sábado, 22 de dezembro de 2012

PREF.RAIMUNDO FILHO ASSINA TERMO PARA A CRIAÇÃO DO NÚCLEO CIENTÍFICO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PLANTIO E COLHEITA DE ALIMENTOS PARA A MELHORIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE PAÇO DO LUMIAR

O acordo foi assinado na última Quinta-feira (20/12) durante o I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR EM PAÇO DO LUMIAR. O evento teve o objetivo de apresentar as políticas públicas que norteiam o fortalecimento da agricultura familiar do município, através de práticas que priorizem a sustentabilidade no campo; observando a importância da secretaria nesta construção.



O Reitor do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia, Francisco Roberto Brandão Ferreira, através de Fábio Henrique Silva Sales, professor doutor/pesquisador e líder do grupo de Pesquisa do Departamento de Física do Instituto Federal do Maranhão - Campos São Luís Monte Castelo; e o prefeito de Paço do Lumiar Raimundo Filho, através do Sec. Municipal de Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, e Kurt Clajus, pres. Associação de Moradores de Pau Deitado sob a coordenação do Prof. Fábio Henrique, celebram o termo de acordo de parceria científica.

O Projeto de Pesquisa "NÚCLEO CIENTÍFICO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PLANTIO E COLHEITA DE ALIMENTOS PARA A MELHORIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE PAÇO DO LUMIAR" será desenvolvido na sede da Secretaria de Produção e Abastecimento do município de Paço do Lumiar, em parceria com o Departamento de Física do IFMA, Campus são luís monte Castelo e a Associação de Moradores de Pau deitado, objetivando criar no município de Paço do Lumiar um núcleo de pesquisa pioneiro que desenvolva atividades científicas de alto nível na área da melhoria da agricultura familiar, através de novas tecnologias, através de técnicas de tratamento magnético na água e no solo, para acelerar e melhorar o tempo de plantio e colheita de vegetais, tais como a alface, a pimenta, o feijão e o quiabo, bastante cultivados pela comunidade agrícola do Município de Paço do Lumiar.

Metodologia e cronograma de atividades do Núcleo Científico.

As atividades do Núcleo serão desenvolvidas em um anexo da Sec. de Produção e Abastecimento do Município de Paço do Lumiar. O público alvo será constituído pelos produtores rurais cadastrados pela secretaria e pertencentes à Associação selecionada.

ASS. DE MORADORES DO CONJ.MAIOBÃO E CRIANÇA ESPERANÇA REALIZAM PROJETO ABRINDO FRONTEIRAS COM A MÚSICA EM PAÇO DO LUMIAR

A noite de quinta-feira (20/12) foi regada a muita música de qualidade, tocada pelos alunos do Projeto - Abrindo Fronteiras com a Música, realizado pela Ass. de Moradores do Conj. Maiobão e apoiado pelo Criança Esperança; tendo como parceiros, o SESC, O Conselho Tutelar de Paço do Lumiar e a Rádio Cultura FM.


Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho sociocultural com crianças e jovens do município de Paço do Lumiar utilizando a música como estratégia de inserção social e profissional na área de música, a Associação de Moradores do Conj. Maiobão, apoiado pelo Criança esperança, realizou no período de Janeiro a dezembro de 2012, o "Projeto Abrindo Fronteiras com a Música II", a partir dos cursos de violão, cavaquinho/bandolim, canto coral, flauta doce, percussão, prática de conjunto e construção de um repertório para a orquestra 'Tocando Choro' formada por alunos do projeto. A orquestra se apresentou em vários eventos culturais e religiosos, com destaque para as comemorações dos 400 anos de fundação de São Luís.

PARQUE COPACABANA REALIZA CULTO PELA VITÓRIA DO VER.MARCELO PORTELA (PHS)

O Parque Copacabana recebeu o Ver.Marcelo Portela com muito carinho nesta sexta-feira (21/12). Ao retornar após a vitória nas urnas à comunidade que o apoiou em sua campanha, o vereador reafirmou o compromisso de estar sempre ao lado do povo, executando projetos que visem a melhoria de vida, não só daquela comunidade, mas de todo o município de Paço do Lumiar. Os moradores oraram pelo sucesso da atuação de Marcelo Portela pela primeira vez no legislativo luminense. Com a fora das orações, o vereador e sua esposa aceitaram o convite, e se converteram, aceitando Jesus como seu único senhor e salvador. 

Outra comunidade que abraçou o Ver. Marcelo Portela foi a Roseana Sarney, Paço do Lumiar. A U.E.B Mickey Mouse promoveu a formatura dos seus alunos que tem o quadro de professores mantido pela prefeitura de Paço do Lumiar. A escola tem todo o apoio do prefeito Raimundo Filho, que mostrou que valoriza a educação do município, com a reinauguração de várias escolas em Paço do Lumiar. "Faço questão de estar presente nas comunidades que abraçaram a minha causa de lutar por melhores condições de vida para o povo da nossa terra querida" Marcelo Portela.

                                  (18/12/2012)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO DA MILITÂNCIA DO PROF.JOSEMAR SOBREIRO


O Prefeito eleito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, e o vice, Marconi Lopes promoveram a Festa de Confraternização de Fim de Ano para sua militância, que aconteceu sexta-feira (21/12), às 20 horas, no Associação da Assembleia Legislativa do Maranhão ( Clube da Assembleia), situada da Avenida 01, no bairro Maiobão.


 Na ocasião foram relembrados momentos difíceis passados pela equipe. A confraternização foi um momento onde todos puderam se reencontrar de forma descontraída, passada a grande fase de desafios da campanha vencedora do professor. Estiveram presentes diversas lideranças políticas do município, com destaque para o prefeito Raimundo Filho.


Com distribuição de presentes e muita música, todos se divertiram a noite toda, e receberam grandes mensagens de otimismo dos líderes, para que a administração que está por vir, seja de muito sucesso. " O ano que se despede foi de grandes conquistas para os luminenses,                                                             
e o ano vindouro, será repleto  muitas realizações. Boas Festas! "
São os votos do Prof. Josemar e Marconi Lopes


Além da confraternização, a comemoração também foi para os 34 anos de casamento do casal Sobreiro.



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

GRAVAÇÃO DVD FORRÓ BAM BAM BAM

LOCAL: VIVA MAIOBÃO
DATA: 31 DE DEZEMBRO - REVEILLÓN
PARTICIPAÇÃO: REPRISE DO BRASIL
HORÁRIO: A PARTIR DAS 22 HORAS

ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE PAÇO SERÁ MODERNIZADA PELA PREFEITURA


O Prefeito Raimundo Filho esteve dia 07/12 na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente em reunião com o Secretário de Infraestrutura Idézio Queiroz e do Adjunto Inaldo Pereira, para autorizar a ordem de serviço que permitirá uma revisão geral no sistema de iluminação pública do município, trocando as lâmpadas queimadas por outras lâmpadas novas e  ainda mais potentes, o que vai melhorar a qualidade da iluminação nas comunidades. O prefeito destacou a importância do serviço. 

"A melhora na qualidade da iluminação pública é um complemento de duas ações já realizadas no governo municipal, a operação tapa buracos e o mutirão do lixo. A iluminação pública é importante porque nos dá mais segurança no horário noturno e permite que o Aparelho de Segurança do Estado, através das suas polícias Militar e Civil trafeguem com mais facilidade nas ruas do nosso município, dificultando assim, as ações dos marginais", acrescentou Raimundo Filho.

Após a assinatura da ordem de serviço os funcionários da empresa Seltek se deslocaram para os quatro cantos do município para cumprir a ordem do Gestor Municipal. 

Por Nonato Nogueira

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

João Castelo quer cassar Edivaldo Holanda Jr.


Por O estado do Maranhão


A coligação "Pra Fazer Muito Mais", liderada pelo prefeito João Castelo (PSDB) na corrida para a Prefeitura de São Luís, decidiu ir à forra no tapetão da Justiça Eleitoral e protocolou, terça-feira, dia 19, duas ações contestando a eleição do candidato da coligação "Muda São Luís", Edivaldo Júnior (PTC). Nos dois processos, que tramitam na 1ª Zona Eleitoral da Capital, os advogados do tucano pedem que o diploma do petecista seja cassado. Numa das ações, a coligação de João Castelo aponta o suposto uso de meio de comunicação de forma irregular pela campanha de Edivaldo Júnior. Segundo a denúncia, o prefeito eleito teria utilizado a Rádio Capital - de propriedade da família de Roberto Rocha (PSB), vice-prefeito eleito - ilegalmente para beneficiá-lo. No outro caso, os advogados de Castelo argumentam que a chamada "Milícia 36" - evento organizado por militares e que marcou o debate da campanha no 2º turno - teria sido usada como mote para a compra de votos e apoio político pelo candidato do PTC. Em ambos os casos, o atual prefeito da capital pede à Justiça Eleitoral a cassação do diploma de prefeito eleito dado a Edivaldo Júnior. Os processos serão julgados, inicialmente, pelo juiz José Américo Abreu Costa, titular da 1ª Zona, que já informou, via assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a disposição de começar a instruí-los a partir de hoje, apesar do recesso. A defesa do prefeito eleito alega que não se pronunciará enquanto não for notificada oficialmente. "Ainda não fomos citados, tampouco tivemos acesso aos autos", explicou Marcos Braid, que trabalhou como advogado da coligação de Edivaldo Júnior e foi escolhido para ser procurador-geral do Município pelos próximos quatro anos. Vale aguardar o desfecho, que pode ser apenas um zumzum, mas também pode ganhar o teor de bomba.

DIPLOMAÇÃO DO PREFEITO, VICE E VEREADORES DE PAÇO DO LUMIAR (19/ 12/ 2012)


Na manhã de hoje, quarta-feira (19/12), foram diplomados os eleitos e suplentes dos municípios de Paço do Lumiar e Raposa, a solenidade ocorreu no fórum da 93ª Zona Eleitoral, no Maiobão - Des. João Miranda Sobrinho.

Drª.Rafaela Oliveira Saif Rodrigues 

Na ocasião, a juíza Eleitoral da 93ª Zona Eleitoral, Drª.Rafaela Oliveira Saif Rodrigues falou sobre a dificuldade e a necessidade do povo, carente de tudo. Referiu-se aos dois municípios, Paço do Lumiar e Raposa. Lamentou o modo como finalizou-se a antiga gestão. Foi enfática ao falar sobre a real importância de um político, que é cuidar do povo com responsabilidade. "Vocês foram eleitos pelo povo, e é para eles que irão trabalhar". A juíza se referiu a estas responsabilidades, pois ali começou um novo ciclo, onde poderá se fazer diferente. 

Resumidamente, a Drª.Rafaela Oliveira deixou bem claro, que o momento era de festa sim, mas para o povo, e não para interesses próprios, o que acaba cegando muitos políticos. Paço do Lumiar passou a ser destaque de forma negativa, esperamos que tudo mude, pra melhor, para que o povo possa voltar a confiar na classe política.
Confira a entrega dos diplomas:


Sobre o Prefeito Eleito, Prof. Josemar Sobreiro

A sua trajetória política teve início em 2004, mas foi em e 2008, que o Professor Josemar participou ativamente como candidato a prefeito de Paço do Lumiar, contabilizando uma expressiva votação. Nas Eleições deste ano, foi eleito com 23.133 votos, o Prefeito de Paço do Lumiar, para o pleito de 2013-2016. 

Durante todo o processo eleitoral se manteve seguro, agindo dentro da lei e respeitando os adversários.  Sofreu ameaças, críticas, mas também, contou com apoio dos luminenses por onde passou e ainda passa, pois eles têm no Prof. Josemar, a mudança para o município de Paço do Lumiar, para sua gente, por  melhores dias.


(No ginásio do colégio Cefran)
A diplomação dos vereadores foi feita por ordem de maior votação. Para melhor entendimento do leitor, vamos dispor por coligação, acompanhada de toda a suplência.

"UM NOVO PAÇO PARA TODOS 2" (PTN, PPS, PMN, PSB)
LEONARDO BRUNO (PPS) 1.190 votos "Eleito"
WELLINGTON SOUSA (PSB) 873 votos "Eleito"

1º SUPLENTE: JOÃO VICTOR (PPS) 754 votos
2º SUPLENTE: FRANK (PTN) 417 votos
3º SUPLENTE: ELOILSON SANTOS (PPS) 399 votos
4º SUPLENTE: DJEANNE CUNHA (PPS) 381 votos
5º SUPLENTE: RAPHAEL MARQUES (PPS) 307 votos
6º SUPLENTE: MAURICIO NAVALHA (PR) 193 votos


"UM PAÇO FORTE" (PRB, DEM, PV, PSDB)
ALDERICO (DEM) 1.095 votos "Eleito"
JORGE MARU (PRB) 1.062 votos "Eleito"
VANUSA (PRB) 794 votos "Eleita"


1º SUPLENTE: DOMINGOS BABÃO (PRB) 626 votos
2º SUPLENTE: MARY GOMES (DEM) 513 votos
3º SUPLENTE: SÉRGIO BOTÃO (PV) 353 votos
4º SUPLENTE: ZECA DE SACICO (PRB) 317 votos
5º SUPLENTE: PASTOR FERNANDO (PRB) 218 votos
6º SUPLENTE: PAULINHO (PV) 207 votos


"JUNTOS POR UM NOVO PAÇO" (PSC, PSDC, PRP, PPL, PSD)
CHARUTO (PSD) 878 votos "Eleito"
SILVIA INÁCIO (PRP) 604 votos "Eleita"
JORGE BRITO (PSC) 587 votos "Eleito"


1º SUPLENTE: MIGUEL (PSC) 505 votos
2º SUPLENTE: FERNANDO FEITOSA (PSDC) 473 votos
3º SUPLENTE: LAERTE (PSC) 471 votos
4º SUPLENTE: RAIMUNDO CARECA (PSD) 410 votos
5º SUPLENTE: SANDRO DIAS (PSC) 375 votos
6º SUPLENTE: FAEL DO IGUAÍBA (PPL) 368 votos


"UM NOVO PAÇO PARA TODOS 1" (PP, PTB, PSL, PR)
ITAPARANDI (PRB) 820 votos "Eleito"
MARINHO DO PAÇO (PP) 806 votos "Eleito"
ORLETE (PTB) 805 votos "Eleita"
IRMÃO CAMPELO (PR) 803 votos "Eleito"





1º SUPLENTE: GRAÇA PRIVADO (PSL) 790 votos
2º SUPLENTE: FERNADO MUNIZ (PR) 722 votos
3º SUPLENTE: BAIANO (PR) 695 votos
4º SUPLENTE: JULIO PINHEIRO (PTB) 527 votos
5º SUPLENTE: GRACINHA (PR) 391 votos
6º SUPLENTE: SEU PULUCA (PR) 372 votos


"UM NOVO PAÇO PARA TODOS 3" (PHS, PT, PTdoB)
MARCELO PORTELA (PHS) 574 votos "Eleito"
ANDRÉ COSTA (PTdoB) 572 votos "Eleito"

1º SUPLENTE: EDNALDO (PTdoB) 532 votos
2º SUPLENTE: CONCITA DA PINDOBA (PT) 516 votos
3º SUPLENTE: INALDO PEREIRA (PTdoB) 484 votos
4º SUPLENTE: MIERCIO ROBERT (PT) 314 votos
5º SUPLENTE: PROF. NONATO (PHS) 268 votos
6º SUPLENTE: CELIO ALVARO (PHS) 268 votos


"O PAÇO A FRENTE PARA TODOS" (PDT, PCdoB, PRTB, PTC)
MIAU OLIVEIRA (PCdoB) 395 votos "Eleito"
1º SUPLENTE: GUEGUEU (PRTB) 353 votos
2º SUPLENTE: CLAUDIO TRINTA (PTC) 349 votos
3º SUPLENTE: CONCEIÇÃO GÓES (PTC) 322 votos
4º SUPLENTE: VAGNER SOUSA (PTC) 294 votos
5º SUPLENTE: JUNIOR DO IGUAÍBA (PTC) 227 votos
6º SUPLENTE: MARIZE (PCdoB) 173 votos

PREF.RAIMUNDO FILHO, VEREADORES E EDUCADORES PRESTIGIAM FORMATURA DE CRECHE EM PAÇO DO LUMIAR (14/12)




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Leonardo Bruno recebe apoio de 5 vereadores para disputa da presidência da Câmara de Paço do Lumiar.

O vereador eleito com a maior votação no município Leonardo Bruno (PPS) recebeu ontem pela manhã em um almoço promovido em sua residência, dos 15 vereadores que vão compor a nova Câmara Municipal de Paço do Lumiar, o apoio de 05 legisladores para presidir a Câmara no próximo biênio (2013/2014).

O apoio veio através de um documento assinado pelos seguintes parlamentares:José Itaparandi (PTB), Wellington Sousa (PSB), Irmão Campelo (PR),Marcelo Portela (PHS) e Miau Oliveira (PC do B), além do próprioLeonardo Bruno (PPS), que é o candidato a presidência.

Também estiveram presentes no almoço os vereadores Marinho do Paço (PP),Orlete Mafra (PTB), Silvia Inacio (PRP), Charuto (PSD) e Jorge Brito(PSC). Que resolveram não se manifestar, porém não descartaram a ideia de aderir ao projeto político do jovem vereador. O vereador André Campos (PT do B) não esteve presente por causa de uma competição que está participando em Goiás, mas já sinalizou o apoio incondicional a Leonardo.

Com a decisão Leonardo Bruno se torna automaticamente o nome mais consenso dentro do grupo do professor Josemar. O prefeito eleito já havia promovido no ultimo mês um almoço, para que os 14 vereadores eleitos com exceção de Aldercio Campos escolhessem um nome para o grupo.

via Umesp

CEFRAN promove Cantata Natalina e comemora as conquistas do ano.


A Escola CEFRAN, do bairro Maiobão realizou nesta sexta-feira (14), a sua Cantata de Natal. O pátio da escola ficou pequeno para o grande número de espectadores, que foram prestigiar a programação natalina, e comemorar o final do ano letivo.

A confraternização envolveu todo o seu corpo discente e docente, de todas as séries, numa programação marcada por dramatizações teatrais, que contou com um presépio vivo, danças, coral e apresentação da Corporação Musical La Roque, que executou jingles natalinos.


O evento foi aberto à comunidade, e contou com a presença dos diretores do CEFRAN, a Prof ª Ivone Oliveira, do Prof. e Prefeito eleito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, além de todo o corpo pedagógico da instituição.

“Este é um momento de nos confraternizarmos, de darmos as mãos, abraçar o nosso semelhante e agradecer pelo ano que está terminando, na certeza de que o ano próximo seja de conquistas, amor, paz e fraternidade entre as pessoas, e que a segregação não tenha espaço para agir na humanidade”, concluiu a Prof.ª Ivone.

Conquistas - De acordo com Karla Maria, coordenadora pedagógica do CEFRAN, a cada ano a escola se preocupa em acompanhar os avanços educacionais, como a melhoria da estrutura física, para melhor acomodar nossos alunos e atualização constante dos profissionais, promovendo assim, um ensino de qualidade e construindo uma história de sucesso, no seguimento educacional de Paço do Lumiar.

A direção do CEFRAN adiantou que para o ano de 2013, haverá novidades na grade curricular da escola, como: a inserção da disciplina de música e a prática esportiva do jiu jtsu, e mais a continuação das aulas interativas, com a utilização de lousas interativas e tablets.

Lidiane Corrêa
Jornalista - Assessoria de Comunicação & Imprensa    
Fotos: Antônio Mendes para Ailton Baren

Academia de Letras de Paço do Lumiar concede homenagens a membros e honorários.



A Academia de Letras de Paço do Lumiar (ALPL – MA) concedeu títulos aos seus fundadores e honorários, em solenidade realizada na noite de sábado (15), no Convento da Purificação, no Maiobão. Na oportunidade, aconteceu também, a sua primeira confraternização do ano. A solenidade contou com a presença dos membros da academia, acompanhados de seus familiares, representantes de entidades e autoridades municipais, cito: o atual prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Filho, Prof. Josemar Sobreiro, prefeito eleito, o vice, Marconi Lopes, que esteve representado pela sua mãe, Margareth Lopes, e os vereadores eleitos, Leonardo Bruno, Wellington Sousa, Marcelo Portela, entre outros convidados.
A professora, escritora e presidente da academia de Letras de Paço do Lumiar, Ivone Oliveira fez os primeiros pronunciamentos, onde destacou a satisfação em receber a todos os presentes na noite de confraternização e homenagens da primeira diretoria. “A nossa missão como literários é contribuir para a formação dos aspectos sociais, culturais e intelectuais”, disse a presidente.

A ALPL teve a sua gênese em 2008, tendo como idealizador o professor José Antônio Ferreira da Silva. A priori, promovia apenas eventos literários, tendo escritores, pensadores e demais artistas luminenses como seus integrantes. Mas o seu ápice se deu em 9 de maio deste ano, com a fundação da sua sede própria e registrada em cartório, e  como primeira presidente, a professora Ivone Silva Oliveira. Atualmente quarenta imortais ocupam os assentos da Academia, onde atuam como incentivadores à pesquisa, construindo valores humanos, marcando assim, a história de Paço do Lumiar.

O Secretário Geral, Ferreira da Silva disse, que esta primeira atividade sociocultural é a semente que foi plantada anos anteriores e que hoje, estamos colhendo os frutos. “O reconhecimento do público é o reflexo de um trabalho incansável de todos os pensadores luminenses (...)”, concluiu o secretário geral da ALPL.

Os homenageados da noite receberam diplomas de fundadores e honorários, que contribuem para as atividades da Academia. Acompanhe:

Homenageados com o Título de Honorários da Academia de Letras de Paço do Lumiar - MA

Ailton Barem – Fotógrafo e Administrador
Raimundo Filho -  Prefeito de Paço do Lumiar
Marconi Lopes/Margareth Lopes – Vive – Prefeito Eleito
Pedro Fernandes – Secretário Estadual de Educação
Wellington Sousa – Vereador Eleito
Henrique Novais – Presidente da Associação Esportiva – ALEC
Werberth Reis  -  Professor de Karatê
Diego Garcia – Revista Companhia da Mídia
Iran – Liga de Futebol de Paço do Lumiar
Luís Nunes – Grupo Solidariedade
Nonato Nogueira – Jornal Alternativo
Clay Viana – Apresentador de Televisão
Domingos Tourinho – Diretor Teatral
Ivaldo – Diretor Teatral 

Abertas inscrições para seletivo do Ensino Médio em São Luís


Divulgação / Secom


SÃO LUÍS - Foram abertas, nesta segunda-feira (17), no endereço eletrônico (www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013) as inscrições para o primeiro ano do ensino médio regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede estadual de ensino, localizadas em São Luís. Os alunos concludentes do ensino fundamental poderão se inscrever gratuitamente para uma das vagas oferecidas.
Em todas as escolas onde o número de alunos superar o número de vagas ofertadas, o estudante interessado participará do processo classificatório, que acontecerá no dia 20 de janeiro de 2013. Os testes com 40 questões (20 de Matemática e 20 de Português) serão aplicados a partir das 13h, em locais a serem definidos pela Seduc.
No site da secretaria(www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013) os interessados poderão baixar o edital do processo classificatório e obter mais informações.
Mais de 20 mil vagas no primeiro ano do ensino médio serão ofertadas à comunidade escolar de São Luís para o ano letivo de 2013 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação. A matrícula será pelo processo on line e acompanhada pelo Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep). Todos os alunos terão vagas garantidas nas escolas da rede estadual de ensino.
Matrículas
Por meio do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep), desenvolvido pela Seduc, as matrículas para o ano letivo de 2013 nas escolas da rede estadual estão informatizadas. Os alunos devem procurar às escolas (exceto 1ª série do ensino médio), no período estabelecido pela secretaria e realizar a matrícula junto à diretoria de cada escola. Todo o processo pode ser acompanhado através do site da Seduc.
As informações são da Secom do governo do Estado.