sábado, 24 de novembro de 2012

O QUE OS CÃES PENSAM? Exames de neuroimagem revelam o que se passa na cabeça do melhor amigo do homem quando ouve um comando

Aquela carinha expressiva e olhinhos que parecem sempre querer dizer algo fazem com que donos de cães se perguntem o que seu bicho de estimação “imagina” quando escuta sua voz. Agora, cientistas interessados em comprender a relação entre o homem e esses animais com base na perspectiva dos cachorros, tentam descobrir utilizando técnicas de escaneamento cerebral, o que pensam nossos amigos caninos. Os pesquisadores divulgaram suas descobertas na revista on-linePLoS ONE.

Levando em conta de que o adestramento de cães pelo exército para desempenhar funções complexas como saltar de helicópteros e aviões é uma prática comum, o neurocientista Gregory Berns, do Centro de Neuropolítica da Universidade Emory, considerou que não seria difícil treinar esses animais para entrar acordados em um tubo de ressonância magnética para que pesquisadores tentassem descobrir o que pensavam.

Berns e seus colegas ensinaram dois cães a ficar completamente imóveis dentro do aparelho: Callie, uma fox terrier de 2 anos, e McKenzie, um border collie de 3, também os treinaram para responder a sinais ­– mão esquerda apontando para baixo significava receber uma recompensa; ambas as mãos direcionadas para a horizontal indicava tratamento neutro. Eles descobriram que, no momento em que os cachorros visualizavam o sinal de gratificação, a região do núcleo caudado (associada a recompensas em seres humanos) mostrava atividade. A mesma área não mostrou alterações quando os cães não viam o sinal do tratamento especial. 

"Quando observamos os primeiros resultados, notamos que as imagens eram diferentes de qualquer outra obtida em estudos anteriores. Ninguém, até onde eu sei, já havia capturado fotos do cérebro de um cachorro que não estivesse sedado”, diz Berns. Os resultados também indicam que os bichos prestam muita atenção aos sinais humanos.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta abre portas para futuros estudos sobre a cognição canina e responde perguntas sobre a profunda ligação afetiva dos seres humanos com os cães. Outro objetivo do estudo é compreender como os animais processam a linguagem e de que maneira as expressões faciais são representadas em sua mente. O amor por essas criaturas de quatro patas tem raízes profundas nos primórdios da evolução humana e Bens acredita que isso pode ter moldado como os nossos ancestrais desenvolveram a linguagem e outras ferramentas da civilização.

“O cérebro do cão revela algo especial sobre como homens e animais se reuniram e a história evolutiva entre ambas as espécies pode fornecer um espelho único da mente humana”, argumenta o neurocientista.

Vídeo da experiência

RAIMUNDO FILHO, PREFEITO DE PAÇO DO LUMIAR, LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA O MUNICÍPIO E ACREDITA QUE O PROF.JOSEMAR E A PROF.IVONE CONDUZIRÃO COM MAESTRIA A EDUCAÇÃO DE PAÇO


"Somente com uma educação de qualidade teremos uma população consciente de suas decisões, evitando que nossa gente seja vítima de pessoas irresponsáveis conduzindo nosso município e a nossa nação. Um povo educado, sabe reivindicar e exigir seus direitos como cidadãos" .
Estas foram palavras do prefeito Raimundo Filho na inauguração da escola em tempo integral no Residencial Novo Canaã em Paço do Lumiar. O prefeito sabe das dificuldades que o sistema educacional vem passando, mas acredita que com força de vontade e empenho dos líderes essa realidade pode mudar. 
"Tenho pouco tempo pra trabalhar, mas priorizo a educação das crianças e jovens, pois são o futuro da nossa população e merecem respeito, assim como toda a nossa gente. Estamos trabalhando dobrado para tirar o município da situação em que se encontra. Estou realizando, e essa onda de mudanças terá continuidade com a administração de Josemar Sobreiro" Prefeito Raimundo Filho. 
Em todos os seus discurso, o gestor de Paço do Lumiar cita a transição pacifica de administradores. Tem convicção de que as suas realizações serão intensificadas por Josemar Sobreiro e sua equipe. Diz que com a visão que o casal Sobreiro tem sobre educação, o município sairá ganhando e muito. "Eles já tem muita experiencia com educação, por isso, o povo pode ficar tranquilo, pois terão muitas outras escolas para a educação da nossa população. Além, é claro, de todas as áreas que estão precisando de atenção redobrada em Paço do Lumiar" diz o prefeito, satisfeito com o andamento dos trabalhos e com a eleição de um homem responsável e escollhido em massa pelo povo.

SOBRE O ENEM 

Foi divulgado na quinta-feira dia (22) pelo MEC, a média nacional das notas dos estudantes brasileiros em 2011. No geral, a média ficou em 494, 8. O número, abaixo da média de 2010 (511,21). Ao todo, foram consideradas as provas de 1.137.813 estudantes. A média das escolas privadas foi de 569,2, isto é, 95 pontos acima da média dos colégios públicos (474,2), em uma escala que varia de 0 a 1.000. 

O melhor desempenho no Maranhão entre escolas públicas e privadas foi obtido pelos alunos do Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, na capital, com nota 643,62. Também em São Luís, a segunda colocação ficou com a Escola Crescimento, com nota 619,80. A seguir apareceram o Colégio Educator (616,16), o Centro de Ensino Upaon-Açu (596,64), o Colégio Dom Bosco (596,01) e o IFMA (587,26), todos em São Luís. O Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, é a melhor escola do país, de acordo com a nota do Enem de 2011. A instituição de ensino teve média geral de 737, 15 no exame, em uma escala que vai de 0 a 1.000. O segundo lugar ficou com o colégio mineiro de Ipatinga, Colégio Elite Vale do Aço. Na terceira colocação ficou o Colégio Bernoulli - Unidade Lourdes, de Belo Horizonte (MG). 

Destaque - Ao todo, foram divulgadas notas de 206 escolas maranhenses das redes de ensino pública e privada. Segundo o levantamento, as notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação. O sétimo lugar ficou com o Colégio Marista Araçagi, com sede em São José de Ribamar, com nota 585,31. Outra escola do interior do Estado, o Ifma-Imperatriz, aparece em sétimo, com média 581,90. Fechando a lista dos dez melhores desempenhos do Enem no Maranhão estão o Colégio Literato, em São Luís, com nota 576,42 e o Centro de Educação Internacional, média 571,67.


Escola pública do Maranhão tem a pior média geral do Enem


SÃO LUÍS - O Centro de Ensino Aquiles Lisboa, da   cidade de São  Domingos do Azeitão, foi considerado a pior escola do Brasil, na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011. A lista, com 10.077 escolas públicas e privadas de todo país que tiveram participação de mais de 50% dos alunos, foi divulgada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) nesta quinta-feira (22).
Os dados levam em consideração alguns critérios, como as médias da prova de matemática, de códigos e linguagens e redação, e avalia, também, a taxa de participação dos alunos no exame. No caso da escola de São Domingos do Azeitão, apenas 52% dos alunos participaram do Enem. A média da prova de matemática foi de 397,69 pontos e a da prova de redação foi de 334 pontos. Já na de Códigos e Linguagens a média foi de 407,49. A média geral foi de 383,71 pontos, numa escala que vai até 1.000.
Outras quatro escolas do Estado ficaram entre as 10 piores escolas do Brasil no exame: O Centro de Ensino José Maria Araújo – Anexo I, em Olinda Nova do Maranhão, teve o 3° pior desempenho, com média geral de 393,52 pontos; Na 5° posição está o Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida Ribeiro Anexo III-Limão, em Centro Novo do Maranhão, com 394,55; na 6° colocação Centro de Ensino Leda Tajra-Anexo Juçara, no município de Buriti Bravo, com 396,54 pontos e em 10° lugar, o Centro de Ensino Lucas Coelho, em Benedito Leite, com média geral de 397,20 pontos.
Melhores escolas do Brasil e do Maranhão
Entre as escolas com melhor desempenho em todo Brasil aparece, em primeiro lugar, a escola Objetivo Colégio Integrado, colégio privado da cidade de São Paulo, com média geral de 737,15 pontos.
Já numa de lista das 100 melhores escolas brasileiras em média geral no ENEM 2011, apenas 10 são públicas. Na média da prova de matemática quem apareceu em primeiro lugar foi a escola Objetivo Colégio Integrado, com média de 847,57 pontos . Quanto à prova de Redação, a primeira colocada foi o Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga (MG), com média de 830,37 pontos.
No Maranhão, a melhor colocação foi a do Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, na posição 165, com média geral de 643,62 pontos. Dentre as melhores escolas do Estado, aparecem, ainda, a Escola Crescimento, o Centro de Ensino Upaon-Açu, o Colégio Educator, O Colégio Dom Bosco e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
As escolas que tiveram menos de 10 alunos participantes, não tiveram suas pontuações divulgadas.
A EDUCAÇÃO EM PAÇO DO LUMIAR 

PAÇO DO LUMIAR recebe sua I ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL no residencial Novo CANAÃ

Segunda-feira (19/11) Paço do Lumiar recebeu sua I escola de tempo integral - U.E.B NOVA CANAÃ. Um projeto que visa valorizar a educação no município, tendo em vista, a importância de uma população instruída e capacitada. O prefeito Raimundo Filho e sua equipe estão trabalhando de forma dinâmica, devido o pouco tempo que tem para por o município em ordem; adiantou que deixará recursos disponíveis para que Josemar Sobreirodê continuidade as realizações.
Ao iniciar sua fala, o prefeito diz estar muito feliz por mais essa conquista para o povo, e agradece o empenho e o compromisso do secretário de Educação de Paço do Lumiar,Altemar Lima. "Sem a sua contribuição, não conseguiríamos por em ordem a situação de quem faz a educação no nosso município" Diz Raimundo Filho. Destaca ainda o grande esforço em realizar num curto espaço de tempo. "Quero mostrar que é possível fazer, quando se quer o bem da população. Podemos sim, fazer acontecer"Em 60 dias, o prefeito está realizando, e não pretende parar. "Já conseguimos levar água para a comunidade de Cotovelo, e vamos reformar a escola deles. Levamos água também ao Residencial Orquídea. Estamos realizando a operação tapa buracos, a começar pelo Maiobão. 
Ainda vamos entregar o Centro de Especialidades de Paço do Lumiar. Um posto de saúde aqui na comunidade Canaã. Vamos deixar recursos para a UPA e para a construção de escolas, 3 creches e 2 Unidades de Saúde, na Roseana e no Mojó" Ressalta Raimundo Filho. 
 O prefeito está trabalhando desde o dia 20 de Setembro para colocar o município em ordem e é seu desejo resgatar a dignidade do povo de Paço do Lumiar, pois é filho dessa terra."Josemar vai continuar as realizações, já conseguimos dar um basta na situação de abandono em que vivíamos.  Tenho certeza que com essa parceria quem ganha é a nossa população. Nosso povo vai voltar a ter orgulho de ser luminense". Raimundo Filho
Ao se pronunciar, o vereador Marcelo Portela (PHS) lamenta o prefeito Raimundo Filho não estar administrando Paço do Lumiar a mais tempo. E se diz muito feliz, pois o nosso município virou uma página vergonhosa. "Nós nos transformamos em motivo de chacota  e de vergonha nacional e até internacional, sendo comandados por gestores sem compromisso com a população. Raimundo está trabalhando, e é um homem íntegro que deixa sua equipe a vontade para fazer o que tem de ser feito. Por isso parabenizo os integrantes do governo". Entre outros, citou o secretário chefe de gabinete, Ubiratan Cunha, que tem dado grande contribuição para os avanços do município. O vereador eleito, finaliza afirmando; "Meu mandato é do povo, tenho o orgulho de dizer que fui votado em todas as partes do município, e a população nunca se arrependerá de me colocar na  posição de seu representante no legislativo luminense, muito obrigado aos que confiaram e continuam confiando em mim". Marcelo Portela
O secretário de Educação de Paço do Lumiar, Altemar Lima, destaca que este é um grande avanço dado pelo município. "Isto simboliza o sonho da educação no município. Com este laboratório os estudantes estarão conectados com o mundo, e com disponibilidade de acessar os melhores livros das principais universidades do Brasil e do Mundo. Nesse ambiente, os estudantes aprenderão como desenvolver seu pensamento lógico, usando o xadrez, aulas em 3D, aulas de Web Design nos finais de semana, e muito mais". Altemar relembra quais as principais dificuldades enfrentadas ao chegar a secretaria. "Estamos pagando os funcionários dentro do próprio mês. Pra vocês terem uma ideia, 95% do FUNDEB é destinado ao pagamento de pessoal, este é um grande problema, o outro é a precariedade da rede física, onde os educadores sonham, apenas, pois são obrigados a lecionar em 'puxadinhos''. O secretário de educação continua listando as melhorias conseguidas até então. "Já fizemos intervenção em 15 escolas, e 4 serão reformadas incluindo a do Cotovelo". Altemar Lima finaliza com um grande sorriso de confiança. "É possível com pouco recurso, tornar o sonho da educação realidade em Paço do Lumiar".
Uma escola em tempo integral tem de ser dotada de atividades que sejam relevantes ao aprendizado dos estudantes. A U.E.B NOVA CANAÃ também possui a sala especial para aprender a tocar instrumentos musicais. Durante todo o período de estadia na escola, os estudante vão dispor de alimentação. A inauguração foi abrilhantada pela Banda Marcial do colégio Henrique de La Roque do Maiobão
.

OLIMPÍADAS ESCOLARES

Atletas maranhenses embarcam neste sábado (24) para competir em Cuiabá
Publicação: 23/11/2012 16:29
A delegação maranhense que participa das Olimpíadas Escolares 2012, categoria Infanto (de 15 a 17 anos), competição que será realizada em Cuiabá, embarca na madrugada deste sábado (24). Os atletas,patrocinados pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), garantiram o direito de representar o Maranhão no maior evento esportivo do Brasil, depois de serem campeões na edição deste ano dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Ao todo, a delegação maranhense será composta por 181 integrantes.

Neste primeiro momento, apenas atletas de seis modalidades embarcam. Neste grupo, que competirá até o dia 29 de dezembro estão os seguintes esportes: atletismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e vôlei de praia. Os demais integrantes da delegação maranhense viajam somente na próxima semana.

Em Cuiabá, o Maranhão terá representantes em todas as treze modalidades em disputa: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. O maior evento do esporte estudantil brasileiro ocorrerá de 25 de novembro a 8 de dezembro. Outras informações sobre as Olimpíadas Escolares estão disponíveis no site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br).

Olimpíadas Escolares

Maior evento de esporte estudantil do país, as Olimpíadas Escolares revelaram 17 atletas para os Jogos Olímpicos Londres 2012. São organizadas Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Cerca de seis mil atletas, treinadores, árbitros e voluntários, entre outros, estarão envolvidos com o evento. Ao todo, 1.217 escolas públicas e particulares de todo Brasil participam da competição. Somente entre atletas, quase quatro mil jovens dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de uma delegação da cidade anfitriã se reunirão para o evento que une esporte, educação e cultura.

DEPOIS DESSA. BRUNO TÁ FERRADO!


Macarrão é condenado a 15 anos pela morte de Eliza

Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, pegou cinco anos de prisão.
Macarrão conversa com o seu advogado de defesa (Foto: Divulgação)
Macarrão conversa com o seu advogado de defesa (Foto: Divulgação)
Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, foram condenados no começo da madrugada de sábado (24) pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-amante do jogador, em junho de 2010.

Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão, sendo 12 deles em regime fechado, pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado e absolvido pela ocultação de cadáver.

"[O homicídio] foi um crime torpe, com asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima", disse a juíza Marixa Rodrigues ao ler a sentença. Macarrão chorou a ouvir sua condenação. Ele vai cumprir a pena na Penitenciária Nelson Hungria, onde já está preso.

A juíza considerou como atenuante na pena de Macarrão o fato de ele ter confessado participação e assumido, na quinta-feira, pela primeira vez nesse processo, a morte de Eliza. Ele pegou a pena mínima.

Já Fernanda foi condenada a cinco anos de prisão por cárcere privado de Eliza e de Bruninho, filho dela com o goleiro Bruno. Como a condenação foi menor do que seis anos, ela cumprirá pena em regime aberto.

Leonardo Diniz, advogado de Macarrão, disse que vai analisar a decisão para saber se vai recorrer. "A defesa vai analisar oportunamente na semana que vem se vai interpor recurso. Mas a defesa entende que foi uma vitoria. A confissão partiu dele [Macarrão] e beneficiou a ele", disse, reforçando a afirmação de que não houve um acordo com a Promotoria. "O promotor [Henry Wagner de Castro] sustentou a acusação".

A advogada da ex-namorada de Bruno, Carla Silene, comemorou a decisão, mas disse que vai recorrer. "A nossa grande vitória foi a Fernanda não ser pronunciada por homicídio. Mas nos vamos recorrer. Não queremos que a Fernanda tenha antecedentes criminais".

A mãe de Eliza conversou com os jornalistas no final do julgamento e se disse aliviada com a decisão dos jurados. "Estou aliviada, mas esperava mais. A Justiça está começando a ser feita. Estou aliviada, mas não estou feliz. Estaria feliz se estivesse com a minha filha", afirmou Sônia Fátima de Moura.

O promotor Henry de Castro evitou comemorar a condenação de Macarrão e Fernanda. "Não há vitória porque uma pessoa morreu. Mas é uma forma de reparação. Infelizmente nem todos foram julgados. Esse foi um júri para constatar que Eliza está morta. O próximo passo é constatar quem a matou", disse ele.

A decisão dos sete jurados -seis mulheres e um homem- saiu após cinco dias de julgamento, que foi marcado por tumultos, troca de advogados e desmembramento de processos.

A expectativa agora é para saber como a decisão de hoje vai influenciar o julgamento de Bruno, Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e Dayanne de Souza, ex-mulher do jogador, que foi adiado para 4 de março.


Advogado pede condenação 'justa' para Macarrão

Defesa pediu absolvição pelo sequestro e ocultação de cadáver de Eliza Samudio, e diz que o réu era "serviçal" do golerio Bruno.
24/11/2012 00h00
O advogado Leonardo Diniz, que defende o réu Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, no júri do caso Eliza Samudio, pediu aos jurados uma "reprimenda justa" para seu cliente. O defensor pede que Macarrão seja absolvido dos crimes de sequestro, porque não teria participado, e de ocultação de cadáver, porque não saberia o que foi feito do corpo. O apelo foi feito durante a argumentação da defesa nos debates do julgamento, na tarde de ontem.
"Seja aplicada uma condenação, uma reprimenda, segundo o que entenderem da participação dele nesses fatos, mas que essa reprimenda seja justa, que seja proporcional", disse Diniz. Ele começou a argumentação da defesa às 15h06 de ontem, e encerrou às 16h18.
O advogado ainda disse que Macarrão era apenas um "serviçal" do goleiro, e que cumpria ordens de Bruno.
"Quero que vossas excelências analisem a relação entre um serviçal e um ídolo de futebol", disse ele, referindo-se ao atleta. Diniz ainda lembrou que, durante seu depoimento, Macarrão afirmou ter tentado argumentar sobre o desaparecimento Eliza: "Vai acabar com a sua carreira", disse ao goleiro.
Diniz recorda-se do que foi dito pelo goleiro, segundo o depoimento de Macarrão: "É para fazer, eu estou mandando. Aí ele [Macarrão] se submete, adere a essa vontade. Sai, pega Eliza e leva até o lugar, com a imaginação dela de que ela iria ao apartamento".
Provas - Diniz questionou as provas trazidas pela Promotoria e tentou desqualificar os depoimentos dos primos do goleiro Bruno Fernandes, Jorge Luiz Rosa e Sérgio Rosa Sales. A estratégia de mostrar os primos como desafetos de Macarrão teve como objetivo se contrapor à Promotoria nos debates entre defesa e acusação durante o julgamento.
No seu tempo reservado à acusação, o promotor Henry Wagner de Castro apresentou uma série de provas que indicam que Macarrão e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foram os executores de Eliza em 10 de junho de 2010. Segundo o Ministério Público, o goleiro seria o mandante da morte de sua ex-amante. Diniz discorda desta versão.
"Sérgio não gostava do Luiz Henrique [Macarrão]. Já viu desafeto seguir ordem de desafeto?", disse o advogado, referindo-se ao depoimento de Jorge em que ele aponta o outro primo de Bruno como responsável por vigiar Eliza no sítio do goleiro enquanto ela era mantida em cárcere privado.



FEIRA DO LIVRO EM SÃO LUÍS

A 6ª Feira do Livro de São Luís está sendo realizada no Ceprama, na Madre Deus.


Foto: Gustavo Sampaio
SÃO LUÍS – Pessoas de todas as idades compareceram na abertura da 6ª Feira do Livro de São Luís, nesta sexta-feira (23), localizada no complexo do Ceprama, no bairro Madre Deus. Adultos e crianças se sentiram envolvidos no evento literário, em busca de aperfeiçoar a busca por conhecimento. As crianças, principalmente, se sentiram em casa, em meio a tantas publicações infantis.
A contabilista Rosicléia Santos conta que a filha, Karina Cristina, de 10 anos, ficou bastante ansiosa pela Feira do Livro. “Hoje é o dia dela. Vim só para comprar livros pra ela. Os meus, eu compro depois”, disse a mãe. A garota, que abocanhou quatro livros, não vê a hora de voltar à feira, que encerra no dia 02 de dezembro. “Eu leio muito história de quadrinhos e livros infantis. Comprei quatro e no domingo (25), eu compro mais”, contou Karina Cristina.
Enquanto algumas crianças ficam entre livros infantis e outros de temática infanto-juvenil, como Harry Potter, outras ficam nos gibis. Como é o caso de Maria Eduarda, de sete anos, que, assim como sua mãe, Fernanda Castro, de 27 anos, veio pela primeira vez à Feira do Livro. “Gosto muito de Turma da Mônica. Leio bastante”, disse a garota, quando comprava três exemplares do gibi. A mãe, tal qual a filha, também se divertiu no primeiro dia do evento. “Estou gostando muito da feira, por ter mais opções de livros. Vim comprar hoje e venho comprar mais depois, com certeza”, disse a mãe de Maria Eduarda.

Sorteados com documentação pendente devem regularizar situação


SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís avisa aos contemplados no 1º Sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida, realizado no dia 27 de julho de 2011, com pendência de documentação, que devem comparecer, até o dia sete de dezembro de 2012, das 8h às 13h, à Escola de Gestão e Governo Municipal (Eggem), situada na Rua das Andirobas, nº 26, Renascença, levando documentos pessoais com vistas a regularizar tal situação.Avisa ainda que o beneficiário que não comparecer será considerado desistente.

A relação dos beneficiários com a documentação irregular estará afixada na Eggem, na Semcas e na Seplan e disponibilizada também no site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br).

NEM SEMPRE A GRAÇA PEGA


Conta do Youtube oficial do cantor Latino é cancelada

Foto: Reprodução
A bruxa está solta para o cantor Latino. Após sofrer xingamentos e ameaças de todos os tipos via Internet depois do lançamento do seu single 'Vida de Solteiro', inspirada na canção do cantor Psy, a sua conta no canal Youtube foi devidamente cancelada.
Na própria página do site tem essa declaração: "CantorLatinoOficial teve a conta encerrada porque recebemos diversas reivindicações de terceiros de violação de direitos autorais relacionadas ao material postado pelo usuário". Segundo o site do EGO, a assessoria do cantor teria dito que foi pega de surpresa e que não sabem como isso ocorreu. Hum, estranho...

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

VACINAÇÃO de CÃES E GATOS em PAÇO DO LUMIAR

Considerando a constatação do Vírus Antirrábico Humano neste município, a prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que no dia 24 de Novembro estará vacinando cães e gatos contra a raiva. Leve o seu animal com idade a partir de 3 meses, com  sua carteira de vacinação a um dos postos mais próximos de sua residência.
lembre-se a Raiva mata!
Prefeitura de Paço do Lumiar. Governo com transparência

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

COPA CEFRAN 2012; SEMIFINAL acirrada em PAÇO DO LUMIAR





Foram 4 a 4. A decisão foi nos pênaltis; 3 a 2 pro Domingos Vieira Filho, sendo que o Cefran perdeu 3 gols e o Domingos 2.

RICKY MARTIN DIZ QUE O AMOR DE PAI DINHEIRO NENHUM COMPRA

Nesta entrevista a Oprah Winfrey, Ricky Martin fala sobre sua sexualidade pela primeira vez na tv. Mas esse vídeo traz uma mensagem muito bonita e importante; Ricky fala que já passou pelos hoteis mais caros do mundo, tem tudo o que o dinheiro pode comprar, mas o que o deixa verdadeiramente feliz, é o fato de SER PAI. Que mensagem linda. Aos pais, e aos filhos leitores desse canal, assistam, é uma grande lição!

EX-PREFEITO DE CANDIDO MENDES desvia o dinheiro da SAÚDE e vai descer pra PEDRINHAS! (Gente, NÃO FAZ ISSO COM ELE NÃO!)



Preso pela Polícia Federal na tarde desta quarta-feira (21) na sede do IBGE, onde trabalhava, o ex-prefeito do município de Candido Mendes, Edson Costa, 56 anos, o “Costinha”, deve seguir nesta quinta-feira (22), para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A prisão de “Costinha” foi determinada pela Justiça Federal em São Luís. Ele administrou a cidade de Cândido Mendes, no período 1993 a 1996. “Costinha”, que também é funcionário do IBGE foi condenado por desvio de recursos públicos do SUS (Sistema Único de Saúde). Acreditando que o seu processo não daria em nada, se acomodou e foi preso. Ele foi o segundo prefeito condenado nos últimos dias pela Justiça Federal no Maranhão.

EX-PREFEITA ALZIRA BARROS pega MAIS DE 8 ANOS de CADEIA por DESVIAR o dinheiro da EDUCAÇÃO e vai direto pro presídio de TERESINA. (AI QUE DÓ DESSA SANTINHA!)


A Polícia Federal no Maranhão prendeu na manhã desta quinta-feira (21), a ex-prefeita do município de Santo Antônio dos Lopes, a 296 km de São Luís. Alzira Barros de Melo comandou a cidade de 1989 até 1992.
A ex-prefeita, Alzira Barros de Melo, de 70 anos, foi localizada e presa em em Teresina (PI). A prisão ocorreu em cumprimento a mandados expedidos pela 1ª e 2ª Varas Criminais da Justiça Federal em São Luís. Na 2ª Vara, a ex-prefeita não foi localizada para responder a processo criminal movido pelo Ministério Público Federal que, então, requereu sua prisão preventiva com fundamento na conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal. 


Na 1ª Vara, foi condenada a uma pena de 8 anos e 4 meses de prisão pelo crime de responsabilidade (art. 1º, inciso I do Decreto-Lei nº 201/67) por apropriação/desvio de recursos públicos durante seu mandato (1989 a 1992), provenientes de convênios firmados com o extinto Ministério do Interior para a construção de um terminal rodoviário no município, e com o Ministério da Educação e do Desporto para a construção de unidade visando à melhoria nas condições da rede escolar municipal de ensino. A presa será encaminhada ao Presídio Feminino de Teresina/PI, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal. Esta é a terceira prisão de ex-prefeitos realizada pela Polícia Federal no Maranhão nos últimos dez dias em virtude de condenação da Justiça Federal.

CHICO GOMES anuncia mobilização de prefeitos por royalties

Confederação dos Municípios pretende levar mais de 5 mil gestores a Brasília.

O deputado estadual e prefeito eleito de Viana, Chico Gomes (DEM), anunciou ontem que a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está mobilizando mais de cinco mil prefeitos com a missão de pressionar a presidente Dilma Rousseff (PT) a sancionar a Lei dos Royalties de petróleo sem vetos, ou seja, na forma como foi aprovada pela Câmara Federal. Ele afirmou que a sanção dessa lei vai beneficiar todos os municípios brasileiros, com reflexo maior nos mais pobres.
No Maranhão, a CNM conta com o apoio da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para reunir os prefeitos em Brasília.
Segundo Chico Gomes, os recursos dos royalties são baseados nos mesmos cálculos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o critério populacional. "Os municípios do Nordeste têm sua maior receita no FPM, o oxigênio que faz as administrações municipais respirarem. Não têm nenhum significado para os municípios do centro-sul, mas aqui é fundamental", afirmou Chico Gomes, acrescentando que o FPM vem caindo de forma assustadora com as medidas que o Governo Federal está tomando para enfrentar a crise econômica que aflige todo o mundo, em especial os países europeus.
De acordo com o democrata, o Brasil vem resistindo à crise e à recessão, mas as medidas de controle estão abalando as finanças dos estados, principalmente os do Norte e Nordeste.
O parlamentar acrescentou que a receita municipal chegou ao fundo do poço deixando os prefeitos sem condições de cumprirem seus compromissos.
Receita - A receita dos royaltes, conforme o deputado, não é tão vultosa, mas será fundamental para corrigir os efeitos na queda do FPM. Chico Gomes citou os exemplos de alguns municípios. Bacurituba, que em 2011 recebeu R$ 65 mil de royaltes de petróleo, caso seja sancionada a lei aprovada no Congresso receberá R$ 402 mil; Timon, um dos maiores do estado, que recebeu R$ 854 mil, tem previsão de receber mais de R$ 5 milhões; São Luís, que tem uma receita de R$ 4,5 milhões, vai receber mais de 27 milhões; Viana, cidade do deputado passará de R$ 218 mil para R$ 1,3 milhão.

Fim de ano: Shoppings oferecem contratações temporárias


A Associação Brasileira de Shoppings Centers estima um aumento de 30% na oferta de empregos.

Foto: Flora Dolores/ O Estado
SÃO LUÍS - É neste período do mês de dezembro que os lojistas começam a contratar funcionários para atender à alta demanda das vendas pelas festividades do fim de ano. O setor de shopping centers já começou a se preparar para a data mais importante do varejo: o Natal! Dados apontam que as expectativas para o período não decepcionarão.
Em dezembro, as vendas devem crescer 15% em relação ao ano passado. Além das expectativas positivas quanto às vendas emshoppings, o mercado de trabalho no setor também deve ficar ainda mais aquecido. A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) estima um aumento de 30% na oferta de empregos, o que representaria uma média de 240 mil novas vagas. Ano passado, foram criadas cerca de 220 mil oportunidades no período.
Os novos postos de trabalho são temporários e visam atender à demanda do Natal e dos horários estendidos praticados por muitos empreendimentos. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê 35 mil vagas em todo o Brasil. A predominância será de vendedores (70%), estoquistas (15%) e operadores de caixa (15%). No caso dos vendedores, o salário fica em torno do mínimo, mais as comissões.
Nos shoppings maranhenses, a estimativa também é de aumento nas vendas, e as contratações temporárias já estão acontecendo desde o fim do mês de outubro. Para Mario Zan, gerente de uma loja de calçados localizada no Rio Anil Shopping, devem ser contratados, neste período, cerca de 20 funcionários temporários. “Essa é a quantidade suficiente para atender à demanda comum no fim de ano. O contratado que se destacar no atendimento pode vir a ser efetivado pela loja”, afirmou o gerente.
Dedicação e atenção na hora do atendimento podem fazer a diferença na vida profissional do funcionário que for contratado temporariamente. Para Jacelena Almeida, que é vendedora e está há um ano na loja, a oportunidade de trabalho surgiu com as contratações temporárias. “O vendedor só precisa saber abordar o cliente e fazer com que ele se sinta confortável dentro da loja. Atender bem é bom pra quem compra e pra mim quanto vendedora”, conclui Jacelena.
Existem lojas que a expectativa de venda é tão positiva que as contratações estão sendo fixas. O contratado, além de pegar o embalo de vendas do fim de ano, vai se adequando ao ritmo da loja e se preparando para o ano seguinte. “Nesse período, as lojas funcionam em um sistema de cadeia. Vendemos mais, o estoque tem que aumentar e a mão de obra pra trabalhar na frente de loja e internamente também”, afirma o gerente Domingos Souza.
Os interessados pelas novas vagas podem encontrar mais informações diretamente nossites dos shoppings ou das lojas, que já estão anunciando diversas vagas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prefeitura inaugura nova avenida que ligará nove bairros


O prefeito João Castelo, ao lado da primeira-dama, de secretários e da deputada Gardênia, inaugurou a nova avenida interbairros  (A.Baêta/Divulgação)
O prefeito João Castelo, ao lado da primeira-dama, de secretários e da deputada Gardênia, inaugurou a nova avenida interbairros

Ao lado primeira-dama Gardênia Ribeiro Gonçalves, secretários e auxiliares do governo, o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), inaugurou, ontem, a obra de pavimentação e readequação da Avenida Santo Antônio (interbairros). A nova opção de trânsito liga diversos bairros como Altos do Calhau, Cohajap, Cohaserma, Parque Athenas, Planalto Vinhais, jardim Topázio, Coelho Neto, Alterosa, Jardim Bela Vista à Holandeses, ao Barramar e à Daniel de La Touche. Além disso, a nova via permite escoamento fácil para a Litorânea. “Eu sei o que esta obra representa para esta comunidade, é uma demonstração de dever cumprido. Quando nós cumprimos nossa obrigação, a gente se sente feliz e satisfeito, ainda mais se tratando dessa avenida que é de grande importância para a população”, disse Castelo, ao ressaltar que espera que “o futuro reserve coisas semelhantes a estas para a cidade”. O chefe do executivo municipal foi recebido com muita festa e faixas de agradecimento. As intervenções foram realizadas por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O objetivo dessas avenidas interbairros é criar mais opções de tráfego e melhorar a fluidez no trânsito para que a população possa se deslocar rapidamente a diversos pontos de São Luís.  A Avenida Santo Antônio tem 840 metros de extensão, com 11.760m² aplicados de asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), 20m de drenagem profunda e 3.350m de drenagem superficial. No entorno da via (bairros Jardim Coelho Neto e Parque Atenas), foram 4.170m de ruas asfaltadas. 

Trafegabilidade 

“A avenida Santo Antônio cria condições de trafegabilidade e descarrega o tráfego da Avenida dos Holandeses, dando assim nova dinâmica ao trânsito de São Luís. Isto faz parte do plano de mobilidade para a cidade”, explicou o titular da Semosp, engenheiro Marcos Aurélio Freitas. Representando a comunidade, a moradora Rita Fernandes saudou o prefeito João Castelo e os membros da sua equipe agradecendo pela obra de pavimentação e readequação da Avenida Santo Antônio. “Estamos profundamente felizes porque é uma concretização de um sonho de há muito tempo acalentado por nós. Vivíamos aqui sem nenhuma estrutura urbana organizada e hoje somos agraciados com esta avenida numa ação majestosa do prefeito João Castelo, o melhor gestor que já tivemos neste município, uma vez que foi o único que olhou por nós e se sensibilizou com nosso sofrimento”, declarou Rita Fernandes. O vereador José Joaquim (PSDB), parlamentar que intercedeu ativamente para que a ação se concretizasse, frisou a determinação do prefeito João Castelo para que a obra fosse executada. “Saiu graças à coragem e o esforço do maior homem público desta cidade, que está inaugurando uma das primeiras ligações interbairros da nossa capital, tudo de forma muito bem feita, planejada e organizada”. A construção da avenida faz parte de uma série de obras de pavimentação e melhoramento de ruas nos bairros do Parque Athenas e Jardim Coelho Neto, no Calhau, e que estão incluídas no Plano Macro de Recuperação e Pavimentação Asfáltica, que já asfaltou mais de 800 vias na capital maranhense. “Essa avenida interbairros é de grande importância para o tráfego desta região, pois desafogará o trânsito na Avenida dos Holandeses, uma das mais movimentadas da cidade”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas.