segunda-feira, 22 de abril de 2013

PREFEITO JOSEMAR SOBREIRO em O IMPARCIAL!


Prefeito de Paço do Lumiar comenta melhorias de sua administração

Josemar Sobreiro fala sobre a nova realidade vivida pela população. Maior desafio está na reorganização financeiro e administrativa do município


Publicação: 22/04/2013 09:45

"Encontramos uma cidade à beira do caos e nos ocupamos, nesse primeiro trimestre, em arrumar a casa. Agora, vamos começar a executar os projetos", disse o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), sobre as dificuldades encontradas ao assumir a gestão municipal no início deste ano. As maiores reclamações da população eram nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, esta última, um desafio ao novo prefeito, dados as inúmeras deficiências e péssimo estado de conservação das vias. O prefeito esteve na redação de O IMPARCIAL, acompanhado do vice-prefeito Marconi Lopes (PSL) e do assessor de imprensa, Stênio Kavazaki. 

Paço do Lumiar estava em um verdadeiro buraco, por conta de tantos problemas, ressalta o prefeito. Problemas estes que vêm sendo sanados com trabalho, uma equipe coesa e a parceria entre o prefeito e seu vice, o advogado Marconi Lopes. "Quando assumi a prefeitura de Paço do Lumiar, o fiz com o objetivo de melhorar a vida da nossa população e parte deste trabalho já pode ser visto", diz Josemar Sobreiro.

O prefeito ressalta que, hoje "Paço tem uma administração parceira e presente".
Uma das primeiras medidas do prefeito foi abrir concorrência para iniciar, em caráter emergencial, a Operação Tapa-Buracos. "Vamos aguardar esse período chuvoso e dependemos agora do processo licitatório. Assim que for finalizado, iniciamos o trabalho de fato", disse. Para atenuar os problemas, o prefeito realizou ações pontuais a fim de garantir o tráfego de veículos e pedestres. As ruas da Vila São José, Vila Cafeteira, Paranã, Iguaíba e Mojó receberam piçarramento. "Parte deste trabalho está sendo perdido por conta das chuvas, mas estamos refazendo, à medida que vêm as chuvas, para que a cidade tenha condições de trafegamento", explica Sobreiro.

Os bairros Maiobão e Paranã apresentam outro problema para a administração: muitos bueiros a céu aberto foram identificados. Para dirimir a questão, o prefeito tem conversado com a direção da Companhia de Abastecimento e Saneamento (Caema) e cogita, inclusive, ação judicial para forçar uma solução. "Queremos que a empresa ajude e desobstrua os bueiros, que faça sua parte. No Maiobão, principalmente, há um problema sério na parte de esgotamento. Está muito prejudicado", enfatiza.

Geração de emprego e renda
Convocar os 122 aprovados no concurso realizado em 2010 foi outra medida dos primeiros 100 dias de gestão. Para o prefeito, era devido o direito de quem estudou e obteve êxito com a aprovação. "Então, o que tínhamos a fazer era o que não foi feito antes: convocar estas pessoas para trabalhar, ocupar seus cargos". Josemar Sobreiro também pensou na assistência social, entre suas prioridades, e conseguiurecursos para a construção de sede própria ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ao Centro de Referência Especializado de Assistênia Social (CREAS), que atendem o município. "Entendemos que para este trabalho social ter êxito, é preciso que seja feito em local adequado e com estrutura", reforça.

Paço do Lumiar tem em funcionamento uma unidade de saúde com várias especialidades e que atende a população, o que antes, não havia. "A demanda em saúde da cidade era atendida de forma terceirizada. Colocamos em funcionamento esse Centro e vamos construir ainda um hospital, que o município não tem", garante o prefeito. O Centro de Especialidades e Diagnósticos (CED) oferece à comunidade exames de média
complexidade, atendimento ambulatorial e especialidades (pediatria, oftalmologia, cardilogia, ultrassonografia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e radiologia). As unidades mistas também estão em funcionamento. Os bairros Tambáu e Mojó ganharão unidades básicas de saúde. Agora, o prefeito trabalha em busca de verba para que a cidade tenha seu primeiro hospital.

Na educação, outro pilar prioritário da gestão, foi realizada a campanha de matrícula com o título "O futuro do seu filho começa na escola". Dez mil vagas foram disponibilizadas na educação infantil, ensino fundamental e EJA, nas 57 unidades de ensino do município. O Calendário Escolar 2013, que define avaliações, datas para reuniões de gestores, período das férias e demais atividades pertinentes; seletivo e capacitação de gestores; contratação de 128 professores; reajuste da categoria; e reforma emergencial em 56 escolas foram metas importantes já cumpridas no setor, nestes primeiros 100 dias.



CLICK E VEJA A REPERCUSSÃO DA MATÉRIA NO FACEBOOK

Inadimplência

Paço do Lumiar tinha baixa arrecadação de imposto, segundo relatório feito pela atual gestão. O rombo encontrado era grande e inviabilizava, inclusive, pagamento de folha. Outro problema dessa inadimplência era o risco do município perder recursos e assim, deixar de executar projetos de interesse da população. Com esforço, o prefeito, ao
assumir, priorizou a quitação do pagamento do funcionalismo, que estava com os vencimentos em atraso. Os pagamentos foram da ordem de R$ 1,9 milhão, só em salários atrasados de dezembro do ano passado, referente a servidores da Saúde e Educação. Para sanar as contas, o prefeito formalizou o recebimento do imposto.

No modelo implantado nesta gestão, cada contribuinte paga diretamente em agência bancária seu imposto e tem acesso a dados da arrecadação municipal. Também tem acesso ao que está pagando e sabe para que será investido. Tudo é por meio bancário. Antes, era direto com a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz). O município também não opera mais com cheque, todos os pagamentos são feitos via instituição bancária. Essas medidas diminuirão a inadimplência e vão garantir os recebimentos para aplicação nas melhorias que a cidade precisa. "Moralizamos a arrecadação de impostos, levando ao conhecimento do contribuinte e conferindo transparência nos recebimentos", destacou o vice-prefeito, Marconi Lopes. O que foi deixado em inadimplência ainda é uma barreira para as ações da gestão, mas, segundo o prefeito Josemar Sobreiro, serão dirimidas gradativamente.

9 comentários:

  1. Agora ele ataca Raimundo Filho quem tanto lhe ajudou. Será que já não deu tempo de ele organizar a casa, até a prefeitura ele fechou por trinta dias para isso, não foi suficiente? E tambem em tres ja daria para ter feito a licitacao para o tapa-buracos, mas para contratar a empresa para a coleta de lixo que é de péssima qualidade deu, só porque era de um empresário que financiou sua campanha. Me compre mil bodes Josemar, vc pensa que engana quem? Enquanto estiver com esse vice mandando em vc o povo daqui tá lascado e mal pago, pois nem dia certo os funcionários sabem quando recebem seus salários.

    ResponderEliminar
  2. Vocês nao conhecem a realidade do nosso municipio, Oaco do lumiar vive hoje uma nova era, o municipio e um verdadeiro canteiro de obras, os postos de saude tem medicamento e atende a todos os tipos de especialidades, as escolas estao todas reformadas pela atual gestao, em parceria com o prefeito nota 10 e futuro deoutado federal Raimundo Filho, o povo nao tem do que reclamar, deixa o homem trabalhar, o paco ta lindo lindo, o viva maiobao esta um brinco, o jardim belissimo, meu Deus, obrigado por eu morar aqui e ainda por cima ser governado por um prefeito tao competente e um exemplo de honestidade, as vezes eu fico me perguntando, sera que a minha familia merece tanto, agora uma coisa e certa, o paco e um canteiro de obra e o Cefran tambem, esta todo em obras e la eu acho que nao chove, oh cabra de sorte o meu prefeito, te amo Josemar, voce tambem Marconi, que voces continuem assim, trabalhando por nosso municipio e fazendo nosso povo feliz, obrigado viu? Voces sao demais.

    ResponderEliminar
  3. kkkkkkkkkkkkkkk, piada perfeito esta a vida deles, enquanto isso debocham do povo

    ResponderEliminar
  4. Primeiro vc deveria se identificar e segundo voce deveria ir la na camara de vereadorws pra ver o quanto os vereadores trabalham pelo nosso povo, por isso as coisas estao assim, bem planejadas e quase perfeitas, o prefeito tem apoio de 14 vereadores, tudo ele aprova, as coisas estao otimas e vao melhorar, o que voces estao reclamando, tem projeto pra tudo, no papel tudo jata resolvido, vai ficar nota 10, assim que Josemar eleger nosso deputado federal do municipio, o prefeitao Raimundo Filho, ou sera que ele nao tem palavra, o Marcelo portela e o vereador que mais trabalha, se nos vermos ele falando, nao tem mais nada pra fazer porque o raimundo filho fez tudo em 4 meses. Dai Josemar diz que recebeu um rombo desorganizado, vai entender, sera que o prefeito ta querendo um motivo pra nao cumprir seu acordo, e voce anonimo, pare de rir e veja as coisas mais profundamente, as coisas estao de vento em popae nao aceito ninguem reclamar, é Josemar, governador em 2018, marconi sera o prefeito e irmao campelo vice, ai eu espero ja estar no ceu pra poder ver isso la dw cima.

    ResponderEliminar
  5. Leonardo Aquino , canteiro de obras só se for na Av. 7 defronte a residência, nos terrenos e no Cefran , todos de propriedade do prefeito municipal , como a operação de limpeza que ocorreu sábado ( 20.04.13) onde foram utilizadas três caçambas e duas máquinas além de vários garis e puxa sacos todos fazendo uma baita limpeza em terrenos e porta da sua residência além de outros imóveis de sua propriedade particular, no restante da avenida o povo só ficou olhando servidores e maquinário fazendo serviço privado , porém pago com dinheiro público, é muita falta de vergonha.

    ResponderEliminar
  6. Carlos- Upaon - Açu23 de abril de 2013 às 11:05

    engraçado! uma matéria dessa no imparcial e reproduzida pelo aqui, não sai menos de 3.000,00. e os blogueiros da qui de Paço do Lumiar, que venderam suas páginas para o prefeito só recebem 1.000,00 e chorado. já teve até um que procurou dirigir um ônibus como ele mesmo falou porra! o bronze ta é muito pouco. mas como só fazem ctlC x cltV.

    ResponderEliminar
  7. Piada de Prefeito

    A FEDENTINA ESTA INSUPORTÁVEL
    O PREFEITO NÃO ESTA NEM AI

    Esgoto estourado
    Buraqueira infernal
    Água de sanitário correndo em plena vias publicas
    Frente às residências e prédios do Poder Público
    Ficam exposto as moscas e urubus
    A fedentina esta insuportável
    O prefeito não esta nem ai
    Pressionado pela comunidade
    O adversário político liga ao Prefeito
    Prefeito? Porque você não manda desobstruir os esgotos das ruas, avenidas e tapar os buracos.
    Prefeito responde
    Este insatisfeito candidato? Desobstrua e tape os buracos você mesmo
    Que cuida de um grupo político morto que já enterrei
    Político responde.
    Eu sei por que você não tapa os buracos
    E nem desobstruem os esgotos das ruas e Avenidas,
    É porque o cheiro dos esgotos e os buracos são igual o da sua administração
    E mais sô
    E quero te lembrar
    Que cuido muito bem do meu grupo político que você diz morto
    Eu só não posso cuidar dos seus buracos e esgotos
    Que é igual ao esgoto que fluía na sua porta que passou anos e anos.



    ResponderEliminar
  8. Era uma vez um pardal cansado da vida.. Um dia, resolveu sair voando pelo mundo em busca de aventura. Voou até chegar numa regiãoextremamente fria e foi ficando gelado até não poder mais voar e caiu na neve. Uma vaca, vendo o pobre pardal naquela situação, resolveu ajudá-lo e cagou em cima dele. Ao sentir-se aquecido e confortável, o pardal começou a cantar. Um gato que estava de passagem ouviu o seu canto e foi até lá, retirou-o da merda e o comeu.
    Moral da historia:
    1) Nem sempre aquele que caga em cima de você é seu inimigo;
    2) Nem sempre aquele que tira você da merda é seu amigo;
    3) E sempre que você se sinta quente e confortável, mesmo que esteja na merda,conserve seu bico fechado. Mesmo porque, quem está na merda não canta!!!!

    ResponderEliminar
  9. ESSAS PESSOAS NAO TEM O QUE FAZER;FC FALANDO DO PREFEITO JOSEMAR.NINGUEM FAZ AS COISA EM CINCO MESES.NEM O PREFEITO DE SAO LUIS,AINDA NAO FEZ.KKKKKKKKKKKKK

    ResponderEliminar