sábado, 5 de janeiro de 2013

VER.WELLINGTON SOUSA comenta 'REPASSE' PRA CâMARA DE PAÇO, na presidência ALDERICO CAMPOS

Em entrevista a TvBNC, o Vereador 1° Secretário de Paço do Lumiar, Wellington Sousa foi perguntado sobre o possível não repasse do pagamento dos vereadores pelo então pres. da Câmara, Alderico Campos

Pergunta do repórter "Houve um repasse do pref. Raimundo Filho e que não chegou à Câmara, aos vereadores. Como fazer para que o dinheiro público seja efetivamente aplicado pela Câmara de Paço?"

"Essa questão eu acompanhei pela imprensa. Alguns vereadores ligando pras rádios, até de São Luís, dizendo que o ex-pres. da Câmara teria recebido o repasse e não teria pago o subsídio dos vereadores. Eu não tenho informações precisas se realmente isso aconteceu. Eu fique sabendo, na verdade, que o repasse que o ex-prefeito Raimundo Filho fez, nos 2 primeiros meses que ele assumiu, teria sido um pouco acima do percentual. Isso é uma regra constitucional. Tem o percentual máximo e mínimo que você pode repassar. E que ele pra compensar esse repasse maior, fez agora em Dezembro o repasse abaixo do que ele vinha fazendo. E que o ex-pres. da Câmara, o Alderico Campos, teria entendido que na verdade, ele teria feito o repasse menor, que isso não era suficiente pra arcar com a folha de pagamento da Câmara e penalizando primeiramente os vereadores. Eu não sei, de certa forma, quem está falando a verdade. Eu só sei que houve o repasse, isso é incontestável. Agora pra gente ter essa informação mais precisa, se foi no valor, ou não. Eu teria que olhar a questão da Lei Orçamentária anterior. Quanto era repassado. O problema maior, é que gerou uma crise entre o ex-presidente e os vereadores. Isso na nossa legislatura não vai ocorrer. Isso é um ato de Improbidade Administrativa. Você deixar de pagar o subsídio dos vereadores, da mesma forma que o prefeito repassar abaixo do limite constitucionalmente definido. Ninguém quer isso pra Paço do Lumiar. Nem o prefeito, nem a Câmara vai querer agir dessa forma, mesmo porque a gente tem tudo pra trabalhar em harmonia. Na nossa legislatura, eu tenho certeza que isso não vai acontecer." Ver.Wellington Sousa

Entrevista

MARCONI LOPES DISSE QUE DENTRE OS SEUS DIPLOMAS, O MAIS IMPORTANTE DE SUA VIDA É O DE VICE-PREFEITO DE PAÇO DO LUMIAR


Emocionado e descontraído, o Vice-prefeito e Sec. de Ifraestrutura Urbanismo e Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Marconi Lopes disse que dentre os seus diplomas conseguidos com muito esforço e dedicação, o de vice-prefeito do município de Paço do Lumiar, é o mais importante de sua vida. "Não sou filho de ninguém famoso; o que consegui foi por conta de muito estudo e dedicação". 

(Ex-prefeito Raimundo Filho falando sobre sua atuação)
Marcou também o seu discurso a afirmação de que jamais conspirará contra o prefeito Josemar Sobreiro. "Serei o melhor vice-prefeito da história de Paço do Lumiar, isso porque considero Raimundo Filho, um prefeito, que fez muito, em pouco tempo pelo município". Cercado pela imprensa por todos os lados, Marconi Lopes disse "que fique registrado o que eu estou afirmando, serei um soldado seu, Josemar, à disposição da nossa gente"

Os momentos marcantes da posse do prefeito e dos vereadores terão destaque aqui, no decorrer da semana.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O LEGISLATIVO LUMINENSE, DE 2000 PRA CÁ


De 2ooo pra cá muitas águas rolaram em Paço do Lumiar. Muita gente foi e não teve mais força política pra voltar. Salve, a ver. Orlete Mafra que está na ativa desde então. Frank Fonseca foi o mais bem votado naquele ano, obtendo 825 votos. Fato que não acontece mais hoje em dia. Isso porque o município cresceu. Evoluiu. O povo parece que está mais atento para o cenário político. Pra ser bem votado hoje em dia, tem de passar dos 1.000 votos, e não brincar em campanha. Será? Miau brincou, e foi eleito com 395 votos, deixando muitos veteranos indignados.

O fato é que muitos que não estão mais aí, mereceram estar fora. O povo não gosta de ser enganado, passado pra trás. Acabou esse tempo. Se não mostrar serviço, o povo dá o troco. Há muitos relatos da população dizendo que depois de eleito, o parlamentar 'se acha' e esnoba quem o colocou lá. Que pena desses, não sabendo que mais cedo, ou mais tarde, vai bater a porta daquele humilde eleitor de novo.

Revendo a história de Paço há 12 anos, e olhando pra mais 4 que virão por ai, observamos que muitas promessas caíram por água abaixo. Um novo ciclo se inicia. O mundo não acabou, então vamos esperar o melhor para o nosso município. Tá na boca do povo, a palavra ESPERANÇA. Vamos aguardar.

Relembre as figuras políticas que continuam, e as que sumiram do mapa, de 2000 pra cá

Eleições de 2000

Nome:FRANKVALDO CRUZ DA FONSECA
Partido:PDT
Idade:27
Quantidade de Votos:825
Nome:JOÃO BARBOSA BATISTA DE ARAUJO
Partido:PDT
Idade:49
Quantidade de Votos:683
Nome:JOSÉ ARNALDO DOS REIS SOUSA
Partido:PMDB
Idade:36
Quantidade de Votos:547
Nome:JOSÉ CARLOS COSTA PEREIRA
Partido:PSDB
Sexo:Masculino
Idade:48
Quantidade de Votos:343
Nome:JOSÉ FRANCISCO SOUZA DINIZ
Partido:PSDB
Sexo:Masculino
Idade:45
Quantidade de Votos:302
Nome:ORLETE MAFRA FURTADO
Partido:PT do B
Idade:47
Quantidade de Votos:321
2004

Surgem os Campos liderando, só perdendo a primeira posição nas eleições de 2012 para o ver.Leonardo Bruno que em sua primeira disputa obteve 1.190 votos, batendo o record no município. Nesse ano muitas figuras surgem, e ficam, outras não. Silvana do povo, não conseguiu mais voltar ao legislativo. Thiago Aroso ficou na suplência na eleição seguinte, 2008. Antônio Cachorro teve problemas com a justiça. Após o termino do mandato, Fred Campos, lança Alderico Campos na vida pública. Jorge Brito é eleito, voltando ao legislativo somente este ano de 2013. Gonzaga só perde em votação pra Fred, mas não se elege.

Resultado das eleições de 2004


2008

Jorge Maru e José Itaparandi perpetuaram-se até então, mostrando força e amadurecimento político. Júnior do Mojó acabou seu mandato de forma trágica, seguido também por Thiago Aroso que o substituiu. Dr. Wilson saiu de uma campanha tumultuada, ao que parece, com uma boa imagem, perante a população. Muitos diziam até que ele seria um melhor candidato a prefeito, em detrimento a Almeida. Fernando Muniz, enfim, foi eleito. Em seu mandato falou por poucas vezes na Câmara. Zé Gomes, por problemas em sua prestação de contas não pôde concorrer em 2012, colocando sua esposa, que não obteve êxito. Nesse período os únicos vereadores de oposição ao governo Bia Venâncio, eram: Itaparandi, Orlete e Fernando Muniz.

Resultado das eleições de 2008


2012

A Câmara quase que se renova por inteiro. O grupo de Josemar Sobreiro ganha força, e o povo fica ao seu lado. diversos partidos se unem a sua causa. Consegue eleger-se prefeito com 23.133.000 votos, e transferir popularidade a todos ao seu lado. Inclusive dando respaldo para a eleição do ver.Leonardo Bruno, a presidencia da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar. Dos vereadores que apoiavam a antiga gestão, apenas ficaram; Charuto, Jorge Maru e Alderico Campos, onde a relação com o grupo da prefeita foi cheia rompimentos. De agora, em diante, a história do município continuará sendo escrita. Vamos torcer pelo bem da nossa gente.

Resultado das eleições de 2012


CONTINUA DANDO O QUE FALAR: MIAU E OS 'RATOS' DA CÂMARA MUNICIPAL



  • No Facebook é só o que se comenta. O mote de campanha do Ver. Miau Oliveira ainda está dando o que falar. Com a promessa de acabar com os 'ratos' da Câmara Municipal, o parlamentar está sendo cobrado pela população. Toda vez que o vereador vai se pronunciar em público, o povo diz pra ele falar sobre os 'ratos'. Só que para alguns vereadores isso não tem a menor graça. Como, por exemplo, para o vereador Charuto, que nos bastidores e também em seu discurso de posse, avisou que não queria mais saber desse comentário, que aquilo não passava de marketing de campanha, que agora já não serviria mais. "Se tinha rato aqui, já não está mais" disse ele, alegando que foi provocado por Miau. Acontece que o povo que instigou o vereador, insistindo pra ele falar sobre 'ratos'. A indignação do ver.Charuto deu-se, pela renovação da Câmara. Então, logicamente que Miau estava se referindo aos parlamentares reeleitos. Outros como, Itaparandi, Orlete e Jorge Maru nem se importaram com tal comentário. Quem se alegrou com isso foi o público, que adora uma intriga. 

    Confira o que está rolando na rede social, a respeito do episódio. CLICK AQUI

LISTA DE SECRETÁRIOS DO PREF.JOSEMAR SOBREIRO DE PAÇO DO LUMIAR









Chefe de Gabinete do Prefeito - Genival de Jesus Pereira

foi Secretário de Administração de Paço do Lumiar, Secretário Chefe de Gabinete, ex-vereador por dois mandatos, e atualmente é funcionário público.


Procuradoria Geral do Município - Bruno Leonardo Silva Rodrigues

advogado, pós-graduado em direito Civil e Processual Civil; Assessor jurídico de municípios; foi coordenador jurídico da Federação dos municípios do Estado do Maranhão; Foi Assessor parlamentar na Assembleia Legislativa junto ao Gabinete do Deputado Victor Mendes e Consultor Jurídico junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Secretária de Agricultura Produção e Abastecimento - Rosany Aranha

é graduada em Medicina Veterinária e mestre em Ciência Animal. Ocupou os cargos de Superintendente de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e Vegetal Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – SEMAPA, São Luís/MA; Coordenadora de inspeção sanitária de Produtos de origem Animal e Vegetal da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – SEMAPA, São Luís/MA; Coordenadora de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/MA; Superintendente da Área de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Terras, Habitação e Urbanismo- SEMURH e Médica Veterinária da Gerência de Controle e Apreensão de Animais da Secretaria Municipal de Terras, Habitação e Urbanismo- SEMURH


Secretario de Educação – Paulo Buzar

é graduado em a Administração, foi secretário de Educação da cidade de Coelho Neto, com atividades na União Municipal dos Dirigentes da Educação – UNDIME,CAOP e na Escola de Governantes do Maranhão – EGM.



Secretario Municipal de Orçamento e Gestão - Gustavo Serra

é Graduado em Administração de Empresas na Escola de Administração da UEMA; Graduando em Direito. Possui uma larga experiência na área publica e privada, exercendo funções de Coordenação de Relacionamento com Fornecedores, Gestão de Equipes, Implantação e Auditoria em Sistemas de Gestão da Qualidade e Modernização de Sistemas de Gestão.



Adjunto - Frank Fonseca 

Ex-vereador

Secretario Municipal de Infraestrutura Urbanismo e Meio Ambiente – Marconi Lopes

Marconi Lopes é o atual vice-prefeito de Paço do Lumiar, graduado em Direito com pós-graduações em Direito Municipal, em Gestão Pública e em Lei de Responsabilidade Fiscal; possui um escritório de advocacia próprio, onde atua em diversas áreas do Direito, especialmente, as ligadas a Gestão Pública.

Prev Paço – Judson Eduardo Araujo de Oliveira

pertence ao quadro de servidores efetivos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, desde 2006; atuou como Distribuidor Judicial da Comarca de Paço do Lumiar no período de junho de 2009 a setembro de 2012; exerceu, ainda, o cargo de assessor perante a 5ª Vara de Família da Comarca de São Luís; Foi, também, assessor da Gerência Regional de Médio Mearim, na cidade de Bacabal/MA. É concludente do curso de Direito na Faculdade santa Terezinha-CEST



Secretaria de Desenvolvimento Social - Ivone silva oliveira

é graduada em pedagogia e filosofia, e especialista em Educação  Especial.



Adjunta Maria do Carmo 

Ex-presidente do PT






Secretário Municipal da Receita – Antonio de Padua.

advogado pós-graduado, advogado, sócio do escritório Vidigal, Jardim, Nóvoa, Palmeira, Marins & Moreira Advogados, com sede em Belém/PA, sendo seu representante no Maranhão; atuou como advogado no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo, no ano de 2005; como advogado no  Centro Integrado e Apoio Profissional no ano de 2007; Assessor Jurídico da Rádio Ribamar Ltda, desde o ano de 2007; Ocupou durante o triênio 2010-2012 a vice-presidência da Comissão de Seleção e Inscrição da Ordem dos Advogados do Brasil/MA.


Coordenação de Comunicação: Stenio Kavazaky 
O radialista foi um dos principais articuladores de imprensa no grupo do prefeito. Kavazaky é diretor geral da Rádio Comunitária Cultura FM, ao lado de sua esposa, Célia Vasconcélos; Stenio apresenta o programa Almoçando com a Cidade, na Rádio Cidade FM.


Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer: Fernando Muniz

graduado em Administração; é ex-vereador de Paço do Lumiar e exerceu cargo de chefia na Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.

Adjunta - Graça Privado 

I Suplente. Pedagoga. Educadora. Militante dos movimentos sociais. Uma das fundadoras da Rádio Cultura FM. Vice-pres. da Associação de Moradores do Maiobão. Uma das fundadoras do Viva-Maiobão. Membro da Academia de Letras de Paço do Lumiar.


Secretaria Municipal de Saúde: Maria Nadi da Costa Morais


é graduada em  Direito e licenciatura em História, com especialização em Direito do Trabalho e Gestão de Saúde. Em gestão municipal, Nadir Morais foi Secretaria de Saúde do Município de Viana-MA, durante cinco anos, e  Coordenadora da Comissão Intergestotes da Regional de Viana; foi eleita Vice presidente do Conselho Estadual de Secretários de Saúde do Estado do Maranhão Cosems. Seu cargo mais recente foi como assessora  das Secretarias de Saúde dos municípios de São Bento, Bacurituba e Cantanhede. Nadir é filiada ao Partido dos Trabalhadores(PT).


Assessora de Imprensa do Prefeito

Lidiane Corrêa

graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo e Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação e Imprensa: Política, Setor Público e Organizações, ambas pela Faculdade São Luís; com experiências profissionais nos meios de comunicação: jornal O Imparcial, Jornal Pequeno, Editora do Agora Santa Inês; com passagens pelos sites e revistas, Cazumbá e Saúde News. Na televisão foi produtora de telejornal, nas emissoras, TV Maranhense - BAND, TV Tropical e TV Record News. Foi assessora de imprensa e assistente de comunicação, na Associação do Ministério Público do Maranhão, Consórcio Intermunicipal dos Lagos Maranhenses - CONLAGOS, do ex-prefeito de Bom Jardim, Roque Portela, e por dois mandatos, a diretoria do Conselho de Farmácia do MA.

Superintendência do SAAE João Victor


Empresário, formado em Direito, líder comunitário. É suplente dos vereadores Leonardo Bruno e Wellington Sousa.

Coordenador de Transporte Luis Sérgio Carvalho



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VER. MARCELO PORTELA AGRADECE AO POVO QUE ACREDITOU NA LUTA DO S.O.S PAÇO DO LUMIAR, NO COMBATE A CORRUPÇÃO


Meus mais honrosos agradecimentos vão para os meus eleitores, que acreditaram em mim, e depositaram 574 votos de confiança no vereador 31.000 Marcelo Portela. Sei que estes votos foram cheios de esperança, pois pela primeira vez me lancei candidato e fui presenteado com este mandato, que é o símbolo de uma luta, que não começou agora. Ela vem de longe, desde quando um grupo aguerrido, que se denominou S.O.S Paço do Lumiar, se levantou para dizer: Basta, aos mandos e desmandos da gestora afastada deste município. 


(Transição de prefeitos. Josemar Sobreiro e Raimundo Filho)
Esse grupo entrou para a história como o maior movimento contra a corrupção no estado do Maranhão, e os luminenses responderam a esse movimento de forma positiva, dando a resposta nas urnas, com a renovação que houve na Câmara Municipal, e com a eleição de um gestor que tem a bandeira do compromisso. 

Obrigado amigos e companheiros de luta. 

Ver. Marcelo Portela (PHS)

Confira a entrevista do vereador à Tv BNC

DEU O QUE FALAR: MIAU VS CHARUTO


(Ver.Alderico Campos empossando os ver.eleitos)
O Ver. Miau Oliveira, pelo jeito vai 'causar' na Câmara de Paço. Na posse dos vereadores (01/01/2013) ele deixou o veterano Ver. Charuto indignado, ao falar sobre possíveis 'ratos' existentes no legislativo luminense. "Não deixa nem um rato ai Miau", gritava o povo. "Não vou deixar. Vocês já viram que já começaram a correr" disse ele referindo-se a ausência do ex-pres. da Câmara, Ver. Alderico Campos na votação para a nova presidência da Câmara.

Ver.Jorge Maru"Charuto é o meu professor"

"Eu já falei pra você parar com isso. Se tinha rato aqui, já saíram" disse Charuto em seu discurso. No momento agradeceu também o Ver.Jorge Maru, que o chamou de professor. "Não sou professor não, mas entendo um pouco de política. Venho disparado desde 2000. Mesmo apoiando a ex-prefeita cassada Bia Venâncio, que está com aquela tornozeleira, ainda tive 60 votos a mais... Não sou louco de ficar contra você, Josemar, sendo que o povão está ao seu lado." afirmou Charuto. Engraçado ainda foi um popular que gritou "Com um professor desses, não precisa mais de nada".



Miau ainda mostrou sua admiração pelo Ver. José Itaparandi, que levou o público ao delírio. "Não retiro o que digo, admiro mesmo ele, é o que fala mais bonito" Disse firme, mesmo com a pressão do povo. Itaparandi apenas riu, aparentemente feliz com a homenagem do jovem.

VEJA

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

POSSE DO PREF.JOSEMAR SOBREIRO E DOS VEREADORES DE PAÇO DO LUMIAR


Josemar Sobreiro é empossado em Paço do Lumiar

Na manhã desta terça-feira (01/01) Josemar Sobreiro Oliveira (PR) foi empossado Prefeito de Paço do Lumiar, pela Câmara Municipal de Vereadores. Antes do cerimonial de posse, Josemar Sobreiro, acompanhado do vice-prefeito, Marconi Dias Lopes Neto (PSL), familiares e comunidade participaram da tradicional missa na Igreja de Nossa Senhora da Luz.



O vereador Leonardo Bruno (PPS), que foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, deu posse a Josemar Sobreiro e ao vice, Marconi Lopes. A solenidade de posse contou com a presença de quatorze dos quinze vereadores e lideranças políticas. A sessão foi acompanhada, também, por centenas de luminenses, que mesmo com um espaço mínimo na tribuna, acompanharam todo o cerimonial.



Dando continuidade aos atos solenes, o então prefeito empossado, caminhou até palco instalado na Praça da Matriz, onde foi realizada a transmissão de cargo e passagem da faixa, pelo ex-prefeito Raimundo Filho (PHS). O ato foi assistido por uma multidão que desejava ao prefeito votos de um governo participativo, de inclusão e muito trabalho.


Josemar fez o seu primeiro pronunciamento como Prefeito de Paço do Lumiar, e emocionado falou da sua trajetória no município. “Hoje o meu discurso é de agradecimento à todos os luminenses, que fizeram em outubro uma escolha, mudar o Paço. Esta nova fase se deu na minha eleição, na escolha de um candidato com a cara do povo, que conhece a realidade e as necessidades da população,” destacou o prefeito Josemar.
Josemar acrescentou ainda que, uma nova página na história de Paço do Lumiar começou a ser escrita, onde o desenvolvimento, o zelo pela sua gente, transparência e o trabalho serão as propostas de governo, rigorosamente colocadas em prática em seu governo.
Câmara
Os quinze vereadores eleitos, também, tomaram posse na manhã desta terça-feira, em sessão presidida por Alderico Campos (DEM) e aberta ao público.
Leonardo Bruno foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, com 14 dos 15 votos. Em discurso o presidente disse que trabalhará com dignidade e honrará cada voto, para somar junto com o prefeito na reconstrução e desenvolvimento do município.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Apae de Paço do Lumiar dá o 1º passo para sua reativação.

Via UMESP

Nesta última quinta-feira (27) foi realizada a primeira reunião da nova Comissão/Direção provisória da APAE DE PAÇO DO LUMIAR. Nesta reunião, foi dado o 1º passo para que a mesma volte a sua atividade normal. Quem toma a frente na Presidência Provisória é o suplente de vereador Miguel Angelo e Vice-Presidente Sebastião., que são homens de muita atenção nas causas sociais do município. Ele (Miguel) recebeu um convite do Presidente da Federação das APAES DO MARANHÃO, senhor Jerônimo Cavalcante. Embora muitos não saibam, existe uma APAE EM PAÇO DO LUMIAR.


O que aconteceu?! A Diretoria passada negligenciou a sua função, ou seja, prevaricou. No ano de 2009 foi fundada a Apae no município. Na gestão de Bia Venâncio. Não citaremos nomes de quem fez parte dessa Diretoria. O que se pode dizer é que houve uma Assembleia Geral que DESTITUIU os mesmos e desde então, pelo fatodo município ter se “afogado” num mar de descaso, houve essa mesmo reflexo na APAE do Paço do Lumiar pela sua Diretoria passada.


Porém, com o grande espírito de liderança e filantropia, Miguel Angelo decidiu “correr atrás” e ver como se daria tal processo. Já possui uma Comissão/Direção provisória por aclamação, já que a mesma não possui ainda um quadro de associados. Nesta reunião estavam reunidos pedagogos, advogados, professores, coordenadores, empresários e pessoas interessadas em ajudar na causa. A principal missão é resgatar as crianças desassistidas pela sociedade. A eleição - de fato - ocorrerá no dia 19 de Janeiro de 2013.

Para mais informações entre em contato com o Miguel Angelo (98) 8725-5218.

A Associação de Pais  e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. As APAEs tem como principal missão prestar serviços de assistência social no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade.


Promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

“Não devemos contentar-nos em falar do amor para com o próximo, mas praticá-lo.” Albert Schweitzer

Fonte: Folha do Maranhão