sábado, 9 de fevereiro de 2013

VER.WELLINGTON SOUSA DEFENDE A EDUCAÇÃO EM SEU 1° DISCURSO



Na primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, o 1° secretário, Wellington Sousa chamou a atenção dos colegas vereadores para o tratamento com a educação do município. Disse que "A educação é a base de tudo, em qualquer sistema administrativo.

O parlamentar pontuou a importância da educação numa sociedade. "Sem educação não há cidadania, não há dignidade, não há liberdade, não há justiça social, não há nada. Sem a educação, a exploração, a Ditadura, a imposição, há a prevalência do poder de quem tem mais, em detrimento de quem tem menos. Então a educação é primordial, é a fonte da liberdade e da cidadania". afirmou o vereador do PSB.

A LUTA PELA MELHORIA DA EDUCAÇÃO LUMINENSE

Wellington Sousa defende vários projetos que visam a modernização da educação em Paço do Lumiar.
  • Projeto de Lei, sobre a criação do Conselho Municipal de Educação.
O 1° secretário mostra-se perplexo com a situação do município. "Por incrível que pareça, Paço do Lumiar ainda não tinha em sua estrutura administrativa, um Conselho Municipal de Educação. Isso era um retrocesso imenso, era um prejuízo incomensurável para o município, principalmente no tocante a relação do Sistema Municipal de Ensino com o Sistema Federal, com o FNDE, e com o FUNDEB". Destacou.

Relatou que "Este projeto merece uma atenção especial de todos nós, vamos analisar com responsabilidade, pois é um projeto importantíssimo pra que possamos reestruturar o Sistema de Ensino, a educação em Paço do Lumiar. Tenho percebido que o executivo está se esforçando pra que tudo ocorra de forma correta".
  • Projeto de Lei, que institui o Serviço Municipal de Inspeção Escolar no município de Paço do Lumiar.
Wellington Sousa disse que "é outro projeto de suma importância. Sem essa inspeção escolar, o município não pode nem mesmo autorizar o funcionamento de novas escolas, e nós sabemos que tem várias escolas dentro do município de Paço do Lumiar, e não falo aqui das escolas da rede de ensino em si, públicas, até mesmo das escolas privadas, das creches escola; tem de ser autorizadas pelo município".

Segundo o vereador, o município ainda não tem o serviço de Inspeção Escolar. É outro projeto que merece bastante atenção". Falou.
  • Projeto de Lei, que autoriza a criação do Sistema Municipal de Ensino de Paço do Lumiar.
(Ex-prefeito Raimundo Filho, reforma da escola Canaã)
O parlamentar classificou a situação como, estranha
" Até o momento nós não tínhamos criado o Sistema, eu quero aqui parabenizar, foi um projeto da gestão passada, de transição de Raimundo Filho. Não podemos ter um município decente  não podemos criar condições de dignidade pra pessoas, se não tem nem mesmo o Sistema Municipal de Ensino criado na nossa cidade". Relatou à Câmara Municipal.

Wellington pediu que os projetos fossem analisados com carinho e com a prioridade que eles necessitam."
São imprescindíveis  correndo o risco de prejudicar o ano letivo que está próximo de começar. Tenho visto a sensibilidade do secretário de educação de começar o ano letivo de forma correta". Disse o vereador.

O PROBLEMA DA MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS

O vereador relata um problema sério com relação as escolas comunitárias. "Elas são fundamentais para a estrutura do Sistema de Ensino, mas há um problema jurídico em torno disso, se elas estão ou não municipalizadas, até que ponto o município pode custear essas escolas, eu tenho certeza que isso vai ser resolvido da melhor forma possível. O que está em jogo não são só as escolas em si, mas os alunos que dependem delas". Enfatizou.

Wellington Sousa discorre sobre algumas comunidades em Paço do Lumiar que não tem escolas. "Na Carlos Augusto não tem escola comunitária, ali na Cafeteira, o colégio Pão da Vida tem uma demanda de quase 2.000 matrículas. Eu tenho participado de várias reuniões junto com o vereador Leonardo Bruno, com o secretário de educação, Marcelo Portela também esteve conosco.

É uma questão séria que tem o nosso apoio. Muitos sabem que sou advogado da área pública, então temos uma certa experiência acumulada. Do que depender, estou a disposição". Ressaltou.

WELLINGTON SOUSA E SEU COMPROMISSO COM OS ELEITORES

O 1° secretário revelou que foi convidado para ser Secretário Municipal de Educação. 

"Recusei este pedido, não por medo da responsabilidade, não por não conhecer do assunto, mas porque eu tinha um compromisso com o mandato de vereador para o qual fui eleito, eu tenho um compromisso com cada pessoa que votou em mim, que acreditou nas minhas propostas, que disse: eu não quero você na Secretaria de Educação, eu quero você na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, como vereador. Esta foi a razão primordial, que me fez deixar o Executivo Municipal a vontade para escolher um outro secretário. Mas isso não tira de mim a responsabilidade  de fiscalizar, de lutar, de legislar em prol de uma melhor educação para as nossas crianças, para o nosso município". Concluiu o vereador.

RESSALVA

O vereador José Itaparandi pediu que fossem analisados nos anais dos arquivos se já não constava algum desses conselhos. Disse estar falando com base num projeto seu que passou e não se teve resposta.


VEJA O DISCURSO NA ÍNTEGRA



4 comentários:

  1. Todos os dias em que acesso as redes socias e me deparo com uma reportagem belissima como esta do Vereador Wellington Sousa, fico muito orgulhoso de ter dado omeu voto de confiança para uma pessoa que tem muita sensibilidade com s questão básicas de Paço do Lumiar. Valeu meu Vereador, o nosso Paço estava mesmo precisando de um legistador como você. Parabéns e continue lutando pelo nosso povo tão sofrido. Alfredo Pinheiro do Maiobão.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou eleitor e morador do Maiobão. Votei em Wellington Sousa e cada dia que passa tenho a certeza de que meu voto consciente está sendo valorizado. Sem dúvida, Wellington Sousa tem tudo para fazer uma grande carreira política neste Município carente de novas lideranças. Parabéns, Wellington Sousa.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou eleitora e moradora do Maiobão. Votei em Wellington Sousa e cada dia que passa tenho a certeza de que meu voto consciente está sendo valorizado. Sem dúvida, Wellington Sousa tem tudo para fazer uma grande carreira política neste Município carente de novas lideranças. Parabéns, Wellington Sousa.

    ResponderEliminar
  4. O vereador Wellington Sousa transmite muita confiança e credibilidade. Também sou morador do Maiobão e votei nele e estou, cada dia mais, tendo a certeza de que ele corresponderá à nossa expectativa.

    ResponderEliminar