sábado, 1 de dezembro de 2012

DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS em Paço do Lumiar e I CAMINHADA DE SAÚDE DO IDOSO

A prefeitura de Paço do Lumiar realizou ontem (30/12) no Viva Maiobão a I Caminhada de saúde do idoso e teste de AIDS, tendo em vista, o dia internacional do combate a doença; hoje, dia 01 de Dezembro. A Secretaria de Saúde do Município, montou barracas na praça para aferição de pressão, teste de diabetes e outros benefícios para os idosos do nosso município. "Os nossos idosos precisam de atenção e, principalmente de uma saúde de qualidade, e os governantes responsáveis tem a obrigação de dar condições de tratamento e qualidade de vida, a quem tanto  lutou por Paço do Lumiar; pelo nosso país". Pref. Raimundo Filho  . Os vereadores eleitos, Leonardo Bruno e  Wellington Souza, parabenizaram a ação da prefeitura e disseram que seus mandatos serão uma ferramenta para que os idosos tenham seu espaço valorizado.

O Ver. Marcelo Portela está cada vez mais confiante de que o nosso município está no rumo certo e, que precisamos de mais eventos que tenham a participação dos idosos, pois a ociosidade traz muitos problemas, o maior deles na sua opinião é a falta de autoestima, que pode deixá-los sentido -se desvalorizados. "E não é isso que queremos, desejamos dias de muitas felicidades para essas pessoas de tamanha experiência. Meu mandato é do povo e, trabalharei incansavelmente para trazer qualidade de vida pra nossa gente".

A senhora Luzia Mendes disse estar muito feliz por esta realização da prefeitura de Paço do Lumiar. "Me sinto valorizada. Pois passamos muito tempo despercebidos por essa administração que aí estava, que não olhava pra gente, o prefeito e sua equipe estão de parabéns". Godan Oliveira do Partido Verde disse que conscientizar a juventude é um dever do poder público, pois muitos nessa fase da vida, são tentados a seguir caminhos tortuosos. "A distribuição de preservativos e a apresentação de métodos que evitem a gravidez indesejada só fortalecem essa luta".

Rilton Silva, Coord. de Juventude e Ubirantan Cunha, Sec. de Cultura de Paço do Lumiar destacaram a importância de um governo participativo, onde o povo diz a melhor forma que deseja ser administrado o município, e onde os administradores saibam trabalhar em consonância com todas as secretarias, proporcionando um governo que fala uma só língua, e que deseja acima de tudo, o bem e o crescimento do povo de Paço do Lumiar.
(Banda Marcial do Colégio Henrique de La Roque)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A JUVENTUDE DE PAÇO NÃO PODE SER DESTRUÍDA PELA VIOLÊNCIA!



Tácio Kaique

O Conselho Superior de Segurança Pública do Maranhão deve enviar, ainda hoje, ao Comando Geral da Polícia Militar um ofício, no qual comunica a exclusão da corporação do cabo Sandro Morett Furtado de Oliveira, de 27 anos, lotado no 9° Batalhão da PM. A exoneração do militar se deu em virtude de ele ter assassinado a tiros o estudante Tácio Kaique Pereira Pires, de 18 anos. O jovem morreu no dia 9 de dezembro de 2011, depois de ter sido alvejado no dia 27 de novembro daquele ano, no bairro Maiobão.
Em contato com o setor da Secretaria de Segurança Pública (SSP), O Estado recebeu a confirmação da exclusão do PM, porém, não teve acesso aos detalhes da decisão, que ainda devem ser divulgados nos próximos dias, pelo próprio comandante-geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco. Para os pais da vítima, que peregrinaram no Poder Judiciário, buscando a condenação e a exoneração do militar, a decisão do conselho significa a conquista de justiça pela morte precoce do filho, que se preparava para ingressar na Aeronáutica em janeiro.
“A exclusão desse policial não vai trazer o nosso filho de volta, temos essa consciência. Entretanto, é a prova de que com muita persistência podemos conseguir fazer justiça, e desta este PM não poderia fugir. Afinal, ele se mostrou um profissional completamente despreparado para vestir uma farda de policial, e muito menos para transitar por aí com uma arma em punho. Precisamos, sim, de policiais competentes, e não de ameaças ambulantes pelas ruas da cidade”, desabafou o pai do estudante, o vendedor Ivaldo Magno Pires, 46 anos.
Tácio Kaique Pereira Pires, segundo a polícia, caminhava no Viva do Conjunto Maiobão, na companhia de dois amigos, quando o Cabo Morett, como era conhecido por seus colegas de farda, passou dirigindo um veículo Ford Fiesta de cor preta, e placas JHC-0403, por cima do pé do estudante, além de ter batido com o retrovisor na vítima. Revoltado com a imprudência do PM à paisana, o estudante reclamou e se desentendeu com o militar, momento em que o policial retornou ao carro, pegou sua arma e atirou.
Baleado no abdômen, Tácio Kaique Pires teve o intestino perfurado, e foi levado às pressas ao Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), onde não resistiu depois de ter ficado internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) durante 12 dias.

Mais

Dias após o crime, o cabo Sandro Morett Furtado de Oliveira compareceu espontaneamente à Delegacia Especializada do Maiobão, e confessou ter atirado contra o estudante. Na ocasião, o PM entregou a arma do crime ao delegado Arlindo Assunção, que presidiu o inquérito, e recebeu denúncia da família de que o veículo do militar seria fruto de roubo, registrado em um estacionamento de uma faculdade particular, em Brasília (DF), e que a verdadeira proprietária seria uma professora.


NADSON MAYA. Relembre o caso

NADSON MAYA foi cruelmente ASSASSINADO por este DELINQUENTE.

Caso saiba quem é, e onde encontrá-lo, dê informações. JUSTIÇA JÁ. Os filhos do demônio, não podem vencer os filhos de DEUS.
CLICK e veja os detalhes dele, no vídeo do assalto

Destaque no Jornal Pequeno

Morte de jovem em assalto provoca revolta e protesto

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
9 de novembro de 2012 às 09:58
POR JULLY CAMILO
Foi sepultado na tarde de ontem (8), no Cemitério Jardim da Paz (Estrada de Ribamar), o corpo de Nadson Roberto Maia Sousa, de 27 anos. Ele morreu na quarta-feira (7), no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2), onde estava internado desde a manhã do sábado (3), após ser atingido por dois tiros, num assalto ao RS Sucata, de propriedade de seu pai, Cícero Roberto Furtado de Sousa, 47.
Ontem, durante o velório, ocorrido na residência do rapaz, um tio da vítima falou com o Jornal Pequeno. Rosinaldo Furtado, também comerciante, contou que no sábado, por volta das 9h, dois homens, sendo um jovem e outro de aparência mais velha, chegaram à sucata numa moto e fizeram perguntas sobre os preços de algumas mercadorias.
Ele disse que Nadson foi quem atendeu os homens. “Na verdade, eles estavam esperando meu irmão, Cícero, chegar, pois ficaram por ali de bobeira. Minutos depois, o Cícero chegou e os indivíduos anunciaram o assalto.”
Foto: G. Ferreira
Nadson Maia Sousa (det.) foi velado em sua casa, no Maiobão
Segundo Rosinaldo, os ladrões já estavam indo embora, levando dinheiro, um notebook e outros pertences, quando Cícero resolveu reagir, atingindo o “garupa” da moto com uma barra de ferro.
Na sequência, ao presenciar a reação do pai, Nadson iniciou uma luta corporal com o homem atingido com a barra de ferro, ocasião em que foi alvejado com dois tiros – um na barriga, outro na cabeça –pelo assaltante que conduzia a moto. “O Nadson ainda foi levado às pressas para o Socorrão 2, mas não resistiu aos ferimentos”, contou Rosinaldo.
De acordo com o tio da vítima, esse foi o segundo assalto à sucata. “O Maiobão se transformou em um bairro perigoso, e a polícia só chega depois que os crimes acontecem”, disse o comerciante. O instrutor de trânsito Aurino Costa, amigo da família da vítima, afirmou que a prática de delitos está virando rotina no Maiobão.
“Até na Praça do Viva, que fica em frente à delegacia de polícia, o tráfico de drogas acontece ostensivamente, na frente de todos”, contou Aurino. O operador de empilhadeira Ademar Rodrigues, 52, disse que está afastado do trabalho há seis anos, por conta da violência no bairro. “Fui espancado por ladrões durante uma tentativa de assalto e perdi 90% da visão do olho esquerdo”, afirmou Ademar.
Nadson Sousa era casado e tinha um filho de 1 ano. Qualquer informação sobre o paradeiro dos homens envolvidos no assassinato do comerciante pode ser repassada ao Disque-Denúncia pelos telefones 3223-5800 (capital) e 0300-313-5800 (interior). Não é necessário se identificar e o serviço funciona 24 horas.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS. POR MAIS QUE PAREÇAM IMPOSSÍVEIS

Não existe sonho impossível!
"As pessoas vão dizer pra você ao longo de sua vida, que cada um dos seus sonhos impossíveis, é impossível mesmo. Nunca vai se realizar. Esse sonho jamais vai se tornar realidade." Miguel Nicolelis


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Saiba quem são os 22 vereadores que fazem parte do grupo de Pereirinha

O grupo do vereador Isaías Pereirinha (PSL) que está fechado para compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal divulgou o documento no qual mostra os nomes dos 22 vereadores que fazem parte do grupo e os objetivos deste. Todos os vereadores constantes autorizaram a publicação. Com isso, se comprometeram publicamente em não passar para o lado do grupo mais ligado ao prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

O documento não diz que o candidato à presidência será novamente Pereirinha, embora nos bastidores da Câmara Municipal o nome já seja dado como certo. O de mais importante dentre os objetivos estabelecidos pelo grupo está a garantia que toda a Mesa Diretora será composta pelos membros do G-22.

A divisão dos cargos da Mesa será entre os partidos que compõem o grupo, sendo que PHS (de Ricardo Diniz), PTB (de Pedro Lucas Fernandes) e PRP (de Nato e Chaguinhas) abdicaram de vagas na Mesa.

Deste modo, a próxima Mesa Diretora será composta por um membro do PSL, que será Pereirinha, novamente como presidente; um do PMDB, um PTdoB, um do PSDC, um do PRB, um do PRTB, do PMN, do PSDB e até mesmo um do PDT. A assinatura da lista pelos pedetistas Pavão Filho e Barbosa Lages, mostra que Ivaldo Rodrigues (PDT), que disputa a presidência não conseguiu apoio dos companheiros de partido.

Apesar de já ser sabido que Pereirinha será o candidato a presidência, ela segue negando a definição. "O grupo está coeso e dentro dele sairá o candidato. Mas o nome só será divulgado na próxima quarta-feira (28). A definição com relação aos outros cargos da Mesa ainda continuará, mas será uma divisão por partidos", afirmou Pereirinha.

Outro ponto do documento assinado pelos vereadores do G-22 é a independência da Câmara com relação ao Executivo. O grupo propõe maior independência do que foi estabelecida nas últimas gestões com relação ao Executivo municipal. Também é solicitado a unidade do grupo, prevalecendo a vontade da maioria, limitando os poderes de Pereirinha.

Embora já estivesse sendo especulado os nomes dos 22 vereadores, a divulgação do documento demonstra exatamente quem está no grupo, e praticamente, impossibilita saídas, uma vez que o compromisso se tornou público. Com 70,9% dos vereadores da próxima legislatura, a eleição da Mesa Diretora fica definida.

Fazem parte do grupo: Pereirinha (PSL), Astro de Ogum (PMN), Marlon Garcia (PTdoB), Pavão Filho (PDT), Chico Carvalho (PSL), Fábio Câmara (PMDB), Manoel Rego (PTdoB), Beto Castro (PRTB), Paulo Luiz (PRB), Josué Pinheiro (PSDC), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Ricardo Diniz (PHS), Barbosa Lages (PDT), Chaguinhas (PRP), Armando Costa (PSDC), Marquinhos (PRB), Nato (PRP), José Joaquim (PSDB), Gutemberg Araújo (PSDB), Sérgio Frota (PSDB), Helena Duailibe (PMDB) e Luciana Mendes (PTdoB).

Caixa Econômica sorteia 1.300 casas do Programa Minha Casa Minha em Ribamar


Contemplados no %u201CMinha Casa, Minha Vida%u201D verificavam os endereços da unidade habitacional (NEIDSON MOREIRA/OIMP/D.A PRESS)
Contemplados no %u201CMinha Casa, Minha Vida%u201D verificavam os endereços da unidade habitacional
A Caixa Econômica Federal sorteou, na manhã desta terça-feira (27), os endereços de 1.300 unidades do empreendimento Residencial Nova Terra das etapas I, II, III, IV e V, no qual foram construídos pelo Programa Minha Casa Minha localizado no município de São José de Ribamar. Está previsto para 3 de dezembro o sorteio das outras 1.200 unidades correspondentes às etapas VI a X do mesmo empreendimento.

O Residencial Nova Terra é constituído de 2.500 unidades habitacionais. Mas, o que preocupa os futuros moradores é o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de R$ 1.250 cobrado pela prefeitura de São José de Ribamar.

Para as famílias, a situação é crítica e bastante complicada porque só a partir desse pagamento a assinatura de contratos poderá ser efetuada para assim receberem os apartamentos, então o sonho da casa própria está se tornando em preocupação e talvez até desespero. Como é o caso da dona de casa Alcilene Marques de Oliveira, de 44 anos, que sempre morou de aluguel e agora foi contemplada com o apartamento do Residencial Nova Terra, mas foi surpreendia a ser obrigada a pagar o ITBI para receber o apartamento. Atualmente ela mora nas proximidades da Vila Kiola com o neto de um ano e três meses, “eu não tenho condição de pagar essa taxa, mas farei o possível para ficar na casa que será minha pro resto da vida, ou seja, irei pagar a casa própria”, disse a dona de casa.

Próximos passos


Os futuros moradores do Residencial Nova Terra devem ficar atentos a partir deste empreendimento e nos próximos, como, por exemplo, no que se refere à vistoria das unidades, ou seja, os beneficiários deverão conhecer e vistoriar os imóveis. Essa vistoria será realizada no mês de dezembro. Onde, no dia 10 será a vez das pessoas com iniciais de A a E; no dia 11 de F a I; no dia 12 de J a L; no dia 13 de M a L; no dia 14 de N a R e no dia 17 de S a Z.

Logo após é preciso que apresentem o documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). A data de assinatura de contrato ainda não foi divulgada, mas para essa assinatura é necessário à apresentação da taxa de ITBI que deverá ser paga à Prefeitura de São Jose de Ribamar, no valor de R$ 1.250 e posteriormente receberão as chaves das casas.

Debates sobre cultura popular na Feira do Livro

Roda de conversa e palestra sobre o tema acontecem hoje no Café Literário; evento vai até dia 2 de dezembro.
A cultura popular será destaque na programação de hoje da Feira do Livro de São Luís, que acontece até dia 2 de dezembro, no Ceprama (Madre Deus), das 13h às 21h. Durante o Café Literário, artistas populares e produtores culturais falarão sobre os saberes e fazer populares, bem como sobre as tradições maranhenses. A entrada é gratuita.
A cantora Rosa Reis falará, das 17h às 18h, sobre o tema O Laborarte e a Cultura Popular. Para a artista, o espaço aberto dentro do evento para discussões sobre o tema é enriquecedor. "A oportunidade é válida, pois representa um retorno do trabalho que fazermos no Laborarte", destaca Rosa Reis.
Durante sua fala, a cantora, que integra a diretoria da entidade, abordará os aspectos tradicionais de manifestações como cacuriá e tambor de crioula. "Desenvolvemos estas manifestações no Laborarte e vou expor, em uma conversa com os presentes, um pouco sobre elas com informações como a origem", exemplifica Rosa Reis.
Logo após, será montada, das 18h30 às 19h30, a roda de conversa O Bumba Meu Boi no Sotaque da Mulher. Para falar sobre o tema, foram convidadas Maria José Soares, do Bumba Meu Boi de Maracanã; Cristina Mendes, do Bumba Meu Boi Estrela Dalva; e Nadir Olga Cruz, do Bumba Meu Boi da Floresta.
Esta última ressalta a importância do tema para a cultura popular. "As mulheres hoje participam ativamente em vários setores do Boi da Floresta. Estão presentes não só nas apresentações como também em cargos da diretoria e dando importantes contribuições à manifestação", aponta Nadir Cruz. Ela diz ainda que, nos últimos anos, setores que eram reservados aos homens, a exemplo do grupo de cazumbas, hoje têm participação ativa de mulheres.
Antes destas palestras, às 15h, a professora Magda Márcia Matos fala sobre o despertar do desejo da literatura a partir de um relato de experiência. A professora Ana Cristina Champoudry ministra a palestra O que leram aqueles que escreveram sobre ensino de leitura.
Programação - Além do Café Literário, a Feira do Livro de São Luís promove outras atividades relacionadas às artes, educação, cultura e literatura. Das 14h às 17h, no auditório Quartocentenário, a professora Conceição de Maria Carvalho ministra a oficina Segredos e Desafios da Automassagem para Professores. Logo em seguida, a escritora Sharlene Serra bate um papo descontraído sobre a sua produção literária voltada para promoção da inclusão social, abordando as deficiências visuais, auditivas, físicas e a síndrome de Down. E, a partir 20h30, a escritora convidada Anna Maria Brasil discute sobre o equilíbrio ambiental e o processamento de resíduos sólidos, tema do seu último livro publicado.
Na Casa do Escritor, às 15h, destaque para as palestras Teoria da Conspiração com o Público Escolar e Morgellius: A Doença Que Faz Olhar o Céu e , com o artista plástico e pesquisador Phiilppe Lhuiller. Em seguida, Heloísa Helena de Sousa ministra a palestra O Lúdico na Criação Textual.
A partir das 18h30, a discussão gira em torno de Planos estratégicos para uma São Luís mais verde, em uma roda de conversa com os professores Gaudino Marcos, Denise Maia e Itapotiara Vilas Boas. Encerrando a programação da noite, o ator e escritor Lauande Aires Cutrim apresenta seu livro Entre o Chão e o Tablado, às 20h.

Projeto desenvolvido com jovens da Vila Embratel pode ser modelo na França

Comitiva francesa conheceu ontem as ações e resultados do Comunicapaz, desenvolvido pela UFMA com jovens de 14 a 24 anos de escolas públicas.
As ações e resultados do Comunicapaz, projeto desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com jovens de 14 a 24 anos de escolas públicas da Vila Embratel, foram discutidos ontem no primeiro dia do I Colóquio Internacional de Cultura de Paz em São Luís. A comitiva francesa da École de La Paix, instituição de pesquisa vinculada à Unesco, revelou estar impressionada com o projeto e considera levar o modelo de pesquisa e extensão para a França.
Com o tema “Tecendo Redes de Paz”, o colóquio se estende até hoje no auditório da Escola de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Centro, como uma proposta de intercâmbio de experiências internacionais em torno da cultura de paz, cujo foco principal das discussões foi o projeto Comunicapaz.
Trabalhando com a produção de vídeo, áudio, jornal, fotografia e material para a web, os jovens que participaram do projeto passaram por oficinas de capacitação onde tiveram a oportunidade de conhecer os valores da cultura de paz e disseminá-los na comunidade em que estão inseridos.
Segundo a professora Vera Salles, idealizadora do Comunicapaz, o projeto nasceu em 2010 de uma tese de doutorado, e dois anos após sua implantação na Vila Embratel os resultados são visíveis. “A nossa proposta foi oferecer a linguagem audiovisual e artística adaptadas ao mundo jovem para trabalhar a cultura de paz de uma forma que a escola não proporciona por meio de oficinas. Hoje, os próprios alunos dizem para nós que passaram a diminuir a agressividade e se sentem mais valorizados”, afirmou.
Para o sociólogo francês Pierre le Queau, a receptividade dos jovens da Vila Embratel para o Comunicapaz foi o que mais impressionou os visitantes, pois é diferente do que acontece com a juventude das universidades da França. Em parceria com a Uema e a UFMA, a Universidade Pierre Mendès, de Grenole, desenvolverá uma unidade de pesquisa internacional.
Pobres - Pierre le Queau lembrou ainda que o projeto faz um ponte entre as camadas mais pobres e a universidade, criando o interesse nesse público em ingressar no ensino superior. “Precisamos de mais dessas intervenções na França porque não existe extensão. O objetivo das nossas universidades é mais voltado para a formação dos estudantes”, disse.
A vinda da comitiva francesa ao Maranhão teve como objetivo consolidar o convênio de cooperação internacional assinado no ano passado pela École de La Paix e a UFMA. O convênio entre as instituições foi pensado ainda em 2009 com o projeto de pesquisa sobre as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel.
A comitiva francesa que participou do evento visitou, no dia 24, o Núcleo de Extensão da UFMA na Vila Embratel (Neve), onde foram realizadas as apresentações culturais dos jovens assistidos pelos projetos Comunicapaz e Conexões de Saberes.

Mais

Os franceses visitaram ainda unidades de cumprimento de medidas socioeducativas Centro da Juventude Canaã (Vinhais) e Alto da Esperança (Anjo da Guarda), órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), para conhecer as políticas públicas voltadas para os direitos humanos no Estado. Segundo a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira, a intenção é apoiar a continuidade do projeto para implantar escolas de paz no Maranhão.

Polícia tira usuários de drogas da Cracolândia do João Paulo

Operação retirou ontem 17 viciados em crack de área na Avenida Projetada.
Saulo Maclean
A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) comandou, no início da manhã de ontem, mais uma operação para recolher usuários de drogas, em situação de rua, na Avenida Projetada, no bairro João Paulo, também conhecida como Cracolândia do João Paulo. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os investigadores removeram 17 viciados em crack, e os conduziram ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), no bairro Monte Castelo.
O delegado Joviano Furtado, coordenador da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (Saisp) Oeste, informou que a iniciativa, apesar de nem sempre resultar na prisão dos traficantes de drogas que abastecem as bocas de fumo da área, serve para a recuperação de alguns dos viciados. "Na última operação que deflagramos, em abril, recolhemos 29 usuários de crack. Destes, sete aceitaram o tratamento e quatro conseguiram se recuperar", disse Furtado.
Na operação de ontem, 12 homens, quatro mulheres e um adolescente de 15 anos foram recolhidos da Feira do João Paulo. A maioria deles estava portando facas na cintura. Um dos comerciantes mais antigos no local, o vendedor de melancias Antônio Onofre, de 58 anos, disse que a presença dos usuários de crack na Avenida Projetada, além de espantar os clientes, coloca os feirantes em situação de risco constante, uma vez que os viciados chegam a roubar para sustentar o vício.
"Eles andam armados o tempo todo. Enquanto os traficantes ficam escondidos, vendendo a droga de longe, os usuários se matam aqui, na frente de todos. São homens, mulheres - algumas delas gestantes -, crianças e adolescentes; aqui você encontra todo tipo de viciado. Por volta das 5h, é fácil encontrá-los em um grupo bem maior, de aproximadamente 50 pessoas. Eles ficam sentados no calçadão, escondidos atrás dos caminhões estacionados", revelou o feirante.
Tratamento - Cerca de 40 minutos após o recolhimento dos usuários de crack, a equipe de policiais civis, formada por 16 investigadores e um delegado, em quatro viaturas, conduziram os viciados em situação de rua à sede do Caps-AD Estadual, na Rua Conde D'Eu, no bairro Monte Castelo. No centro especializado, profissionais na área da saúde iniciaram o tratamento, submetendo os dependentes químicos a uma avaliação médica.
"Aqui, eles passam por uma higienização: tomam banho, escovam os dentes e recebem novas roupas. Em seguida, são alimentados e hidratados, uma vez que o consumo de crack provoca intensa desidratação no organismo. Na sequência, os usuários e suas famílias são identificados; e após a avaliação médica, iniciamos o processo de desintoxicação. Alguns precisam ser encaminhados para o tratamento psiquiátrico", disse o diretor do Caps-AD, Marcelo Soares Costa.
Durante toda a manhã, os usuários de crack recolhidos da Cracolândia do João Paulo foram acompanhados por uma equipe médica, composta por dois psiquiatras; dois psicólogos; três assistentes sociais; três enfermeiras; e três técnicas em enfermagem, além de uma comissão de apoio administrativo. Como está vinculado ao Estado, o Caps-AD no Monte Castelo dispõe de vagas no Hospital Estadual Nina Rodrigues para os dependentes químicos que apresentarem distúrbios mentais.

Mais

Esta foi a quinta operação da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), no bairro João Paulo, desde o início do ano passado. As duas primeiras ações policiais aconteceram em abril do ano passado, época em que foram recolhidos 28 usuários de crack; e presos em flagrantes cinco traficantes de drogas da localidade, que em seguida foram liberados pela Justiça.
A terceira operação aconteceu em novembro de 2011, quando a Polícia Civil tirou das ruas 18 viciados; e prendeu dois traficantes de drogas que haviam assumido as bocas de fumo deixadas pelos cinco primeiros presos inicialmente. A movimentação de compra e venda de entorpecentes na área é monitorada pela equipe de investigadores do 2º Distrito Policial (João Paulo).

Segunda parcela do 13º deve ser paga até 20 de dezembro

Especialista esclarece quem tem direito ao benefício e o que fazer cajo haja atraso.
Maurício Araya
Foto: Reprodução/Internet
SÃO LUÍS – Adotado, no Brasil, desde julho de 1962, o décimo terceiro salário é direito garantido a alguns trabalhadores. O pagamento pode ser feito pelo empregador em duas ou mais parcelas durante o ano. O cálculo se baseia na remuneração integral do trabalhador, ou no caso de aposentados no valor da aposentadoria.
O advogado Antônio Nunes explica que todos os funcionários com carteira de trabalho assinadas têm direito ao benefício. "Se ele é contratado como autônomo, não tem direito. Nem estagiários", explicou à reportagem do Imirante. Segundo o especialista, o décimo terceiro salário é proporcional, ou seja, representa 1/11 para cada mês trabalhado. Por isso, pode haver diferença no valor caso o trabalhador tenha sido admitido, promovido ou demitido (sem justa causa) no ano corrente. Funcionários dispensados por justa causa perdem o direito ao benefício.
Quando ao pagamento, há um prazo que deve ser respeitado pelos empregadores. "O pagamento tem que ser feito em duas parcelas. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro. O empregado tem a opção de, no mês de janeiro, requerer que a primeira parcela seja paga com as férias. Se o empregado não fizer essa opção em janeiro, a empresa decide o mês em que vai pagar a primeira parcela do décimo terceiro salário", afirma.
Caso o benefício não seja pago ou haja atraso, o trabalhador pode propor uma reclamação trabalhista ou fazer uma denúncia na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Em São Luís, a SRTE funciona na avenida Jerônimo de Albuquerque, nº 619, Dalplaza Center, bairro Cohab. Outras informações podem ser obtidas na página eletrônica da SRTE na internet ou no telefone (98) 3213-1950.

Carteira de estudante: novo padrão de segurança em 2013

O novo documento deve ter o mesmo o preço da atual carteira de estudante.

Brasília – A carteira nacional estudantil deve ter novo padrão de segurança a partir de janeiro de 2013. Governo, entidades estudantis e indústria assinaram, hoje (27), o protocolo de intenções para a emissão do documento que terá certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
A exigência faz parte da Lei Geral da Copa para garantir a meia-entrada nos eventos desportivos que o Brasil sediará, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Estudantes terão 50% de desconto para compra dos bilhetes mais baratos, chamados de ingressos categoria 4.
O acordo foi assinado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a UNE e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). As carteiras estudantis com certificado digital seguirão padrão único e somente poderão ser emitidas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pelos diretórios centrais dos estudantes (DCEs) das instituições de ensino superior e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Apenas apresentando carteira com certificação digital, os estudantes poderão adquirir meia-entrada para competições desportivas organizadas pela Fifa no Brasil.
Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, a medida de aplicar novo padrão de segurança à carteira estudantil vai ampliar a credibilidade do documento. “Vamos recuperar o padrão nacional da carteira perante os produtores culturais, esportivos e à sociedade. Atualmente há uma demanda artificial da meia-entrada devido às carteiras fraudadas. É importante regulamentar o documento para que se preveja a demanda real de meia-entrada e não haja mais uma enxurrada de meia-entrada, que na prática, são falsas e apenas elevam o valor dos ingressos”, explicou Iliescu.
O novo documento deve ter o mesmo o preço da atual carteira de estudante, que varia de R$ 8 a R$ 35, conforme a região do país, e terá validade até março de 2014. Ela poderá ser obtida pelo siteda UNE ou postos de atendimento espalhados por todo país. Segundo Iliescu, o valor obtido com os documentos dá autonomia financeira às entidades estudantis.

Odylo Costa, filho abre inscrições para cursos de férias

Foto: Divulgação/Secma
SÃO LUÍS - O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), abre, na segunda-feira (3), inscrições para cursos do Programa Artes nas Férias ministrados por profissionais especializados, de 2 a 30 de janeiro. A meta fomentar a arte no Maranhão principalmente entre crianças e jovens.
São 19 cursos, com aulas de segunda à sexta-feira, em dias alternados nos turnos da manhã, tarde e noite, em 38 turmas com 20 vagas, cada. A taxa de inscrição varia de R$ 50 e R$ 135. Crianças a partir de 4 anos podem participar em alguns segmentos, como o ballet clássico. Outros cursos têm como requisito idade a partir de 15 anos.
Serão ministrados cursos de Canto Popular Música Brasileira, Iniciação Teatral, História da Arte, Balé Clássico, Alongamento e Dança, Dança Cigana, Dança do Ventre, Dança de Salão, Body in Moving, Pintura em Tecido, Escultura em Cerâmica, Desenho Anatômico, Pintura em Tela, Pinturas Especiais, Desenho Artístico, Embalagens Decorativas, Percursos da Arte Maranhense, Xilogravura e Fotografia.
Mais informações na secretaria do Núcleo de Cursos do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Rua Rampa do Comércio, 200, perto do estacionamento da Praia Grande, centro histórico de São Luís) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h ou pelo telefone (98) 3218-9932.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"O ADOLESCENTE DESCOBRE SUA OPÇÃO SEXUAL. NÃO ESCOLHE" diz SUZANA HERCULANO


É nessa fase que surge a preferência sexual, mas não se trata de uma escolha – o que a pessoa pode decidir é se vai aceitar o próprio desejo ou escondê-lo
Ah, a adolescência. Como se não bastasse ficar desengonçada e ter de aprender no susto a lidar com o corpo crescendo e mudando de proporções rápido demais, eu ainda tinha de ouvir “são os hormônios, depois passa”. Por alguma razão, a frase me irritava profundamente. Minha “vingança” chegou anos depois, pelas mãos da neurociência: hoje se sabe que os hormônios pouco têm a ver com a adolescência. Ela nem mesmo é iniciada por eles – e sim pelo cérebro. E mais: adolescentes nem são crianças grandes, nem adultos donos de um cérebro já pronto e apenas temporariamente inundado, obnubilado por hormônios. Adolescentes são donos de um cérebro adolescente, em franca remodelagem, e justamente daí vêm todas as características da fase.
As transformações da adolescência começam no hipotálamo, que aguarda do corpo um sinal, na forma do hormônio leptina, de que já há gordura suficiente acumulada para iniciar as transformações. Só então o hipotálamo passa a produzir uma substância chamada kisspeptina, que desencadeia uma série de mudanças. Uma das alterações no hipotálamo comanda a produção de hormônios sexuais e o torna sensível a eles, o que permite ao cérebro descobrir o sexo – esta, sim, a verdadeira função desses hormônios. Incidentalmente, é aqui também que o adolescente descobre sua preferência sexual – descobre, não escolhe: qual dos sexos deixa o hipotálamo excitado (agora que ele se tornou excitável) depende de eventos que já aconteceram no cérebro lá no início da gestação. Escolha sexual é apenas o que se decide fazer com a própria preferência sexual: abraçá-la ou escondê-la.
Logo em seguida vêm as alterações no sistema de recompensa, que sofre uma enorme baixa em sua sensibilidade à dopamina e deixa de encontrar graça no que antes dava prazer. O resultado é um conjunto de marcas diagnósticas da adolescência: tédio, perda de interesse pelas brincadeiras da infância, impaciência, preferência por novidades e um gosto por riscos – que o jovem, claro, julga estarem sob seu controle. O conjunto é ótimo, pois nos faz abandonar os prazeres da infância e querer sair de casa em busca de outros horizontes. Senão, quem abriria mão de casa, comida e roupa lavada?

O único porém é que as mudanças necessárias no córtex cerebral para lidar de modo adulto com os novos impulsos adolescentes levam cerca de dez anos para acontecer. Atenção, linguagem, memória e raciocínio abstrato são processos até que rapidamente aprimorados, em torno dos 14 anos, e postos à prova com o interesse súbito por política, filosofia e religião. Por outro lado, a capacidade de se colocar no lugar dos outros e de antecipar as consequências dos próprios atos, bases para as boas decisões e para a vida em sociedade, só chega bem mais tarde, por volta dos 18 anos, à força de mudanças no cérebro e de muita experiência. Só o tempo não basta: tornar-se independente e responsável requer aprender a tomar boas decisões, e isso só se aprende... tomando decisões. Se tudo der certo, o resultado desse período de ampla remodelagem guiada pelas experiências do aprendizado social, sexual, cultural e intelectual é o que todo pai e mãe anseiam para seus filhos: que se tornem independentes, responsáveis e bem inseridos socialmente.


Adolescentes, portanto, fazem o que podem com o cérebro que têm – e é bom que seja assim. Nosso dever é ajudá-los oferecendo informações, alternativas, e também o direito de errar de vez em quando. Fico aqui torcendo para continuar pensando assim quando meus filhos virarem adolescentes...

Equipe de Edivaldo Júnior deve mesclar perfis técnico e político


Pastas de Educação, Saúde e de Governo chamam atenção de aliados de petecista. Nomes são mantidos em sigilo.

Ronaldo Rocha
Da editoria de Política

O encontro do vice-prefeito eleito Roberto Rocha (PSB) com o deputado federal e prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), em Brasília, na semana passada, teve como foco a definição de nomes para o secretariado do governo petecista. As pastas mais discutidas e com nomes até agora especulados por aliados de Edivaldo são a de Educação, Saúde e de Governo. A divulgação dos nomes da equipe deverá ocorrer somente na primeira quinzena de dezembro. No início deste mês, o presidente do diretório municipal do PCdoB, Márcio Jerry - ele próprio cotado para a secretaria e Comunicação - declarou que o secretariado de Edivaldo Júnior será composto por pessoas com perfis técnico e político. Ele garantiu que há quadro suficiente para a montagem de uma equipe consistente.
Dois nomes surgiram na última semana como prováveis para a titularidade da secretaria de Educação, ambos do partido comunista, que não deve abrir mão da pasta. A vereadora Rose Sales (PCdoB) e o suplente de vereador Geraldo Castro (PCdoB), que é professor de carreira, disputam a preferência de Edivaldo Júnior. Rose Sales, que representou na Câmara Municipal nos últimos quatro anos a posição de principal opositora ao governo João Castelo (PSDB), tem apoio do PDT para a secretaria. Isso porque ela também surge como forte candidata à presidência da Câmara Municipal, ao lado do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), para impedir o quinto mandato consecutivo de Isaías Pereirinha no Legislativo Municipal.
A saída de Rose Sales para o Executivo abriria espaço para o fortalecimento de Ivaldo junto ao grupo de vereadores também articulado por Edmilson Jansen (PTC). Já o nome de Geraldo Castro para a pasta de Educação, que tem apenas a sexta suplência na Câmara, é defendido por outra ala do PCdoB. Geraldo apoiou Edivaldo Júnior e esteve em todos os atos da campanha do petecista, sempre ao lado do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB) e do deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB).
Saúde - Para a pasta de Saúde, o nome especulado por aliados de Edivaldo é da atual vice-prefeita e vereadora eleita Helena Duailibe (PMDB). Helena comandou a secretaria no início do governo João Castelo, mas foi demitida por telefone. Outro nome que surgiu como possibilidade foi a do vereador não reeleito Fernando Lima (PCdoB), que é cardiologista. Fernando liderou a Comissão de Saúde da Câmara e foi o responsável por comandar inspeções dos parlamentares nos hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II) na gestão Castelo.
O vice-prefeito eleito Roberto Rocha deve assumir a Secretaria de Governo, também pretendida pelo PCdoB, para a indicação de Márcio Jerry. O Estado tentou falar com ambos, mas seus telefones estavam desligados. Rocha viajou quarta-feira para Brasília, onde encontrou Edivaldo Holanda Júnior e logo em seguida para Minas Gerais, para encontrar colegas de partido e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). A intenção era trocar experiências com Lacerda e trazer a São Luís modelo de governo implantado na capital mineira.

Mais

No início do mês, o presidente do diretório municipal do PCdoB, Marcio Jerry, afirmou que Edivaldo não teria pressa em decidir quais nomes levará para a sua equipe de governo. Disse que o petecista convocaria todos os partidos que compuseram a coligação "Muda São Luís" para uma reunião e que discutirá pasta por pasta com suas lideranças.

Grupo que prega independência da Câmara oficializa 22 assinaturas


Objetivo é lançar chapa completa para a disputa no Poder Legislativo e manter uma relação formal com o Poder Executivo.

Mario Carvalho
Da Editoria de Política


Um grupo de 22 vereadores decidiu oficializar ontem um documento com a assinatura de cada um deles em uma lista de pretensos candidatos a compor a nova Mesa Diretora da Câmara de São Luís. Além do presidente licenciado Isaías Pereirinha (PSL), todos os demais, segundo eles, podem encabeçar a chapa para a disputa.
No documento, os vereadores eleitos e reeleitos apontam cinco motivos para a formalização de um Grupo Supra Partidário de Atuação Parlamentar. O principal ponto é a independência e a harmonia dos Poderes (Executivo e Legislativo), na forma que estabelece a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.
Outros fatores citados são o fortalecimento do Parlamento municipal para melhor representar os interesses da sociedade de São Luís; garantir o apoio necessário ao Poder Executivo quando as ações forem de interesse da população; apresentar chapa completa para representar o grupo na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, para o biênio 2013/2014; garantir a unidade do grupo, através de ações que respeitem a todos, prevalecendo sempre a vontade da maioria.
Para o presidente licenciado Pereirinha, isso mostra que o grupo está cada vez mais unido e disposto a fazer a nova Mesa Diretora. "Temos nos reunido constantemente e cada um sabe da sua responsabilidade nessa nova eleição", frisou.
Segundo o presidente em exercício, Astro de Ogum, com certeza esse será o grupo que sairá vencedor da eleição, no dia 1º de janeiro de 2013. "Estamos conscientes de que esse é o melhor grupo para comandar o Legislativo Municipal por mais dois anos", comentou.
São os seguintes os vereadores que assinam o documento: Marlon Garcia (PTdoB), Pavão Filho (PDT), Isaías Pereirinha (PSL), Chico Carvalho (PSL), Fábio Câmara (PMDB), Manoel Rego (PTdoB), Beto Castro (PRTB), Paulo Luiz (PRB), Josué Pinheiro (PSDC), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Ricardo Diniz (PHS), Barbosa Lages (PDT), Francisco Chaguinhas (PRP), Armando Costa (PSDC), Marquinhos (PRB), Astro de Ogum (PMN), Nato (PRP), Sérgio Frota (PSDB), José Joaquim (PSDB), Gutemberg Araújo (PSDB), Helena Duailibe (PMDB) e Luciana Mendes (PTdoB).

MADONA quer DILMA em seu show. Enquanto a presidente SUPERA LULA em POPULARIDADE

Na entrevista Luciano Hulk diz que Madona foi uma das primeiras estrelas internacionais a fazer show no Brasil, antes de se tornar um país interessante para mega apresentações internacionais. O apresentador também perguntou o que a cantora havia notado de diferente durante esses 20 anos de idas e vindas ao nosso país.  Madona diz que o mix de talento e beleza chama muito sua atenção, mas não deixa de citar a grande violência nas favelas brasileiras. A rainha do pop sente-se feliz por ter ajudado de alguma forma as pessoas. "Eu dei a muitas pessoas a força e a coragem de acreditar em si mesmas. Especialmente os grupos marginalizados, como a comunidade gay e as mulheres. Para fazê-los sentir que eles tem a liberdade, o poder, a voz. Dar a eles uma voz e dizer - sim eu mereço". 
Para Madona um dia perfeito é bem simples; ficar ao lado dos filhos, acordar naturalmente... Quem diria, muitas pessoas tem essa oportunidade o tempo todo, e não dão valor. "Como seria um dia perfeito pra você?" Pergunta Luciano Hulk
Veja a entrevista no Caldeirão do Hulk 


Dilma Rousseff supera Lula em 2014, afirma Ibope

A presidente foi citada espontaneamente na pesquisa de intenções de voto para as eleições de 2014 por 26% dos entrevistados.
São Paulo - A presidente Dilma Rousseff (PT) superou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em intenções de voto para as eleições presidenciais de 2014. Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem, Dilma, eleita em 2010 e que deve concorrer à reeleição, foi citada espontaneamente por 26% dos entrevistados como candidata favorita nas eleições de 2014.
Lula foi citado por 19% dos 2.002 eleitores ouvidos em 143 municípios entre os dias 8 e 12 deste mês. Os sete pontos de diferença entre a atual governante e seu mentor político superam a margem de erro do levantamento de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os resultados fazem parte de uma pesquisa espontânea, ou seja, quando o eleitor sondado responde sua preferência diretamente sem que seja mostrada uma lista de possíveis candidatos. A porcentagem de indagados que não souberam mencionar em quem votariam nas eleições de 2014 chegou a 36%.
O favoritismo dos dois líderes do PT supera significativamente o de qualquer possível candidato da oposição. Em terceiro lugar na pesquisa, aparece o ex-candidato presidencial e ex-ministro José Serra (PSDB) com 4%, que perdeu as eleições presidenciais de 2002 para Lula e as de 2010 para Dilma, e que foi derrotado em outubro pelo candidato do PT na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.
No quarto lugar, com 3%, figura o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais e considerado como provável candidato dos tucanos nas eleições presidenciais de 2014.
Em levantamentos similares no passado, Lula sempre aparecia à frente de Dilma. Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha em abril do ano passado, apesar de Dilma já ter aparecido com recorde de popularidade (64% de aprovação), 57% dos brasileiros preferiam o retorno de Lula à Presidência em 2014 contra 32% de Dilma.
Desde que deixou a Presidência em 1º de janeiro de 2011, Lula reiterou que corresponde a Dilma o direito de se apresentar à reeleição.

Grupo aliado a Pereirinha oferece cinco vagas da Mesa a novatos

Os partidos políticos terão autonomia para negociar e indicar os nomes aos postos da Mesa.

O grupo político que prega a independência da Câmara Municipal de São Luís em relação à Prefeitura, liderado pelo presidente licenciado Isaías Pereirinha (PSL), definiu que do total de nove cargos da Mesa Diretora da Casa, cinco serão destinados para vereadores novatos. A negociação, que envolve 22 parlamentares, segundo Pereirinha, ocorreu ontem em um almoço em um restaurante da capital. Os partidos políticos terão autonomia para negociar e indicar os nomes aos postos da Mesa. Ainda não há, porém, definição sobre quem o grupo apoiará para a presidência.
De acordo com Pereirinha, o novo encontro com os parlamentares serviu para que detalhes sobre a eleição na Câmara fossem definidos entre os vereadores. Ele afirmou que os parlamentares já decidiram o que querem para o próximo biênio em relação à distribuição de cargos na Mesa. Somente nesta semana, já houve dois encontros entre o grupo. "Nós acordamos que a nova Mesa Diretora terá a presença de cinco vereadores novatos. Sentamos, discutimos todas as possibilidades e chegamos a esta conclusão", disse.
Pereirinha reafirmou que há unidade no grupo de 22 parlamentares para a eleição que ocorrerá em janeiro. "A única vereadora que não participou do encontro foi Luciana Mendes (PTdoB), que está viajando. Os demais estavam conosco, dialogando sobre o futuro da Casa", acrescentou.
O acerto para que a nova Mesa Diretora seja ocupada por quatro vereadores reeleitos e cinco novatos foi uma das condições impostas por alguns parlamentares, para que o candidato do grupo seja eleito.
No início do mês, o vereador eleito Pedro Lucas Fernandes (PTB) revelou que o grupo havia definido, logo no primeiro encontro - que ocorreu no Restaurante Mandacaru -, que três vagas seriam destinadas aos novatos. Na ocasião, ele já se colocava à disposição para a disputa de um cargo de destaque na Mesa. "É um desafio grande, mas já temos experiência na Secretaria de Planejamento do Estado. Existe agora a possibilidade de agregar mais valor para a Câmara, por isso vamos tentar, não custa nada", declarou na ocasião.
Nomes - Pereirinha destacou que, apesar de já haver interesse de alguns novatos pelas cinco vagas já acertadas, a decisão caberá às legendas. "Os cargos serão discutidos pelos próprios partidos políticos. Há partido, por exemplo, que tem três vereadores eleitos na Casa. Esse partido terá de escolher e indicar um nome de consenso para compor a Mesa. Será uma questão de diálogo e entendimento", acrescentou.
Ele garantiu que até o fim do mês o nome do candidato do grupo será definido e anunciado à imprensa. Até o momento, apenas ele e o vereador em exercício Astro de Ogum (PMN) disputam o consenso dos aliados. "Todos os 22 vereadores têm condições de disputar a presidência, mas ainda teremos encontros para tratar especificamente de nomes. Até o momento, os únicos acertos são em relação aos demais cargos da Mesa Diretora", concluiu.

Mais

Na disputa direta com o grupo liderado por Pereirinha, o vereador Edmilson Jansen (PTC) fala em consenso entre nove parlamentares. Ele afirma que trabalhará no mês de dezembro para obter a maioria dos votos e conseguir alcançar o comando do Legislativo. No grupo de Edmilson Jansen também podem sair candidatos os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT) e Rose Sales (PCdoB). Deles, Ivaldo Rodrigues é o que tem articulado mais a sua candidatura, inclusive com contatos no grupo de Pereirinha.

Câmara de Zé Doca abre inscrições para concurso


Serão onze vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 622 e R$ 2.500. As inscrições vão até o dia 30.

Foram abertas, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o concurso da Câmara de Zé Doca, cidade localizada a 302km da capital São Luís. Serão 11 vagas para seis cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 622 e R$ 2.500.

As vagas de nível fundamental são para os cargos de vigilante e auxiliar de serviços gerais, sendo três vagas para cada função. A taxa de inscrição é de R$ 40.
De nível médio, as vagas são para arquivista, recepcionista e agente administrativo (duas vagas), com taxa de R$ 50. O único cargo para ensino superior é para advogado, com taxa de inscrição de R$ 80.
Os candidatos têm até o dia 30 de novembro para realizar as inscrições. A aplicação da prova objetiva será no dia 9 de dezembro. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Concurso para a Prefeitura de Joselândia ficará aberto até o dia 6

A Prefeitura de Joselândia, no Maranhão, abriu concurso para 171 vagas em cargos nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 622 e R$ 6 mil. Os interessados deverão se inscrever até o dia 6 de dezembro pelo site www.institutomachadodeassis.com.br, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa que varia de R$ 35 a R$ 75. A prova objetiva será no dia 16 de dezembro, das 9h às 12h.