SÃO LUÍS - O Centro de Ensino Aquiles Lisboa, da cidade de São Domingos do Azeitão, foi considerado a pior escola do Brasil, na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011. A lista, com 10.077 escolas públicas e privadas de todo país que tiveram participação de mais de 50% dos alunos, foi divulgada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) nesta quinta-feira (22).
Os dados levam em consideração alguns critérios, como as médias da prova de matemática, de códigos e linguagens e redação, e avalia, também, a taxa de participação dos alunos no exame. No caso da escola de São Domingos do Azeitão, apenas 52% dos alunos participaram do Enem. A média da prova de matemática foi de 397,69 pontos e a da prova de redação foi de 334 pontos. Já na de Códigos e Linguagens a média foi de 407,49. A média geral foi de 383,71 pontos, numa escala que vai até 1.000.
Outras quatro escolas do Estado ficaram entre as 10 piores escolas do Brasil no exame: O Centro de Ensino José Maria Araújo – Anexo I, em Olinda Nova do Maranhão, teve o 3° pior desempenho, com média geral de 393,52 pontos; Na 5° posição está o Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida Ribeiro Anexo III-Limão, em Centro Novo do Maranhão, com 394,55; na 6° colocação Centro de Ensino Leda Tajra-Anexo Juçara, no município de Buriti Bravo, com 396,54 pontos e em 10° lugar, o Centro de Ensino Lucas Coelho, em Benedito Leite, com média geral de 397,20 pontos.
Melhores escolas do Brasil e do Maranhão
Entre as escolas com melhor desempenho em todo Brasil aparece, em primeiro lugar, a escola Objetivo Colégio Integrado, colégio privado da cidade de São Paulo, com média geral de 737,15 pontos.
Já numa de lista das 100 melhores escolas brasileiras em média geral no ENEM 2011, apenas 10 são públicas. Na média da prova de matemática quem apareceu em primeiro lugar foi a escola Objetivo Colégio Integrado, com média de 847,57 pontos . Quanto à prova de Redação, a primeira colocada foi o Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga (MG), com média de 830,37 pontos.
No Maranhão, a melhor colocação foi a do Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, na posição 165, com média geral de 643,62 pontos. Dentre as melhores escolas do Estado, aparecem, ainda, a Escola Crescimento, o Centro de Ensino Upaon-Açu, o Colégio Educator, O Colégio Dom Bosco e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
As escolas que tiveram menos de 10 alunos participantes, não tiveram suas pontuações divulgadas.
A EDUCAÇÃO EM PAÇO DO LUMIAR
Segunda-feira (19/11) Paço do Lumiar recebeu sua I escola de tempo integral - U.E.B NOVA CANAÃ. Um projeto que visa valorizar a educação no município, tendo em vista, a importância de uma população instruída e capacitada. O prefeito Raimundo Filho e sua equipe estão trabalhando de forma dinâmica, devido o pouco tempo que tem para por o município em ordem; adiantou que deixará recursos disponíveis para que Josemar Sobreirodê continuidade as realizações.

Ao iniciar sua fala, o prefeito diz estar muito feliz por mais essa conquista para o povo, e agradece o empenho e o compromisso do secretário de Educação de Paço do Lumiar,Altemar Lima. "Sem a sua contribuição, não conseguiríamos por em ordem a situação de quem faz a educação no nosso município" Diz Raimundo Filho. Destaca ainda o grande esforço em realizar num curto espaço de tempo. "Quero mostrar que é possível fazer, quando se quer o bem da população. Podemos sim, fazer acontecer". Em 60 dias, o prefeito está realizando, e não pretende parar. "Já conseguimos levar água para a comunidade de Cotovelo, e vamos reformar a escola deles. Levamos água também ao Residencial Orquídea. Estamos realizando a operação tapa buracos, a começar pelo Maiobão.
Ainda vamos entregar o Centro de Especialidades de Paço do Lumiar. Um posto de saúde aqui na comunidade Canaã. Vamos deixar recursos para a UPA e para a construção de escolas, 3 creches e 2 Unidades de Saúde, na Roseana e no Mojó" Ressalta Raimundo Filho.

O prefeito está trabalhando desde o dia 20 de Setembro para colocar o município em ordem e é seu desejo resgatar a dignidade do povo de Paço do Lumiar, pois é filho dessa terra."Josemar vai continuar as realizações, já conseguimos dar um basta na situação de abandono em que vivíamos. Tenho certeza que com essa parceria quem ganha é a nossa população. Nosso povo vai voltar a ter orgulho de ser luminense". Raimundo Filho

Ao se pronunciar, o vereador Marcelo Portela (PHS) lamenta o prefeito Raimundo Filho não estar administrando Paço do Lumiar a mais tempo. E se diz muito feliz, pois o nosso município virou uma página vergonhosa. "Nós nos transformamos em motivo de chacota e de vergonha nacional e até internacional, sendo comandados por gestores sem compromisso com a população. Raimundo está trabalhando, e é um homem íntegro que deixa sua equipe a vontade para fazer o que tem de ser feito. Por isso parabenizo os integrantes do governo". Entre outros, citou o secretário chefe de gabinete, Ubiratan Cunha, que tem dado grande contribuição para os avanços do município. O vereador eleito, finaliza afirmando; "Meu mandato é do povo, tenho o orgulho de dizer que fui votado em todas as partes do município, e a população nunca se arrependerá de me colocar na posição de seu representante no legislativo luminense, muito obrigado aos que confiaram e continuam confiando em mim". Marcelo Portela

O secretário de Educação de Paço do Lumiar, Altemar Lima, destaca que este é um grande avanço dado pelo município. "Isto simboliza o sonho da educação no município. Com este laboratório os estudantes estarão conectados com o mundo, e com disponibilidade de acessar os melhores livros das principais universidades do Brasil e do Mundo. Nesse ambiente, os estudantes aprenderão como desenvolver seu pensamento lógico, usando o xadrez, aulas em 3D, aulas de Web Design nos finais de semana, e muito mais". Altemar relembra quais as principais dificuldades enfrentadas ao chegar a secretaria. "Estamos pagando os funcionários dentro do próprio mês. Pra vocês terem uma ideia, 95% do FUNDEB é destinado ao pagamento de pessoal, este é um grande problema, o outro é a precariedade da rede física, onde os educadores sonham, apenas, pois são obrigados a lecionar em 'puxadinhos''. O secretário de educação continua listando as melhorias conseguidas até então. "Já fizemos intervenção em 15 escolas, e 4 serão reformadas incluindo a do Cotovelo". Altemar Lima finaliza com um grande sorriso de confiança. "É possível com pouco recurso, tornar o sonho da educação realidade em Paço do Lumiar".
Uma escola em tempo integral tem de ser dotada de atividades que sejam relevantes ao aprendizado dos estudantes. A U.E.B NOVA CANAÃ também possui a sala especial para aprender a tocar instrumentos musicais. Durante todo o período de estadia na escola, os estudante vão dispor de alimentação. A inauguração foi abrilhantada pela Banda Marcial do colégio Henrique de La Roque do Maiobão
.