vereador Marcelo Portela, não será aprovado. Naquela Câmara nós estamos primando pela transparência. Acabou aquele tempo que chegou uma lei, todo mundo votou e ninguém sabe o que é."
                         
DISCURSO DE MARCELO PORTELA



DISCURSO DE WELLINGTON SOUSA



"A PREFEITA BIA TEM CONSCIÊNCIA DE TUDO AQUILO QUE O PAÇO DO LUMIAR PRECISA".

Disse o ex-vereador cassado Thiago Aroso, em sua visita a comunidade. "...Assim como ela tem a certeza, que tem em mente também tudo aquilo que a comunidade da Pindoba precisa e necessita, pra que ela possa se desenvolver,  pra que ela possa progredir. Diante de tantas mentiras, tantos factoides, de tantas falsas notícias, relacionados a nossa prefeita, e relacionados a nossa administração."


JOSEMAR SOBREIRO DIZ QUE NENHUMA CASA VAI CAIR, ENQUANTO ELE FOR PREFEITO



FOTOS

(Concita da Pindoba, Marcelo Portela, Clayton Collins, Bira)
(Bira, Marcelo Portela, Diogo Cabral, Wellington Sousa)