segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CAPS de Paço do Lumiar realiza semana de saúde mental

  • O Centro de Atenção Psicossocial de Paço do Lumiar (CAPS II) realizou uma vasta programação com os pacientes, equipe médica e facilitadores sociais para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro). Com o tema “I Semana de Saúde Mental”, o evento realizado de 7 a 10 de outubro, no CEM Domingos Vieira Filho, no Maiobão, oportunizou que todos os participantes mudassem a forma de ver as pessoas que sofrem de transtornos mentais, conhecendo o universo dos pacientes.
    Atividades grupais desenvolvidas no Centro como metodologia de tratamento dos pacientes marcaram a Semana, entre elas, a apresentação teatral da peça "Nós do CAPS”, que encenou de forma satírica a realidade Sistema Único de Saúde (SUS); a exibição de um vídeo institucional com imagens do dia-a-dia dos pacientes em tratamento; exposição de artesanato com materiais recicláveis e oficinas. 
    A estudante Laryssa Braga disse que a programação realizada na sua escola a levou a esclarecer dúvidas e adquirir conhecimento sobre os serviços do CAPS, e o direito dos usuários do SUS."Foi uma grande surpresa para mim, não esperava ver pessoas tão divertidas, e o mais importante, que merecem todo o nosso respeito”, comentou.
     O coordenador do CAPS, Marcelo Oliveira destacou que a Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária, garantindo a livre circulação das pessoas com transtornos pelos serviços e pela comunidade. 
    Referência – O CAPS de Paço do Lumiar possui a maior estrutura da região metropolitana, com uma equipe multidisciplinar de profissionais nas áreas de psicológica, psiquiatria, assistentes sociais, enfermeiros, educador físico, facilitadores de trabalhos artesanais, e ainda, acolhimento, visitas domiciliares, atividades externas, oficinas de reabilitação e atendimento individual ao paciente e familiares.

Sem comentários:

Publicar um comentário