sábado, 2 de março de 2013

UM POUCO SOBRE A COMUNIDADE DO PAU DEITADO - PAÇO DO LUMIAR



Conhecendo o município, fico cada vez mais pasmo e triste com a situação da nossa gente. São muitas as necessidades, e Paço é muito diferente. Seu povo tem suas particularidades, de acordo com a região. Essa em questão é o Pau Deitado.
Ao lado dessa cratera, tem uma fonte chamada hoje de Buraco do O, mas antes era a Fonte do O. Que segundo moradores, um dia já foi limpa e cristalina. Recebendo, inclusive, a visita de companhias de tratamento de água mineral. Acontece que a poluição foi tanta, que essa água não tem mais a pureza de antes, se é que ela ainda existe. "Quando eu era criança chegava em casa jogava a água fora, só pra voltar de novo." Relatou emocionado um jovem nascido no local.


Mas porque Pau deitado?

Os moradores me falaram que o nome vem de um acontecimento histórico nessa região, que chamam de braço de mar, pois recebe forte quantidade de água da chuva, ocasionando a erosão. Uma árvore caída se tornou uma espécie de ponte para os moradores.

“Ali era uma fonte que todo mundo se abastecia. E o nome Pau deitado, é porque toda a pancada de água que vinha da chuva cai ali. Devido a erosão, há aproximadamente 62 anos, caiu uma arvore, onde as pessoas passavam por cima desse pau. Dai ficou Pau Deitado, nome oficializado pelo então prefeito Alfredo Silva. Mas o nome era Vila São Pedro”.

                            

Obra não finalizada

Os moradores relataram que no mandato do ex-prefeito Gilberto Aroso, foi feita uma parceria com o então prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, para asfaltar a estrada que liga Timbuba, Canavieira e Sitio do Apicum que dá acesso direto a Estrada do Panaquatira. O povo disse que Gilberto deixou recurso, só que a ex-prefeita cassada Bia Venâncio não concluiu a obra.
“Foi uma obra não terminada, eles começaram a asfaltar. A prefeitura de Ribamar com Paço do Lumiar. Luís Fernando na época, concluiu a parte dele, tanto que a estrada tem meio fio. Na comunidade Alto da Esperança, foi construída uma caixa d´água, e foram feitas algumas valas na pista, que era pra colocar uma tubulação que nunca funcionou, dizendo o prefeito que deixou o dinheiro em caixa. ". Disse o morador.


Praça Sorrisal

Assim chamada uma praça que o ex-prefeito Amadeu Aroso construiu naquele local. “Com a primeira chuva, a praça desapareceu. Esse problema vem desde a época da administração de Amadeu, era muito pior”.

Sem comentários:

Publicar um comentário