sábado, 8 de dezembro de 2012

WELLINGTON do CURSO conta sua HISTÓRIA DE SUCESSO a CLAYTON COLLINS veja:

Foto incrível de mergulhador com milhares de peixes concorre a prêmio


Imagem de peixes foi registrada no México e selecionada pela National Geographic

por Redação Galileu
Editora Globo
“David and Goliath”, por Octavio Aburto
A imagem mais incrível desta semana é tão inusitada que está concorrendo a um prêmio internacional, o Photo Contest, da National Geographic. Octavio Aburto foi mergulhar com o amigo David Castro no parque nacional de Cabo Pulmo, localizado no México, quando se deparou com milhares de peixes em migração, formando uma bola.
O comportamento dos animais é comum na fase de reprodução, mas o ângulo da fotografia fez parecer que os peixes estavam em um duelo com o mergulhador. De acordo com o autor da foto, os peixes Bigeye trevally se reúnem no período da tarde para formar uma grande agregação de desova em torno dos recifes do Parque Nacional.

PEGADINHA DO SILVIO SANTOS 'FESTA DE NUDISTAS'

CAVALO PASSA POR CIMA DE REPÓRTER AO VIVO. São as 12 idiotices da net

XUXA SE ARREPENDE DE REVELAR QUE FOI VIOLENTADA "Disseram que eu queria me aparecer".

Xuxa em seu programa, hoje a tarde, em entrevista com a escritora Fernanda Young, disse que um de seus maiores defeitos é falar demais, referindo-se ao dia em que contou pela 1° vez na tv, que foi violentada quando ainda era criança. Fernanda repudiou as pessoas que criticaram a  eterna rainha dos baixinhos, e disse que achou que falar sobre o assunto - abuso sexual, faz com que a população fique mais atenta, e se previna para que a situação não ocorro nas suas casas. Via site da Xuxa


Reveja 'O que vi da vida' do Fantástico


Agora morra de rir com a sátira da Xuxa no Esquete fazer SNL BRASIL


O vídeo mostra um humor muito agressivo sobre grandes questões a respeito da vida de Xuxa Meneguel; como o pacto com o demônio, a visita a Michael Jackson e seu namoro com o rei do futebol. "Depois de posar pelada, namorar o Pelé e fazer um filme semi-pornô, disseram pra eu fazer um programa infantil".


Confira


Os truques do supermercado para fazer você comprar mais

Para seduzir o consumidor, vale até colocar o que ele quer longe e obrigar a ver todo o resto


Adicionar legenda
por Priscilla Santos
O especialista em marketing da ESPM Ricardo Pastore explica como os produtos são dispostos nas prateleiras para nos influenciar a fazer mais compras. Na Galileu de setembro desvendamos a ciência que faz você comprar mais. Leia a reportagem deste mês e entenda como as empresas estão vasculhando a internet, seu celular e até seu cérebro para fazer você consumir.
Confira o vídeo:

Cientista da Nasa explica por que o mundo não vai acabar em 2012

Para Don Yeomans o dia 21 de dezembro será como qualquer outro – confira seus argumentos
por Redação Galileu
Editora Globo
Crédito: Reprodução12-21-2012 Just Another Day
Nasa divulgou um vídeo de resposta às várias teorias que se popularizaram sobre o fim do mundo em dezembro de 2012. Nele, o cientista do Laboratório de Propulsão de Jatos Don Yeomans discorre sobre cada uma das hipóteses mais conhecidas e explica por que elas não se concretizarão.
Primeiro, Yeomans explica que toda essa comoção em volta do dia 21 de dezembro de 2012 começou com o calendário Maia, que terminaria neste dia. Mas, segundo o cientista, o que está indicado no calendário é o fim de um ciclo e o início de outro, não o apocalipse. Ele o compara com a forma em que nós contamos os anos – todos os dias 31 de dezembro um ciclo termina, para outro começar no dia 1 de janeiro.
Depois o especialista da Nasa fala sobre Nibiru, um planeta que seria quatro vezes maior do que a Terra, também conhecido como “Planeta X”. Segundo outra teoria do apocalipse, esse astro estaria em uma rota de colisão com a Terra. Para Yeomans, é impossível que ninguém tenha detectado Nibiru se aproximando, se isso realmente estiver acontecendo.
“Tem gente que acredita que a Nasa está escondendo essas informações. Mas existem milhares de astrônomos fora da organização que olham para os céus todas as noites. Com certeza, eles teriam notado essa movimentação”, argumenta o cientista.
Outra hipótese é a de uma grande tempestade solar que aconteceria no dia 21 de dezembro seria a razão do fim do mundo. Este tipo de evento, como já explicamos em outro artigo, realmente está se tornando mais frequente – isso porque o Sol passa por ciclos e seu período de maior atividade está previsto para o fim deste ano e o começo de 2013.
O argumento de Yeomans é que, na verdade, a máxima solar irá acontecer apenas em maio do ano que vem e que, mesmo assim, a atividade não deverá ser tão intensa. Basicamente, não há evidências de que tempestades solares, como as que aconteceram durante o início de março, possam ocorrer novamente.
Para quem acredita que o apocalipse será causado pelo alinhamento dos planetas, que geraria uma mudança catastrófica nas marés, a resposta do cientista da Nasa é direta: não há nenhum alinhamento previsto para o fim de 2012. Mesmo que houvesse uma movimentação do gênero, outros planetas não poderiam afetar as marés. Os únicos corpos celestes capazes de fazer isso são a Lua, como aprendemos nas aulas de geografia, e o Sol.
Também existe o boato de que, de alguma forma, os pólos magnéticos da Terra irão se inverter. Isso simplesmente não pode ocorrer por causa da Lua – nosso satélite estabiliza a rotação do planeta e não permite que a rotação dele mude de uma hora para a outra. Os pólos podem, sim, mudar, mas fazem isso aos poucos, demorando milhares de anos até que eles se invertam.
Yeomans conclui seu vídeo lembrando-se das inúmeras previsões para o fim do mundo que já foram feitas, causaram pânico e não se cumpriram. “Ainda estamos aqui”, declara.


O que vai acontecer com o planeta em 2012

Saiba de onde saíram as profecias que prevêem o fim do mundo para dezembro

por Redação Galileu
Editora Globo
O que é verdade e o que é mito sobre 2012?
Você com certeza já ouviu a previsão de que o mundo vai acabar no dia 21/12/2012. Pode até ter ficado com aquela dúvida: será que vale a pena eu ir para o trabalho, cumprir minhas obrigações e me esforçar para ter um futuro melhor? Ou será que eu caio na gandaia, afinal de contas o que nos resta é curtir nosso último ano na face da Terra? Bom, 2012 começou e as pessoas parecem estar tocando a vida normalmente. Deve ser porque pouca gente levou a profecia a sério. A GALILEU explica o porquê.
Essa previsão surgiu por causa de um calendário usado pelos Maias no auge de sua civilização. Acontece que ele se encerra justamente no dia 21 de dezembro deste ano, gerando especulações de que eles já teriam previsto o fim do mundo. A ideia do apocalipse em 2012 fez sucesso, gerou filmes, livros, palestras e programas de TV. Essa popularidade é o ponto culminante de um processo que começou há quase 25 anos, quando o artista e escritor americano José Argüelles publicou o livro "O Fator Maia". Nele, Argüelles misturava seus estudos sobre o fim do calendário maia com suas próprias idéias, ligadas à astrologia e ao New Age. Ele concluiu que 2012 marcaria o fim do ciclo do Homo sapiens e o início de uma época ecologicamente mais harmoniosa, que acabaria com os males do mundo moderno, como guerras, materialismo, violência, injustiça e opressão.
Argüelles conclamou os leitores a se reunirem em várias partes do mundo nos dias 16 e 17 de agosto de 1987 para meditar e rezar, dando um pontapé inicial para o grande dia que ainda estava 25 anos no futuro. Esse evento, batizado de Convergência Harmônica, atraiu grande atenção da mídia americana e ganhou o apoio de celebridades como a atriz Shirley McLaine. A partir do evento, 2012 se tornou uma data conhecida, e uma das favoritas dos profetas do fim do mundo.
No entanto, o calendário usado para fazer a previsão é apenas um entre os vários que os maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo. Cada 20 dias formam um uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, e cada 20 tuns faziam um katun. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que para muitos estudiosos corresponde ao nosso 21/12/2012.
Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia. Na verdade, eles não pensavam no tempo de modo linear, e sim de modo mais cíclico. Há textos míticos maias que falam em eras anteriores à atual, e nada indica que esta seria a última. A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário simplesmente se reiniciaria, assim como o nosso passa do 31 de dezembro para 1 de janeiro.
Entre os milhares de textos maias conhecidos, há apenas um que faz menção à data. Uma inscrição encontrada na ruína de Tortuguero (Costa Rica) diz que nela virá à Terra Bolon Yokte K'u, deus associado à guerra e à criação. Mesmo assim, a profecia não parece ser levada muito a sério nem entre os descendentes dos Maias. No período colonial e depois houve rebeliões populares inspiradas pelas profecias ancestrais. Mas basta dar um pulo à América Central para ver que os maias de hoje estão cheios de projetos e nem um pouco preocupados com 2012.
E tem mais
Mas nem só de maias vive o apocalipse. De lá para cá, só fez crescer o número de pessoas que têm desenvolvido suas próprias especulações sobre o que vai acontecer na data tão esperada. E para isso vale recorrer a todas as ferramentas. Um belga utilizou a matemática e a mitologia para fazer uma análise comparativa das civilizações maia e egípcia, concluindo que as duas são originárias de Atlântida e que o fim do mundo será causado por uma mudança no campo magnético da Terra. Outro americano usou drogas psicodélicas e um computador para analisar o I Ching e concluiu que o livro é um calendário de eventos que prevê o fim da história humana em novembro de 2012. Um matemático, também usando um software, encontrou uma profecia codificada no Antigo Testamento falando de um asteróide que atingiria a Terra. Um jornalista preferiu compilar os dados sobre vulcanismo, terremotos, queda de asteróides, radiação vinda do espaço etc. e concluiu que todos esses eventos devastadores têm forte possibilidade de acontecer em um futuro muito próximo.
Um ufólogo calculou a distância entre a linha do Equador e a cidade americana de Roswell, onde um disco voador teria caído. Encontrou o valor de 2.012 milhas - sinal, acredita, de que a queda do óvni foi uma mensagem cifrada sobre a data em que os ETs irão se revelar. Aliás, os apaixonados por óvnis talvez sejam o grupo que tenha mais esperanças positivas para 2012. Eis um exemplo típico de profecia ufológica, colhida entre as centenas de sites que debatem o tema: "Crescem os rumores de que civilizações extraterrestres estão preparando um evento espetacular em 2012. Ninguém sabe ao certo o que os maias realmente esperavam para o iminente cataclisma. Mas agora muitos centros de pesquisa crêem que a Terra passará por um grande perigo em 2012 e depois. No momento certo, avançadas civilizações extraterrestres resgatarão a civilização humana. De acordo com pesquisadores, a Federação do Universo, representando todas as 88 constelações, virá oficialmente visitar a Terra. Isso irá por um fim à ocultação de óvnis em todos os continentes".
Outra teoria diz respeito ao planeta Nibiru, que iria colidir com a Terra no final deste ano. Ela tem início nas ideias do israelense Zecharia Sitchin sobre a origem da Terra, inspiradas, segundo ele, na decifração de antigos textos babilônicos. De acordo com Sitchin, há em nosso sistema solar um objeto que a ciência moderna desconhece e que os antigos chamavam de Nibiru. Esse objeto, que pode ser um planeta ou uma pequena estrela, passaria próximo ao Sol a cada 3.600 anos. Sitchin afirma que, em uma dessas passagens, uma colisão entre um de seus satélites e um planetóide que existia entre Marte e Júpiter teria dado origem à Terra.
Outros autores passaram a usar as idéias de Sitchin nos anos 1990. Eles dizem que Nibiru vai passar por perto de nosso planeta em 2012, e a atração gravitacional entre os dois resultará em dilúvios e terremotos. Segundo os astrônomos, a possibilidade de uma outra estrela no sistema solar está descartada, pois isso alteraria toda a dinâmica da rotação dos planetas. Quanto a planetas desconhecidos, eles podem até existir, mas não dividiriam a mesma órbita - isso só acontece com cometas e asteróides.

6 espécies incríveis descobertas em 2012


Confira uma lista de 6 das mais impressionantes espécies de animais descobertas neste ano

por Redação Galileu 
Você acha que conhecemos bem o planeta em que vivemos? Saiba que, em média, cientistas descobrem 36 espécies novas de mamíferos todos os anos e estimam que ainda não conhecemos dois terços das espécies que habitam os mares. E, em 2012, muitas descobertas foram feitas. Entre elas, estas 6 espécies incríveis que selecionamos. Confira:

1. A mosca do Flickr
Editora Globo
Acredite ou não, a espécie Semachrysa jade nunca havia sido identificada, até ser retratada por um usuário do Flickr nesta imagem. Ao ver a imagem, o entomologista Shaun Winterton descobriu que se tratava de uma espécie desconhecida de mosca.

2. O crustáceo descoberto por astronautas
Editora Globo
Crédito: Divulgação ESA
É isso mesmo que você leu, astronautas descobriram uma nova espécie. Não em outro planeta, mas aqui mesmo na Terra. Enquanto estudavam geologia na Sardenha, astronautas da Agência Europeia Espacial encontraram este crustáceo.

3. A tarântula azul brasileira
 Editora GloboAPterinopelma sazimai, conhecida como Tarântula Sazima, foi descoberta no Brasil. Já é considerada uma espécie ameaçada pelo tráfico de animais que existe em nosso país.

4. O dinossauro do Senhor dos Anéis

Editora Globo
Apelidado carinhosamente de 'Sauron', o vilão de Senhor dos Anéis, o Sauroniops pachytholus era parecido com o Tiranossauro Rex e aterrorizava a região africana há 95 milhões de anos.

5. O macaco que espirra
Editora Globo
Essa carinha estranha e simpática foi vista pela primeira vez durante este ano. O Rhinopithecus strykeri éconhecido como 'macaco que espirra' porque ele realmente espirra todas as vezes que chove.

6. A cobra com 'olhos marcantes'
Editora Globo
Descoberta na floresta Chocoan, no Equador, essa cobra tem os olhos marcantes - mas não tão impressionantes quanto o seu DNA, que mostra que seus parentes mais próximos moram na Amazônia, no outro lado dos Andes.

7. Bob Esponja sem calças
Editora Globo
Por causa de sua semelhança com o personagem, cientistas batizaram este fungo de Spongiforma squarepantsii(o nome original do Bob Espoja é Spongebob Squarepants).

Pref. RAIMUNDO FILHO vai inaugurar mais uma ESCOLA EM PAÇO DO LUMIAR NESTA SEGUNDA-FEIRA


A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Educação tem a honra de convidar para a Reinauguração da Unidade de Educação Básica Emanoel Arôso, que acontece nesta segunda-feira (dia 10), às 08 horas, na Estrada da Maioba, próximo a Praça do Mocajutuba.

Atenciosamente, Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Paço do Lumiar

Reveja a inauguração da escola do Novo Canaã

PAÇO DO LUMIAR recebe sua I ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL no residencial Novo CANAÃ

Segunda-feira (19/11) Paço do Lumiar recebeu sua I escola de tempo integral - U.E.B NOVA CANAÃ. Um projeto que visa valorizar a educação no município, tendo em vista, a importância de uma população instruída e capacitada. O prefeito Raimundo Filho e sua equipe estão trabalhando de forma dinâmica, devido o pouco tempo que tem para por o município em ordem; adiantou que deixará recursos disponíveis para que Josemar Sobreirodê continuidade as realizações.
Ao iniciar sua fala, o prefeito diz estar muito feliz por mais essa conquista para o povo, e agradece o empenho e o compromisso do secretário de Educação de Paço do Lumiar,Altemar Lima. "Sem a sua contribuição, não conseguiríamos por em ordem a situação de quem faz a educação no nosso município" Diz Raimundo Filho. Destaca ainda o grande esforço em realizar num curto espaço de tempo. "Quero mostrar que é possível fazer, quando se quer o bem da população. Podemos sim, fazer acontecer"Em 60 dias, o prefeito está realizando, e não pretende parar. "Já conseguimos levar água para a comunidade de Cotovelo, e vamos reformar a escola deles. Levamos água também ao Residencial Orquídea. Estamos realizando a operação tapa buracos, a começar pelo Maiobão. 
Ainda vamos entregar o Centro de Especialidades de Paço do Lumiar. Um posto de saúde aqui na comunidade Canaã. Vamos deixar recursos para a UPA e para a construção de escolas, 3 creches e 2 Unidades de Saúde, na Roseana e no Mojó" Ressalta Raimundo Filho. 
 O prefeito está trabalhando desde o dia 20 de Setembro para colocar o município em ordem e é seu desejo resgatar a dignidade do povo de Paço do Lumiar, pois é filho dessa terra."Josemar vai continuar as realizações, já conseguimos dar um basta na situação de abandono em que vivíamos.  Tenho certeza que com essa parceria quem ganha é a nossa população. Nosso povo vai voltar a ter orgulho de ser luminense". Raimundo Filho
Ao se pronunciar, o vereador Marcelo Portela (PHS) lamenta o prefeito Raimundo Filho não estar administrando Paço do Lumiar a mais tempo. E se diz muito feliz, pois o nosso município virou uma página vergonhosa. "Nós nos transformamos em motivo de chacota  e de vergonha nacional e até internacional, sendo comandados por gestores sem compromisso com a população. Raimundo está trabalhando, e é um homem íntegro que deixa sua equipe a vontade para fazer o que tem de ser feito. Por isso parabenizo os integrantes do governo". Entre outros, citou o secretário chefe de gabinete, Ubiratan Cunha, que tem dado grande contribuição para os avanços do município. O vereador eleito, finaliza afirmando; "Meu mandato é do povo, tenho o orgulho de dizer que fui votado em todas as partes do município, e a população nunca se arrependerá de me colocar na  posição de seu representante no legislativo luminense, muito obrigado aos que confiaram e continuam confiando em mim". Marcelo Portela
O secretário de Educação de Paço do Lumiar, Altemar Lima, destaca que este é um grande avanço dado pelo município. "Isto simboliza o sonho da educação no município. Com este laboratório os estudantes estarão conectados com o mundo, e com disponibilidade de acessar os melhores livros das principais universidades do Brasil e do Mundo. Nesse ambiente, os estudantes aprenderão como desenvolver seu pensamento lógico, usando o xadrez, aulas em 3D, aulas de Web Design nos finais de semana, e muito mais". Altemar relembra quais as principais dificuldades enfrentadas ao chegar a secretaria. "Estamos pagando os funcionários dentro do próprio mês. Pra vocês terem uma ideia, 95% do FUNDEB é destinado ao pagamento de pessoal, este é um grande problema, o outro é a precariedade da rede física, onde os educadores sonham, apenas, pois são obrigados a lecionar em 'puxadinhos''. O secretário de educação continua listando as melhorias conseguidas até então. "Já fizemos intervenção em 15 escolas, e 4 serão reformadas incluindo a do Cotovelo". Altemar Lima finaliza com um grande sorriso de confiança. "É possível com pouco recurso, tornar o sonho da educação realidade em Paço do Lumiar".
Uma escola em tempo integral tem de ser dotada de atividades que sejam relevantes ao aprendizado dos estudantes. A U.E.B NOVA CANAÃ também possui a sala especial para aprender a tocar instrumentos musicais. Durante todo o período de estadia na escola, os estudante vão dispor de alimentação. A inauguração foi abrilhantada pela Banda Marcial do colégio Henrique de La Roque do Maiobão.
PRA VER TODAS AS FOTOS, CLICK AQUI, E ME ADD NO FACE

Jerimum de quase 800 kg


Dale Marshal um encanador de Anchorage, no estado do Alasca (EUA), cultivou a fruta gigante em uma estufa. O jerimum, no entanto, é um caso raro. O recorde mundial foi de um com 821 quilos.

Com dívida de R$ 6 milhões, nova diretoria do Fla terá dificuldade para segurar Love


Quatro parcelas relativas à compra do atacante deverão ser pagas pelo clube

Rio - Assim que assumir o Flamengo, a nova diretoria liderada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, herdará uma dívida de seis milhões de euros (R$ 14,8 milhões) feita pela atual gestão, referente às quatro parcelas a serem pagas pela compra do atacante Vagner Love, nos meses de agosto e dezembro dos próximos dois anos. Procurada pela reportagem, a nova diretoria do Flamengo informou que, no momento, está pensando apenas na contratação do diretor executivo de futebol e que analisará os casos dos jogadores após a definição. Em um primeiro momento, a nova cúpula conta com o atacante para o próximo ano.
Já o empresário de Vagner Love, Evandro Ferreira, acredita que os valores em aberto não dificultarão a permanência do jogador no Flamengo até o fim do contrato, em 2015."A nova diretoria ainda não assumiu. Vamos esperar eles assumirem para sentar e conversar. Acredito que não terá problema com os valores das parcelas a serem pagas em 2013 e 2014 pela nova gestão, mesmo sendo idealizadas pela
atual diretoria",disse o empresário.
Vagner Love chegou ao clube em janeiro, após uma intensa negociação da equipe liderada por Patricia Amorim junto ao CSKA. Ficou acertado o valor de dez milhões de euros (R$ 25,1 milhões) pela compra, sendo um milhão (R$ 2,5 milhões) pago à vista e nove milhões (R$ 22,6 milhões) parcelados em seis vezes.
A gestão Patricia Amorim efetuou o pagamento da primeira parcela em agosto e deve quitar a segunda até o fim do mês. Com propostas do exterior e o pagamento da dívida indefinido por parte da nova diretoria, o Flamengo pode ficar com menos amor em 2013.
Apoio a Patricia Amorim - O atacante Vagner Love nunca escondeu a admiração pela presidente Patricia Amorim. Em determinado momento, ele chegou a fazer campanha para a atual mandatária se reeleger, com declarações e até um vídeo que gerou certo desconforto entre os demais candidatos.
Não é por acaso que Love tem um carinho pela presidente. Depois de muita luta, ela conseguiu trazê-lo de volta para o futebol brasileiro em 2010, assim que assumiu, e no começo deste ano. Apesar da proximidade com a parte derrotada na eleição, o empresário do atacante, Evandro Ferreira, não acredita que isso seja um problema. "Ele é amigo da Patricia Amorim e do Marcos Braz [ex-vice de finanças], que o trouxeram de volta”, explicou Evandro.

Juninho volta dos EUA e espera pelo Vasco

Rio - Juninho Pernambucano retornou ao Brasil ontem, após quase uma semana nos Estados Unidos. O jogador gostou do que viu por lá. Conheceu a moderna estrutura do New York Red Bulls e tomou conhecimento da proposta para defender o clube americano por uma temporada. Mas pediu tempo para pensar no futuro e, principalmente, ter uma conversa final com o Vasco.
Nos próximos dias, Juninho vai aproveitar os poucos dias que terá de férias com a família viajando pelo Brasil, principalmente por Recife, sua terra natal e onde moram seus pais. Enquanto isso, seu agente, José Fuentes, vai se reunir durante a semana que vem com o presidente Roberto Dinamite.
Além de aguardar por uma proposta oficial, Fuentes espera saber das garantias financeiras do clube para 2013, além do pagamento de premiações que Juninho ainda tem a receber.
Além de toda a estrutura do Red Bulls, que conta com moderno estádio próprio e que em julho vai inaugurar um CT, Juninho gosta de ideia de conhecer uma cultura diferente. Mas uma continuidade no Vasco não está descartada, pelo carinho que tem pelo clube e por também considerar a hipótese de encerrar a carreira na Colina.

Jovens transformam criatividade em negócio


Na Mira, com informações da CGCOM

Foto: Divulgação/TV Globo
SÃO LUÍS - A história de jovens que usaram a imaginação e a criatividade para criar novos produtos ganha destaque no Globo Cidadania deste sábado (8). Para mostrar como o conceito de Economia Criativa está presente nas salas de aulas, o repórter Paulo Mário Martins, do Globo Universidade, visita a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e apresenta projetos de alunos que conseguiram transformar a inspiração em riqueza e explica como as universidades estão preparando os profissionais que vão atuar nesta área. É o caso de um grupo de estudantes de Design da PUC-Rio que teve a ideia de fabricar óculos de madeira, até então inexistentes no Brasil. Criar produtos com estampas exclusivas a partir de trabalhos de artistas brasileiros foi o caminho encontrado por duas amigas paraenses que apostam no charme e na inovação.
Ainda neste episódio, o Ação faz uma viagem à África para mostrar o trabalho de brasileiros que estão ajudando o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, as duas maiores ilhas de um arquipélago no Golfo da Guiné. Já o Globo Ciência explica como a fibra ótica pode ajudar a melhorar a nossa comunicação.
No Globo Ecologia, a favelização nas cidades é o tema de debate. Na reapresentação dessa reportagem, o programa explica como esse problema afeta a saúde das pessoas e do planeta. E o Globo Educação reexibe matéria sobre como as escolas brasileiras estão se adaptando para tentar diminuir o preconceito.

Acumulada, Mega-Sena sorteia R$ 10 mi neste sábado (8)


Ninguém acertou as seis dezenas do último concurso da Mega-Sena.

Imirante
Foto: Arquivo/Imirante
SÃO PAULO - O concurso número 1.449 da Mega-Sena, que será sorteado neste sábado (8), deve pagar R$ 10 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas.
Na quarta-feira (5), nenhuma aposta acertou as dezenas do concurso 1.448 e o prêmio acumulou. Os números sorteados foram: 01 - 25 - 29 - 36 - 56 - 60.

Cachoeira é condenado a mais de 39 anos de prisão

Após ficar cerca de nove meses preso, o contraventor estava solto desde o dia 20 de novembro.
Agência Brasil

Foto: Divulgação
BRASÍLIA – O contraventor Carlinhos Cachoeira foi condenado à pena de 39 anos, oito meses e dez dias no processo referente à Operação Monte Carlo, que apurou esquema de corrupção e exploração ilegal de jogos no Centro-Oeste. A sentença foi dada nesta sexta-feira (7) pelo juiz Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara Federal de Goiás.
Cachoeira foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha (cinco anos e dez meses), corrupção ativa (20 anos e oito meses), violação de sigilo funcional (sete ano e nove meses), advocacia administrativa (nove meses e dez dias) e peculato (quatro anos e oito meses). O réu iniciará o cumprimento da pena em regime fechado, conforme a sentença.
O juiz determinou ainda a prisão preventiva de Cachoeira. No processo, Santos justifica a decisão argumentando que o contraventor era “o mentor e chefe de todo o grupo criminoso” que controlou quase que por completo os órgãos de segurança pública de Goiás, manipulou licitações de obras públicas, criou empresas de fachada e laranjas para receber comissão da construtora Delta, corrompeu policiais e delegados e “montou uma estrutura cara e organizada para lhe assegurar a impunidade”.
Segundo o juiz, o fato de Cachoeira permanecer solto “expressa em toda a sociedade brasileira o sentimento de impunidade e de que o crime compensa." A prisão preventiva foi limitada em dois anos. Cachoeira foi preso na tarde de hoje (7) em cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz. Ele foi levado para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Goiânia.
Após ficar cerca de nove meses preso, o contraventor estava solto desde o dia 20 de novembro, quando caiu a prisão preventiva em relação à Operação Saint-Michel, que tramita no Distrito Federal. A defesa ainda pode recorrer da decisão.

Viúva de Marcos Paulo herda 60% do dinheiro


Imirante

Foto: Reprodução
A atriz Antonia Fontenelle herdará 60% do dinheiro e investimentos do ator e diretor Marcos Paulo. Ao menos, é o que confirmou o seu advogado, Carlos Sanseverino, ao jornal Extra.
Segundo informações, a viúva ainda contará com todo o dinheiro depositado na conta corrente de Marcos Paulo, falecido no dia 11 de novembro, de embolia pulmonar. "Em 2005, quando ainda não estava casado com Antônia, Marcos Paulo fez um testamento onde deixou os bens para as três filhas. Mas, depois de casado, e sem ela saber de nada, ele fez um outro testamento onde deixou os valores em dinheiro e aplicações que tinha. Esse documento foi ratificado e contempla os direitos de Antônia como viúva", contou Sanseverino ao jornal.

Maioria dos trabalhadores em regime de escravidão no país nasceram no Maranhão


Publicação: 07/12/2012 13:23

Com 28%, o Maranhão foi o estado de origem da maior parte dos trabalhadores escravos do país.  (Divulgação)
Com 28%, o Maranhão foi o estado de origem da maior parte dos trabalhadores escravos do país.
Desde o início da fiscalização do trabalho escravo em meados da década de 90, o Maranhão até hoje ocupa os primeiros lugares entre os estados que exploram esse tipo de mão-de-obra, aliciando ou enviando trabalhadores para outras unidades da federação para serem submetidos às péssimas condições de trabalho. O trabalho escravo contemporâneo está ligado ao aliciamento, migração e servidão por dívida. Especialistas afirmam que a erradicação só possível com fiscalização, combate, punição, políticas públicas e participação da sociedade.

No trabalho escravo rural de todo país, 41,2% dos trabalhadores entrevistados nasceram no Maranhão. Isoladamente, o estado contribuiu com praticamente o mesmo contingente fornecido pelos naturais da Bahia (18,2%), Paraíba (8,2%) Tocantins (5,0%), Piauí (5,0%) e Mato Grosso (5,0%). Três estados são os maiores exportadores de trabalhadores que terminam submetidos à condição análoga à de escravos (Maranhão, Piauí e Tocantins) e a maior quantidade de trabalhadores resgatados destas condições foi encontrada no Pará, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. 

No entanto, o Maranhão foi o estado de origem da maior parte dos trabalhadores escravos com 28% dos resgatados e que haviam sido aliciados em solo maranhense. Ainda sim, o estado lidera com 16,01% do estado de origem com 95,49% do sexo masculino, 40,14% são analfabetos, com idade entre 25 e 34 anos. Três meses e 15 dias é a média de tempo de trabalho até a sua libertação. Desses 941 mil vivem ocupados no setor agrícola, 436 (46%) sem rendimento, 845 (90%) até um salário mínimo.

Causas 

A causa do surgimento dos escravos modernos é a falta de emprego em suas localidades. Quando não conseguem, se vêem obrigadas a procurar fora. E dentre os lugares preferidos estão o sul de Goiás, Goiânia, Pará, Mato Grosso e o Nordeste, pois vão com promessas de bons salários, condições de trabalho, assistência médica gratuita, transporte gratuito. Os responsáveis por este tipo de trabalho são empreiteiros, pistoleiros, jagunços e aventureiros que recebem determinada importância para executar tal tarefa.

O trabalho tem como fundamento a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto tem pena de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência ou até mesmo quem cerceia o uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho; quem mantém vigilância ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho.

Condições 

O cerceamento da liberdade do trabalhador quando ocorre é resultado de um ou da combinação de alguns elementos, como, a servidão por dívida, retenção de documentos, isolamento físico, vigilância ostensiva. As condições degradantes são caracterizadas pelos alojamentos, onde são alojados em barracas precárias de lonas ou de folhas de palmeira no meio da mata expostos a muitos riscos. Pela susceptibilidade a doenças, como, febre amarela, tuberculose e malária sem atendimento médico. As condições de saneamento são precárias, há ausência de instalações sanitárias e não fornecimentos de água potável. A remuneração de salários é inadequada, há também a questão de maus tratos e violência.

Maranhão está na final do handebol masculino nas Olimpíadas Escolares


Publicação: 07/12/2012 18:06

Lances de Upaon-Açu/MA (azul) x Sucesso/PA (laranja)           (Divulgação)
Lances de Upaon-Açu/MA (azul) x Sucesso/PA (laranja)
Na tarde desta sexta-feira (7), o Maranhão assegurou um lugar na grande decisão do handebol masculino nas Olimpíadas Escolares 202 - categoria Infanto (de 15 a 17 anos), competição que está sendo realizada em Cuiabá. A garotada do Colégio Upaon-Açu simplesmente foi impecável na semifinal diante do Colégio Sucesso (PA). Com um handebol de altíssimo nível, os maranhenses superaram os rivais por 22 a 20 e estão na final do torneio nacional, onde enfrentarão ou o Colégio Santa Mônica (RJ) ou o CED (DF) que ainda se enfrentam.

Na semifinal contra os paraenses, a equipe maranhense foi bem do início ao fim. Com uma marcação eficiente e ataques precisos, o Upaon-Açu abriu logo três gols de vantagem  nos primeiros quinze minutos de jogo: 8 a 5. O Colégio Sucesso (PA) tentava reagir, mas esbarrava em Ricardo, goleiro maranhense que fazia defesas incríveis para manter o Upaon-Açu em vantagem no marcador.

Se o goleiro maranhense era uma verdadeira muralha, o ala Lucas desequilibrava no ataque e comandava o Upaon-Açu dentro de quadra. No entanto, foram de Ítalo os gols que aumentaram a vantagem maranhense no fim do primeiro tempo: 14 a 8.

No segundo tempo, os paraenses voltaram com uma marcação muito forte, o que dificultava as jogadas dos maranhenses. Desta forma, o Colégio Sucesso (PA) conseguiu encostar no placar e, a cinco minutos do fim, o placar mostrava 20 a 19 a favor do Upaon-Açu.

Porém, o dia era de Ricardo que estava em um dia inspirado. Com mais algumas defesas sensacionais, o goleiro garantiu a vantagem do Upaon-Açu no marcador e a vaga para a final do handebol masculino: 22 a 20. A decisão ocorre neste sábado (8), no Ginásio Palácio das Artes Iusso Shinohara, em Cuiabá (MT).

Salários no Brasil aumentaram mais que o dobro da média mundial, diz OIT


Publicação: 07/12/2012 19:00
Os salários no Brasil cresceram no ano passado mais do que o dobro da média mundial, de acordo com um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicado nesta sexta-feira.

Os salários dos brasileiros tiveram um aumento médio real (descontada a inflação) de 2,7% em 2011, enquanto globalmente o crescimento foi de apenas 1,2%, segundo a organização.

Se a China for retirada dos cálculos, os salários médios reais cresceram apenas 0,2% mundialmente, afirma o relatório. A organização ressalta que os dados oficiais sobre os salários na China em 2011 ainda não estão disponíveis e que os cálculos foram feitos com base na taxa de crescimento médio salarial anual na China, que tem sido de 12% nos últimos anos.

Em 2010, os salários reais no Brasil - que registraram aumento de 3,8% - já haviam crescido bem mais do que a média mundial, de 2,1%. Segundo a OIT, os salários globais têm aumentado nos últimos quatro anos (no período de 2008 a 2011) a um ritmo bem mais fraco do registrado antes da crise iniciada em 2008.

Em 2007, o crescimento mundial dos salários havia sido de 3% (no Brasil ele foi de 3,2%).

Impacto desigual

''Esse relatório mostra claramente que a crise teve em inúmeros países um impacto importante sobre os salários'', afirma o diretor-geral da OIT, Guy Ryder. ''No entanto, esse impacto não foi uniforme'', acrescenta.

O estudo revela que existem fortes disparidades regionais: enquanto nas economias desenvolvidas os salários mensais sofreram contração em 2008 e também 2011 (diminuição de 0,5%) em razão da diminuição de horas extras e do aumento de empregos precários, com jornadas de meio período, na América Latina e sobretudo na Ásia houve crescimento contínuo nesse período pós-crise.

O relatório Salários Mundiais 2012/2013 da OIT ressalta que os dados positivos dos salários na América Latina ''são fortemente influenciadas por países como o Brasil''.

A OIT analisou o desempenho da evolução dos salários na América Latina no período de 2006 a 2011 e constatou que vários países da região, sobretudo na América Central e no Caribe, tiveram uma degradação em 2008 e 2010.

''Em 2008, os salários reais sofreram contração em dez dos 14 países da América Latina analisados. Em 2010, isso ocorreu em seis países'', diz o estudo. No Brasil, o aumento foi de 3,4% em 2008.

O relatório também revela que em pouco mais de uma década, entre 2000 e 2011, os salários médios reais aumentaram 22,8% em nível mundial.

Desempenho chinês

Na Ásia, os salários quase dobraram no mesmo período. A melhor performance é a da China, onde eles triplicaram nesse prazo, com taxa de crescimento anual média de 12%, ''o que suscita questões sobre o eventual fim da mão de obra barata na China'', diz a OIT.

Na América Latina e no Caribe, o crescimento dos salários na última década foi de 15,1%, abaixo da média mundial. Mas nas economias desenvolvidas, o aumento no período foi de apenas 5%, diz a OIT.

No leste europeu e na Ásia central, os salários também quase triplicaram na última década, mas a OIT ressalta que o aumento decorre essencialmente da transformação desses países em economias de mercado.

Apesar do crescimento dos salários reais nas economias emergentes, mesmo durante a crise, existem diferenças consideráveis nos níveis de salários de um país para outro, diz o estudo.

Um operário industrial brasileiro ganha, por hora de trabalho, US$ 5,40, a metade do que é pago por hora trabalhada nesse setor na Grécia e menos do que na Argentina (US$ 8,68), República Checa ou Eslováquia.

Nos Estados Unidos, um operário industrial ganha US$ 23,32 por hora trabalhada e, na Alemanha, U$ 25,80.

A OIT afirma ainda que a produtividade dos trabalhadores aumentou (devido às inovações tecnológicas) duas vezes mais do que os salários nas economias ricas nas últimas duas décadas.

Nos Estados Unidos, a produtividade aumentou 85% nesse período, enquanto os salários subiram apenas 35%.