segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Paço do Lumiar implantará Usina de Tratamento de Lixo.

Iniciativa extinguirá o lixão existente no município e terá capacidade para reciclar 300 toneladas de lixo por dia.
Representantes da prefeitura em visita técnica, acompanhados pelo subsecretário de Políticas de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente do DF, Paulo Cézar.
O prefeito e vice-prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro e Marconi Lopes, respectivamente, visitaram nesta quinta-feira (17) a Usina Central de Tratamento de Lixo (UCLT), localizada no Setor P-Sul de Ceilândia, no Distrito Federal. O objetivo da visita é conhecer o funcionamento da unidade, que é uma das maiores que operam no país, para planejar a implantação de uma usina de reciclagem no município.


A implantação de uma unidade de tratamento de lixo em Paço do Lumiar atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em dezembro do ano passado, que prevê a extinção de todos os depósitos de resíduos a céu aberto – lixões -, até 2014. Com esta iniciativa, Paço do Lumiar contará com uma usina com capacidade para reciclar 300 toneladas de lixo por dia, acabando assim com o lixão existente no município.

Marconi Lopes explica que a implantação da usina englobará os serviços operacionais de triagem, reciclagem e compostagem do lixo recolhido em Paço do Lumiar, com o intuito de melhorar as condições de tratamento e disposição dos resíduos sólidos e minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde pública.“Atualmente, são coletados mensalmente cerca de 7.000 m³ de lixo no município. Com a implantação da usina, buscamos garantir um meio ambiente saudável, adotando propostas inovadoras em termos tecnológicos, de segurança ambiental e de cidadania - tanto no uso sustentável dos recursos naturais, quanto no manejo adequado dos resíduos sólidos”, ressalta.

Para o prefeito Josemar, além dos aspectos de beneficiamento do meio ambiente e da qualidade de vida da população local, a usina favorecerá os luminenses com a geração de empregos. “Estamos buscando oferecer uma política que possibilitará a criação de uma cooperativa de catadores, que farão a triagem do material coletado visando à reciclagem”, destaca.

Coleta de Lixo – Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Paço do Lumiar intensificou os serviços de limpeza nas avenidas e ruas da cidade, estabelecendo uma coleta regular, eliminando diversos lixões espalhados pelo município (oito focos de acúmulo de lixo) e inserindo novas áreas de atuação de coleta em bairros que antes não contavam com o serviço.

O serviço atende 43 regiões do município que conta com coleta regular, de segunda a sábado, das 07h30 às 17h. Recentemente, por conta de problemas técnicos, o serviço foi prejudicado em algumas localidades, mas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) já está regularizando a situação nos bairros que tiveram o cronograma prejudicado. “Estamos reconstruindo com planejamento a cidade de Paço do Lumiar, que foi vitimada no passado por uma gestão marcada por irregularidades na gestão dos serviços a serem garantidos para a população”, concluiu o secretário e vice-prefeito do município.

Sem comentários:

Enviar um comentário