sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Provas do Enade serão realizadas no dia 25 de novembro

Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação.
Coordenadora-geral, Rosilene Cerri explica detalhes da avaliação.

CLICK AQUI E VEJA O VÍDEO
Do G1 MA com informações da TV Mirante



Comente agora

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. As provas serão realizadas no dia 25 de novembro.
A coordenadora-geral do Enade, Rosilene Cerri, explicou que houve resistência dos estudantes no ínício das provas. "O Enade compõe com Sinais, que é o Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior, que tem trêspilares fundamentais, que é o exame do estudante, a avaliação de curso e a avaliação da instituição. Foi instituído em 2004 e tivemos uma resistência, no início do exame, mas agora com oito anos de trajetória e ja com os resultados, o entendimento de que a avaliação da educação superior realmente melhora a qualidade, a gente não tem mais problema na adesão do estudante. Uma outra novidade, é que desde 2011 só o concluinte realiza a prova, a não participação diminui muito", afirmou.

Mônica e Cebolinha se casam, Após 16 edições de namoro


Divulgação
Capa do gibi 'O Casamento do Século', que traz o casório de Mônica e Cebolinha
Capa do gibi 'O Casamento do Século', que traz o casório de Mônica e Cebolinha
Quase três mil pessoas confirmaram presença na união dos personagens Mônica e Cebolinha no Facebook, onde a editora Panini criou um evento para divulgar O Casamento do Século (132 páginas, 7,50 reais), a nova edição da Turma da Mônica Jovem, que chega às bancas na próxima quinta-feira, dia 27. Este é o gibi de número 50 da versãoteen dos personagens de Mauricio de Sousa, que ganharam releitura em mangá com frequência mensal.
Mônica e Cebolinha, agora chamado de Cebola, namoraram 16 edições -- ou 16 meses -- até chegar ao altar. Oprimeiro beijo foi trocado em maio de 2011, no gibi Quer Namorar Comigo?, o número 34 da Turma da Mônica Jovem. De lá para cá, os dois vinham vivendo entre idas e vindas, mantendo aquecido um relacionamento que nunca foi frio. Nem mesmo morno.
Como vai se dar o pedido de casamento, já que os dois personagens são ainda adolescentes, e se a relação vai durar, no entanto, a editora não divulga. A ideia é aumentar o suspense para vender gibi, é claro.

IFMA oferece vagas de cursos para graduados e transferidos


A seleção inclui etapas como análise de histórico escolar e redação.

Divulgação/IFMA
20/09/2012 16h23 - Atualizado em 21/09/2012 10h43
SÃO LUÍS - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Monte Castelo está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro para a seleção de graduados e transferidos. São oferecidas 84 vagas distribuídas entre os cursos de engenharia (civil, mecânica e elétrica), biologia, química, física, matemática e sistema de informação.
A seleção inclui etapas como análise de histórico escolar e redação. As inscrições podem ser feitas no site www.ifma.edu.br. O início das aulas dos candidatos selecionados será no primeiro semestre de 2013.

Prefeitura de Paço do Lumiar amanheceu trancada


Imirante

21/09/2012 12h42 - Atualizado em 21/09/2012 13h24

Foto: Reprodução TV Mirante
SÃO LUÍS - O vice-prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Nonato Filho, teve dificuldade para assumir o comando da administração municipal na manhã desta sexta-feira (21). As salas da prefeitura municipal estavam trancadas e o prefeito não pôde dar expediente.
prefeita Bia Venâncio está sendo monitorada por uma tornozeleira eletrônica e está proibida de se aproximar do prédio. Ela está sendo investigada pelo desvio de R$ 15.000.000 da Prefeitura de Paço do Lumiar.
Operação Allien
Bia Venâncio foi presa na manhã de ontem (20), durante a Operação Alien realizada pela Polícia Federal para o cumprimento de 19 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. As prisões ocorreram nas cidades de Paço do Lumiar, Igarapé Grande, São José de Ribamar e São Luís.
De acordo com as investigações da Controladoria Geral da União (CGU), havia uma quadrilha que atuava na prefeitura de Paço do Lumiar, fraudando licitações e desviando recursos públicos federais da educação, por meio de empresas fantasmas e vários tipos de documentos falsificados.
As investigações apontaram para o desvio de cerca de R$ 15.000.000, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Júnior do Mojó tem prisão preventiva decretada pela Justiça


21/09/2012 14h18 - Atualizado em 21/09/2012 14h21

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A juíza Lívia Maria das Graças Costa Aguiar, titular da 1ª Vara de São José de Ribamar, expediu mandado decretando a prisão preventiva de dois suspeitos de envolvimento em esquema de fraude de registros públicos. Elias Orlando Nunes Filho e Edson Arouche Júnior, mais conhecido como “Júnior Mojó”, são suspeitos de terem praticado crimes de estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica. O acusado Júnior Mojó estava em São Paulo, quando foi preso na semana passada. Elias continua foragido.
De acordo com a decisão, a denúncia do Ministério Público preencheu todos os requisitos do Art. 41 do Código Penal, expondo o fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.
“No caso em tela, os indícios de autoria evidenciam-se na farta documentação constante no inquérito policial, onde se verifica falsificações na escritura pública e no registro de imóveis comercializados por Elias Orlando, conforme se infere dos laudos do exame documentoscópico e grafotécnico, e pelos depoimentos de testemunhas e da própria vítima, que também revelaram o envolvimento do réu Edson Arouche Júnior no esquema fraudulento”, versa o mandado judicial.
De acordo com a decisão da magistrada, o decreto da prisão preventiva é uma medida que se impõe para a garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal, pois os fatos relatados revelam elevado grau de periculosidade dos agentes envolvidos, até porque são apontados como estelionatários contumazes, além de já terem sido denunciados pela participação do homicídio do empresário Maggyon Lanyer Ferreira Andrade. Essa denuncia também tramita na 1ª Vara de Ribamar.
“A medida também se mostra imprescindível para manter a instrução criminal, visto que os demandados costumam evadir-se do distrito da culpa, sem contar, ainda, que há fortes indícios de que os réus, usando da influência e dos meios coativos, poderão ameaçar testemunhas para garantir a impunidade, o que dificultará a coleta real das provas”, ressalta a juíza no mandado.
A Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão disponibilizou, na época, um profissional perito em documentos relativos à compra e venda de imóveis, que passou a auxiliar a equipe de Polícia Técnico-Científica a identificar a veracidade de materiais apreendidos na casa de Elias Orlando Filhos. Vários documentos, apreendidas no inquérito anterior, que apurou o homicídio, apontaram irregularidades - o que fez a polícia trabalhar sobre a existência de uma suposta verdadeira organização criminosa do ramo imobiliário. O resultado da perícia, porém, é mantido em sigilo.
As informações são da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão .

PESQUISA EM PAÇO. Escutec/O estado


Josemar lidera com folga em Paço do Lumiar, aponta pesquisa Escutec/O Estado


Pesquisa registrou uma série de empates técnicos do segundo ao quinto colocado; número de indecisos e votos nulo chega a 27% dos entrevistados.

Gilberto Léda
Da Editoria de Política
28/08/2012 00h00
A primeira pesquisa Escutec/O Estado em Paço do Lumiar revela cenário favorável ao candidato Josemar Sobreiro, o Professor Josemar (PR), e uma legião de indecisos ou eleitores que declararam não votar em nenhum dos candidatos que concorrem ao cargo.
Segundo os dados, colhidos entre os dias 22 e 24 de agosto, Professor Josemar tem 44% das intenções de voto e seria o novo prefeito da cidade se as eleições fossem hoje. O ex-prefeito Gilberto Aroso (PMDB) está 13,3%, à frente de outros três concorrentes, mesmo após a impugnação do seu registro de candidatura e a indefinição sobre a participação no pleito.
A candidata do PDT, Núbia Dutra,vem em terceiro lugar, com 8,7%. Em seguida, aparece Sebastião Almeida (PSDB), que chegou a 4,7%.
Como a margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, Gilberto Aroso, Núbia Dutra e Sebastião Almeida estão tecnicamente empatados.
Em quanto lugar, em situação de empate técnico apenas com Núbia Dutra e Almeida, está Wendel de Moraes, o Moraes Maninho (PP). Ele tem 2,3% das intenções de voto.
O total de indecisos e os que disseram não votar em nenhum dos candidatos somam 27%. A pesquisa Escutec foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número de protocolo MA-114/2012. No total, foram ouvidos 300 eleitores.

OPERAÇÃO ALLIEN em Paço saiba mais informações

CLICK AQUI E VEJA A ENTREVISTA
"Garanto e afirmo que isso não é verdade." Bia Venâncio
 

PT convoca aliados para defender Lula

Seis partidos da base governista emitiram ontem nota em desagravo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e...



Seis partidos da base governista emitiram ontem nota em desagravo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com ataques ao PSDB, DEM e PPS, após a oposição ameaçar ingressar com pedido de investigação sobre acusações de que o petista seria o chefe do mensalão. Capitaneada pelo PT, a manifestação foi organizada no momento em que o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, oscilou negativamente em pesquisa de intenção de voto.
Na nota, os presidentes do PT, PSB, PMDB, PC do B, PDT e PRB atacam o que chamam de "forças conservadoras" que estariam dispostas a "qualquer aventura" e falam em "práticas golpistas". Citam 1954, "quando inventaram um 'mar de lama' para afastar Getúlio Vargas", e 1964, "quando derrubaram Jango para levar o País a 21 anos de ditadura".
A manifestação menciona reportagem da revista Veja do fim de semana passado, na qual declarações atribuídas ao empresário Marcos Valério, operador do mensalão, envolvem diretamente Lula com o esquema. Após a divulgação da reportagem, a oposição disse, em nota, que cobrará do Ministério Público a investigação dos fatos assim que terminado o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.
Para os presidentes dos partidos governistas, a oposição quer "confundir" a opinião pública. "Quando pressionam a mais alta Corte do País, o STF, estão preocupados em fazer da ação penal 470 (a do mensalão) um julgamento político, para golpear a democracia e reverter as conquistas que marcaram a gestão do presidente Lula", afirmaram.
A confecção da nota foi divulgada num momento em que o embate eleitoral entre PT e PSDB aumentou, principalmente em São Paulo. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou que o candidato do PSDB, José Serra, distanciou-se de Haddad, com quem estava tecnicamente empatado no segundo lugar, atrás de Celso Russomanno (PRB). O tucano oscilou positivamente um ponto e tem agora 21% das intenções de voto contra 15% do petista, que oscilou negativamente dois pontos.
Nas últimas semanas, a campanha de Serra usou inserções no rádio e na TV para ligar Haddad a réus no processo do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino. Em ato de campanha do tucano na terça-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pediu engajamento na "recuperação moral" do País, referindo-se ao processo no STF.
A estratégia dos tucanos suscitou cobranças entre petistas, para que houvesse uma reação por parte da campanha de Haddad, que deveria politizar mais o debate e apontar também questões éticas no campo adversário.
Assinaram a nota de ontem os presidentes do PT, Rui Falcão, do PSB, Eduardo Campos, do PMDB, Valdir Raupp, do PC do B, Renato Rabelo, do PDT, Carlos Lupi, e do PRB, Marcos Pereira. PRB, PMDB e PDT têm candidatos próprios em São Paulo: Russomanno, Gabriel Chalita e Paulinho, respectivamente.
O Estado apurou que o presidente do PT telefonou para os integrantes das demais siglas para pedir que assinassem o documento. Todos os partidos que subscreveram o texto têm cargos no governo federal. Na segunda-feira, a Executiva do PT convocou os militantes para "uma batalha do tamanho do Brasil" em defesa do PT e de Lula.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

JÚNIOR DO MOJÓ entenda o caso


Definidas equipes para as quartas de final do futebol nos JEMs


Das oito equipes que continuam na disputa pela medalha de ouro, apenas três são de São Luís.

Divulgação/ Secom Estadual
20/09/2012 16h43
Foto: Divulgação
A rodada desta quinta-feira (20) do futebol de campo masculino da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria Infanto (de 15 a 17 anos), definiu todas as equipes classificadas para as quartas de final do torneio, mesmo ainda tendo jogos válidos pela fase de grupos a serem realizados nesta sexta-feira (21). Das oito equipes que continuam na disputa pela medalha de ouro, apenas três são de São Luís. Os outros classificados são dois de Imperatriz, um de Pedreiras, um de São Domingos e um de São José de Ribamar.
No primeiro jogo da segunda rodada, o Colégio Dayse Galvão derrotou o Colégio José Ewerton por 2 a 0, chegou aos 3 pontos no Grupo D e eliminou os rivais dos JEMs. Pelo Grupo C, o Colégio Edison Lobão (Imperatriz) passou fácil pelo Colégio Imperial e também avançou para a próxima fase: 4 a 0.
Quem também venceu bem na rodada foram os meninos do Colégio Oscar Galvão (Pedreiras): 3 a 1 sobre o Colégio O Bom Pastor para garantir a vaga para as quartas de final. No último jogo do dia, o Colégio Estado da Guanabara (São José de Ribamar) venceu o Sesi: 1 a 0.
Com os resultados das duas primeiras rodadas já realizadas, além das equipes vitoriosas nesta quinta-feira, as outras quatro escolas classificadas para as quartas de final são as seguintes: IFMA Maracanã, Horácio Alves (São Domingos), Cintra e Paulo Freire (Imperatriz).
Nesta sexta-feira (21), será realizada a terceira e última rodada da fase de grupos do futebol de campo masculino. Os jogos definirão apenas a posição dos times classificados para a próxima fase dos JEMs, que já começa no sábado (22). As partidas decisivas ocorrem no Campo do Ipem, no bairro do Calhau, a partir das 8h.
Próximos jogos
Sexta-feira (21) / Campo do Ipem
8h - Edison Lobão (Imperatriz) x Cintra
9h - Dayse Galvão x Paulo Freire (Imperatriz)
10h - Estado da Guanabara (São José de Ribamar) x IFMA Maracanã
11h - Oscar Galvão (Pedreiras) x Horácio Alves (São Domingos)

Zezé di Camargo e Luciano, Rita Benneditto e Adelino Valente são atrações neste sábado


Para os shows, a Lagoa da Jansen recebeu uma megaestrutura de luz e som.

Divulgação/ Secom Estadual
20/09/2012 17h33
O romantismo da dupla Zezé di Camargo e Luciano, a sonoridade multicultural da maranhense Rita Benneditto, e a participação especial de Adelino Valente Trio e convidados, darão o tom à noite deste sábado (22) na programação dos Shows dos 400 Anos, em celebração ao quarto centenário de São Luís, a partir das 19h, na Lagoa da Jansen. O evento é apresentado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, com patrocínio da Nestlé e Credicard, Vale, Alumar, Ambev, OGX, MPX e Emap, e é realizado pelo São Luís Convention & Visitors Bureau, com apoio institucional do Governo do Estado.
Essa será a quinta noite de shows na Lagoa da Jansen, sempre com presença maciça do público, que já lotou o espaço de apresentações para ver Gilberto Gil (dia 1º), Orquestra Sinfônica Brasileira (dia 6), Roberto Carlos (dia 8) e Ivete Sangalo (dia 15). Depois desta noite, ainda subirão ao palco Alcione e Zeca Pagodinho, no dia 29.
Adelino Valente (arranjos, direção musical e piano), acompanhado pelo Trio formado por Antônio Paiva (contrabaixo), Arlindo Carvalho (percussão) e Fleming Bastos (bateria), será uma atração à parte, na noite deste sábado (22), abrindo a programação na Lagoa, a partir das 19h. Juntamente com convidados pra lá de especiais, como Luís Mochel, Roberto Rafa e Anna Cláudia, Adelino Valente e Trio farão um passeio pelo universo da música maranhense, ao estilo da bossa nova, jazz e blues.
No repertório, grandes composições de autores maranhenses, como “Nordeste seco”, “Patinho Feio”, “Cocada” e “Na cabecinha da Dora”, de Antônio Vieira; “Sol”, de Chico Saldanha; “Clara Paixão”, de Nonato Buzar; “Fuga e Antifuga”, de Sérgio Habibe; “Boqueirão”, de Giordano Mochel; e “Noturno”, de Marcelo Carvalho. Também no roteiro, a música “Bebê”, do mestre Hermeto Pascoal.
Rita Benneditto
Rita Benneditto (ex-Ribeiro) também se apresenta na noite. A cantora maranhense é um dos nomes festejados da MPB na atualidade. A mudança de nome é uma homenagem ao pai, Fausto Benedito, e à cidade natal, São Benedito do Rio Preto.
Entre os sucessos da carreira, “Jurema”, “Lenha”, “Cortei o dedo”, “Isso”, “O Biltre”, “Tem quem queira”, “Pensar em você”, “Pérolas aos Povos” e “Na Gira” e muitos outros. Um diferencial na carreira foi o CD “Tecnomacumba”, lançado em 2006 e que teve distribuição da Biscoito Fino.
A produção ganhou versão ao vivo em DVD e CD, que, em 2010, renderam o Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora na categoria Canção Popular. O trabalho, chamado de intervenção cultural, já foi visto por mais de 500 mil pessoas em todo Brasil e no exterior, inclusive na África.
Zezé di Camargo e Luciano
Com 21 anos de carreira e 21 CDs lançados, Zezé di Camargo e Luciano embalarão o público com grandes sucessos. No roteiro, canções antigas e do mais recente CD, a exemplo de “Sonhos de Amor”, “Criação Divina”, “Fechou o tempo”, “Eu tô na pista eu tô solteiro”, “Não tem Graça”, “Eu Assumo” e “Bola de Fogo”.
E a dupla, cuja trajetória de vida foi imortalizada no cinema (no filme “Dois filhos de Francisco”), tem história de sucesso na música brasileira. Entre os hits emplacados nas duas décadas de estrada, estão “É o amor”, “Vem Ficar Comigo”, “A Ferro e Fogo”, “Sem medo de ser feliz”, “No dia em que saí de casa”, “Como um Anjo”, “Faz Mais uma Vez Comigo”, “Pra Mudar a minha vida”, “Olha eu aí” e “Pra não pensar em você”.
Estrutura
Para os shows, a Lagoa da Jansen recebeu uma megaestrutura de luz e som. Telões de LED de alta definição também foram instalados em locais estratégicos para que todo o público possa acompanhar cada detalhe dos shows. A área de shows tem ampla logística de serviços. O palco principal é o mesmo que recebeu Paul McCartney no show de Recife, em abril deste ano.
Para garantir comodidade e segurança a artistas e público, uma grande estrutura foi instalada no local, como um posto fixo na sede administrativa da Lagoa, onde está funcionando delegacia de polícia para prestar serviços de achados e perdidos, além de bases de atendimentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Por todo o entorno da área total de 35 mil m2, da arena de show, policiais militares a pé e montados (cavalaria) garantem a segurança do público, que também conta com o apoio da Defesa Civil para orientar e ajudar idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade. Ainda como parte dessa logística, agentes da SMTT organizarão e disciplinarão o trânsito na área da Lagoa e a Blitz Urbana acompanhará o comércio informal instalado na praça de alimentação.
No local, está instalado um hospital de campanha, para o caso de necessidade de atendimento médico. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza, juntamente com o Corpo de Bombeiros, ambulâncias para atendimento de urgência e emergência. O trabalho na área também conta com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
QUADRO
Espaço e Infraestrutura
- Espaço tem área total de 35 mil m2 – próximo à Arena de Beach Soccer
- Público médio previsto é de 50 mil por noite (os shows de Roberto Carlos e de Ivete Sangalo reuniram mais de 100 mil pessoas)
- São dois palcos para apresentação
- São disponibilizados 240 banheiros químicos na área
- Foram montadas estratégias especiais nas áreas de Segurança (PM, Defesa Civil, Grupo Tático Aéreo, Corpo de Bombeiros, SMTT, Blitz Urbana) e Saúde (com ambulâncias e hospital de campanha)
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 22
19h - Adelino Valente Trio e convidados especiais
20h - Rita Benneditto
21h30 - Zezé de Camargo e Luciano
Sábado, 29
19h - Sindicato do Samba
Puxadores de samba Rose, Vovô, Gabriel, Ribão, Samir, Zé Pivô, Oberdan Oliveira. Direção musical: Gordo Elinaldo
20h30 - Alcione
22h - Zeca Pagodinho